Nome do Projeto
Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno: qualificação da oferta de leite humano
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/03/2018 - 01/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
O projeto visa o desenvolvimento de boas práticas de saúde e consequentemente uma oferta segura e com qualidade do leite humano coletado no Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aos recém nascidos internados na instituição. Além disso, espera-se com este projeto proporcionar ao acadêmico de nutrição uma oportunidade de aprendizado diferente do cotidiano universitário, e assim contribuir para melhorar a assistência às nutrizes da comunidade. Para tanto, pretende-se estabelecer um acordo de cooperação técnica entre o PCLH do HE da UFPel e o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a fim de garantir o processamento e o controle de qualidade do leite humano.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Realizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, sua estocagem e repasse do leite humano excedente para o BLH ao qual estará vinculado.
Objetivos específicos: Prestar assistência à nutriz na prática da ordenha manual; Coletar, armazenar e utilizar o leite humano ordenhado cru (LHOC) no prazo de 12 horas sob refrigeração; Encaminhar o LHOC congelado ao BLH até 15º dia após sua coleta; Estabelecer ações que permitam a rastreabilidade do LHOC.

Justificativa

Muitas são as vantagens da amamentação para a criança, a mãe, a família e a
sociedade. O leite materno é considerado o padrão ouro em alimentação para o recém-nascido e deve ser o alimento exclusivo até o sexto mês de vida e complementado com outros alimentos até os dois anos de idade, ou mais.
No caso dos recém-nascidos graves e prematuros hospitalizados que não podem ser amamentados, o leite materno deve ser proporcionado como primeira opção em nutrição. Para isso, a existência de um Posto de coleta de leite humano (PCLH) torna-se fundamental. Para exercício das atividades assistenciais nesta unidade, é fundamental que os profissionais estejam capacitados em relação ao manejo clínico da lactação e funcionamento do PCLH, visto que neste local existem peculiaridades e necessidade rigorosa de controle da qualidade do leite humano.

Metodologia

O Projeto será desenvolvido semanalmente com acadêmicos da graduação em nutrição, residentes em Atenção à saúde da criança, professores do departamento de nutrição e de enfermagem, contando ainda com a participação de profissionais da instituição, como auxiliares de enfermagem e nutricionista. As atividades serão desenvolvidas no Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Escola, através da assistência direta a nutriz.
Estabelecer um acordo de cooperação técnica e científica entre o PCLH do HE da UFPel e o BLH do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. da FURG, com o propósito de garantir suporte técnico para as atividades que serão desenvolvidas na unidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Contribuir no manejo clínico da lactação e na coleta segura do leite humano a fim de proporcionar leite humano de qualidade aos recém nascidos internados no HE. Desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Prestar assistência à gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática do aleitamento materno. Estabelecer cooperação técnica entre o PCLH do HE e o BLH da FURG para realizar pasteurização do leite humano excedente e garantir a qualidade do leite humano ofertado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
ANDRIELE MADRUGA PERES
BETÂNIA BOEIRA SCHEER
CARMEN ZENIRA DE MELO PELEGRINOTTI
CAROLINE VARGAS RIBEIRO
ELLEN CERQUEIRA TESTA LOPES
EUGENIA MARIA SCHEER
GRACE KELLY PESTANA DOS SANTOS
IZABEL CRISTINA MOLINA MEDEIROS
JÉSSICA CAROLLINA VON SCHUSTERSCHITZ SOARES SCHIATTI
LARISSA SANDER MAGALHÃES
LAURA MOREIRA GOULARTE
LETICIA GONCALVES DE MOURA DE SOUZA
MARIA AMALIA LUTZ SAAVEDRA1
MARIA VERONICA MARQUEZ COSTA
Marielly EWerling
NARA AMELIA NUNES GOMES
PATRICIA TUERLINCKX NOGUEZ
PRISCILA GOMES BARROS
SAMANTA WINCK MADRUGA1
SOUZERLI NEVES LIMA RATTMANN
TAILA KARINE PROBST

Página gerada em 19/03/2024 06:55:52 (consulta levou 0.194860s)