Nome do Projeto
Estudos sobre Currículo e Etnomatemática
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/02/2019 - 16/01/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino
Resumo
O presente projeto, que envolve acadêmicos dos Cursos do Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, objetiva compreender diferentes manifestações culturais produzidas por comunidades de Pelotas e Região da Costa Doce, no que se relaciona aos saberes matemáticos; diferentes Etnomatemáticas e sua aproximação com a matemática escolar nas séries finais do EF. Busca, também, analisar como a matemática escolar vem sendo tratada no Ensino Médio, em contexto de interdisciplinaridade e, se e como as manifestações culturais das comunidades são recuperadas e valorizadas no trabalho educativo. Teremos como suporte teórico estudos do campo do Currículo, Etnomatemática e Interdisciplinaridade. Buscaremos junto aos documentos curriculares oficiais para Educação Básica e aos documentos escolares entender os processos de organização escolar e o trabalho pedagógico e propor outras possibilidades de trabalho que se aproximem às diferentes Etnomatemáticas dos grupos observados.

Objetivo Geral

• Analisar diferentes manifestações culturais desenvolvidas em comunidades de Pelotas e Região da Costa Doce, no sentido de entender o saber fazer matemática, as etnomatemáticas, o conhecimento produzido no contextos das artesanias e jogos locais;
• Observar aproximações entre a matemática escolar, conceitos trabalhados nas séries finais do Ensino Fundamental, e as diferentes etnomatemáticas, produzidas nas manifestações culturais destas comunidades;
• Analisar como a matemática escolar vem sendo tratada no Ensino Médio, em contexto de interdisciplinaridade e, se e como as manifestações culturais das comunidades são recuperadas e valorizadas no trabalho educativo.
• Socializar os estudos e resultados nas comunidades e escolas envolvidas, no sentido de que se pense novas possibilidades de Educação Matemática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CALIANDRA PIOVESAN401/01/201802/04/2018
GABRIELA DUTRA RODRIGUES CONRADO417/02/201716/02/2019
LETIANE OLIVEIRA DA FONSECA401/01/201816/02/2019

Página gerada em 20/07/2024 10:48:48 (consulta levou 0.064784s)