Nome do Projeto
Software QGIS: quick learning
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/10/2025 - 03/10/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O domínio da manipulação de algumas geotecnologias e softwares especializados passou a ser requisito para a atuação profissional em diversas áreas. É cada vez maior o reconhecimento da importância da informação geográfica e do uso das ferramentas de geoprocessamento e de processamento digital de imagens, tanto para a formação no ensino superior quanto para a atuação profissional. Através de minicurso ministrados em formato rápido e aplicado, este projeto visa difundir para a sociedade a aplicação de tecnologias da geoinformação, contribuir para o aperfeiçoamento dos discentes envolvidos acerca da manipulação do software QGIS, bem como favorecer o seu maior envolvimento nas disciplinas correlatas e sua inserção no mercado de trabalho.

Objetivo Geral

Estudar, preparar, divulgar e ministrar, para a sociedade de Pelotas e da UFPel, minicursos rápidos e aplicados de manipulação do software QGIS.

Justificativa

Difundir para a sociedade a aplicação de tecnologias da geoinformação, contribuir para o aperfeiçoamento dos discentes envolvidos no projeto acerca da manipulação do software QGIS, assim como favorecer o seu envolvimento nas disciplinas correlatas e sua inserção no mercado de trabalho.

Metodologia

Os discentes envolvidos no projeto irão compilar, estudar e organizar materiais que abordem as funcionalidades do software QGIS. Ainda, os discentes realizarão a divulgação dos minicursos e os ministrarão para a a sociedade de Pelotas e da UFPel. Os minicursos, em formato "quick learning", serão focados em atividades práticas e em estudos de caso que motivem a utilização do software.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto será avaliado pelos participantes, ao final de cada minicurso, por meio de formulário específico. Será avaliada a contribuição de cada minicurso para o incremento da capacitação na manipulação do software. Será avaliada também, para os alunos do Geoprocessamento matriculados em disciplinas correlatas, a contribuição do projeto em questão no processo de ensino-aprendizado das referidas disciplinas. Como meta, pretende-se envolver pelo menos 5 alunos no processo de organização e execução das ações do projeto e inscrever em torno de 10 participantes em cada minicurso presencial. Como resultado, espera-se que ocorra o incremento na capacitação profissionalizante participantes, bem como o aumento no desempenho acadêmico em disciplinas correlatas, dos discentes do Curso de Geoprocessamento envolvidos no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA ALSINA LUCAS
DANIELA ARNOLD TISOT6
GUSTAVO SILVEIRA DA COSTA
IRINEU DIAS CORRÊA JUNIOR
LUCAS GIANNASI CARMELO
ROGERIO COSTA CAMPOS

Página gerada em 07/10/2025 00:59:25 (consulta levou 0.127465s)