Nome do Projeto
Padronização de técnicas de genotipagem de polimorfismos genéticos relacionados ao metabolismo e desempenho físico
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
31/05/2019 - 12/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Resumo
A associação da genética e a biologia do exercício é um campo que estuda como variações genéticas influenciam e modulam as adaptações geradas pela aplicação de treinamento físico em população saudável, enferma ou atletas de elite. Da mesma forma, a nutrigenética estuda como variações genéticas influenciam no efeito da dieta no organismo. Desta forma, a resposta individual orgânica ao treinamento físico e a dieta advém em grande parte do fator hereditário devido as informações acumuladas no código genético pelas gerações anteriores, ou seja, alterações na sequência desse código geram diferentes formatos de proteínas do organismo explicando parte das diferentes respostas aos estímulos físicos, metabólicos e a dieta. Atualmente já foram identificadas variáveis genéticas associadas ao desempenho físico e ao metabolismo energético e o fator genético começa a se tornar uma variável importante para prescrição do treinamento e das intervenções dietéticas individuais. Muitas das técnicas usadas para o diagnóstico genético destes polimorfismos são onerosas ou não tão confiáveis. Este trabalho buscará a criação de métodos simples e com baixo custo financeiro para genotipagem de polimorfismos genéticos importantes ao desempenho físico e ao metabolismo energético, o que poderá ser usado no desenvolvimento de kits diagnóstico para identificação de potencialidades físicas e metabólicas e utilizado em intervenções físicas e dietéticas individualizadas.

Objetivo Geral

Geral
Padronizar técnicas simples de genotipagem por PCR e RT-PCR para polimorfismos genéticos presentes em genes relacionados ao desempenho físico, nutrição e ao metabolismo energético.
Objetivos específicos
a) Buscar em literatura variantes genéticas ligadas ao desempenho físico
b) Buscar em literatura variantes genéticas ligadas ao metabolismo energético.
c) Padronizar técnicas simples e de baixo custo para genotipar variantes genéticas relacionadas ao desempenho físico.
d) Padronizar técnicas simples e de baixo custo para genotipar variantes genéticas relacionadas ao metabolismo energético e a dieta.
e) Criar e desenvolver kits poligênicos para diagnóstico de potencialidades hereditárias quanto ao desempenho físico e o metabolismo energético.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE KÜNZGEN SCHEER2001/09/202131/08/2022
DANILO GOMES RIBEIRO2031/05/201912/04/2023
NELSON LUIZ DE LIMA IAHNKE2031/05/201912/04/2023

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 1.000,00

Página gerada em 26/04/2024 19:57:49 (consulta levou 0.085719s)