Nome do Projeto
Influência do retentor intraradicular no comportamento biomecânico de próteses parciais fixas metalo-cerâmicas e metal-free
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/03/2019 - 03/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Esse estudo irá avaliar a influência de diferentes retentores intraradiculares (nucleo metálico fundido e pino de fibra) cimentados em diferentes dentes pilares (caninos e segundo pré-molar) no comportamento biomecânico de próteses parcias fixas (PPF) metalo-cerâmicas e metal-free. Noventa e seis dentes bovinos (N=80) serão selecionados, limpos e tratados endodonticamente. Após essa etapa os dentes serão embutidos em resina acrílica e randomizados em oito grupos experimentais, de acordo com as variáveis citadas a cima. Após a execução dos diferentes retentores e das estratégias restauradoras os espécimes serão submetidos a ciclagem mecânica (3 milhões de ciclos), sendo avaliados a cada 500 mil ciclos quanto a possíveis falhas. Os espécimes que sobreviverem a ciclagem serão submetidos ao teste de carga pra fratura em máquina de ensaio unviersal a 1 mm/min. Modelos tri-dimensionais idênticos aos laboratoriais serão obtidos e analisados pela teste de elementos finitos. Os resultados de sobrevida serão submetidos ao teste de Kaplan-Meier (α=0.05) e os de carga para fratura ao teste Anova-três fatores seguido pelo teste de Tukey (α=0.05).

Objetivo Geral

Objetivo geral
- Avaliar o comportamento biomecânico de próteses parciais fixas metalo-cerâmicas e a base de di-silicato de lítio, variando o material do retentor intraradicular nos dentes pilares.
Objetivos específicos
- Avaliar a taxa de sobrevivência de próteses parciais fixas metalo-cerâmicas e a base de di-silicato de lítio, com diferentes retentores intraradiculares nos dentes pilares.
- Avaliar os valores de carga para fratura de próteses parciais fixas metalo-cerâmicas e a base de di-silicato de lítio, com diferentes retentores intraradiculares nos dentes pilares.
- Avaliar a distribuição de tensão, pelo método de elementos finitos, de próteses parciais fixas metalo-cerâmicas e a base de di-silicato de lítio, com diferentes retentores intraradiculares nos dentes pilares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCAS PRADEBON BRONDANI302/03/201902/02/2020
MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS102/03/201903/02/2020

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 18.000,00

Página gerada em 23/04/2024 15:10:36 (consulta levou 0.060143s)