Nome do Projeto
Poética da Canção: Processos Criativos da Canção Popular
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O projeto de pesquisa "Poética da Canção: Processos Criativos da Canção Popular" dedica-se ao desenvolvimento de praxis cancionais cujas criações artísticas em letra e música transcendam as divisões entre teoria e prática.
Metodologia
Com seu saber prático, o/a cancionista-pesquisador(a) atua de forma reflexiva em seu processo criativo, desenvolvendo metodologias de acesso aos dados ocorre de acordo com um "Esquema de Pesquisa Multidimensional/Multidimensional Research Scheme" (Maia, 2019, p. 52), desenvolvido por Leandro Maia em sua pesquisa de doutorado defendida na Bath Spa University/Reino Unido. Nesta abordagem metodológica ações de preparação, observação, entrevista, análise cancional, transcrição, colaboração artística e transcriação se entrelaçam para abarcar aspectos verbais e não-verbais dos mecanismos decisórios em canção popular, prestando a devida atenção a elementos subjetivos tais como "conhecimento tácito" (Polanyi, 1967), "intuição (Bastick, 1982), e "oralidade" (Ong, 1980). A análise da canção e a observação levam em consideração as relações entre voz, corpo e música, identificando 'dispositivos musicais do habitus cancional'/'Musical Dispositions' (Maia, 2019), com base no conceito de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu (1977, 1986, 1993).
A presente pesquisa dá continuidade ao doutorado realizado com três cancionistas brasileiros entre 2015-2018, aumentando o escopo de estudos, adicionando novos casos, novos procedimentos e perspectivas analítico-metodológicas. Ferramentas analíticas e metodológicas como Dossiê Genético, Diário de Campo, Composição Colaborativa e Sistematização são utilizadas na pesquisa.
Colaboradores discentes e da comunidade serão incorporados ao longo das atividades durante os semestres letivos.
Objetivo Geral
– Investigar os processos e procedimentos envolvidos no fazer criativo de cancionistas populares;
– Realizar revisão bibliográfica, sistematizando linhas de pesquisa e fazendo um levantamento dos estudos feitos até o presente momento;
– Desenvolver abordagens analítico-investigativas que complementem as especificidades do gênero “canção popular” e sirvam de subsídio para a atuação de educadores musicais;
- Traduzir a tese "Poetics of Song: Songwriting habitus in the creative process of Brazilian Music, também formatando e atualizando as informações em artigos acadêmicos;
- Participar de eventos científicos, incluindo o Congresso Nacional da ANPPOM 2019 em Pelotas;
- Promover publicações, incluindo a tese de mestrado "Quereres de Caetano, da canção à Canção";
- Participar de publicações coletivas, incluindo livros, coletâneas e albuns;
- Promover a interlocução com pesquisadores de outras instituições no Brasil e no exterior, contribuindo para uma rede de pesquisa em canção popular;
- Aprofundar o conceito de 'songwriting habitus' e no âmbito de uma sociologia da canção popuar;
- Desenvolver ferramentas analísticas e pedagógicas para o estudos da canção popular;
- Aprofundar procedimentos metodológicos ligados à composição de canção popular como pesquisa artística;
- Articular-se, no âmbito do ensino, com as disciplinas de "Canção Popular nos Séculos XX e XXI" e "Composição e Análise de Canção Popular" e, no âmbito da Extensão, com o projeto Núcleo de Música Popular e ações do Núcleo da Canção.
- Constituir colaboradores de investigação em instituições parceiras como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Bath Spa University/Reino Unido.
– Realizar revisão bibliográfica, sistematizando linhas de pesquisa e fazendo um levantamento dos estudos feitos até o presente momento;
– Desenvolver abordagens analítico-investigativas que complementem as especificidades do gênero “canção popular” e sirvam de subsídio para a atuação de educadores musicais;
- Traduzir a tese "Poetics of Song: Songwriting habitus in the creative process of Brazilian Music, também formatando e atualizando as informações em artigos acadêmicos;
- Participar de eventos científicos, incluindo o Congresso Nacional da ANPPOM 2019 em Pelotas;
- Promover publicações, incluindo a tese de mestrado "Quereres de Caetano, da canção à Canção";
- Participar de publicações coletivas, incluindo livros, coletâneas e albuns;
- Promover a interlocução com pesquisadores de outras instituições no Brasil e no exterior, contribuindo para uma rede de pesquisa em canção popular;
- Aprofundar o conceito de 'songwriting habitus' e no âmbito de uma sociologia da canção popuar;
- Desenvolver ferramentas analísticas e pedagógicas para o estudos da canção popular;
- Aprofundar procedimentos metodológicos ligados à composição de canção popular como pesquisa artística;
- Articular-se, no âmbito do ensino, com as disciplinas de "Canção Popular nos Séculos XX e XXI" e "Composição e Análise de Canção Popular" e, no âmbito da Extensão, com o projeto Núcleo de Música Popular e ações do Núcleo da Canção.
- Constituir colaboradores de investigação em instituições parceiras como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Bath Spa University/Reino Unido.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINSON DA SILVA ALANIZ | 20 | 01/08/2021 | 31/03/2022 |
BRENDA MAZZOLA LAZZAROTTO | 2 | 11/03/2019 | 31/12/2022 |
DANIEL ALVES DOS SANTOS | 2 | 11/03/2019 | 31/12/2022 |
GREG BOTELHO TEIXEIRA | 2 | 11/03/2019 | 31/12/2022 |
GUILHERME SPERB | 2 | 11/03/2019 | 31/12/2019 |
HELENA SPIASSI SILVA | 2 | 11/03/2019 | 31/12/2022 |
LORENA BETÂNIA OLIVEIRA FONTES | 20 | 01/04/2022 | 31/08/2022 |