Nome do Projeto
LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA - LACEG
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/09/2025 - 29/09/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Laboratório de Cartografia e Educação Geográfica (LACEG) da UFPel consolida-se como um espaço de ensino, pesquisa e extensão que articula a universidade, a escola e instituições de planejamento. Vinculado ao Departamento de Geografia, tem como objetivos formar professores, bacharéis e pesquisadores, promover projetos em Cartografia e Educação Geográfica e estimular parcerias institucionais. Suas linhas de pesquisa abrangem desde práticas pedagógicas e cartografia escolar até (geo)tecnologias e mapas do cotidiano. O funcionamento é regulamentado por normas que garantem organização, ética, preservação dos recursos e integração entre os membros. Assim, o LACEG afirma-se como um polo de inovação acadêmica e científica, contribuindo para a produção de conhecimento e para a formação crítica de profissionais da Geografia.

Objetivo Geral

Consolidar o Laboratório de Cartografia e Educação Geográfica (LACEG) da UFPel como um espaço de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, integrando a universidade, a educação básica e instituições de planejamento, com vistas a desenvolver atividades nas linhas de pesquisa definidas, promover a formação inicial e continuada de professores, bacharéis e pesquisadores, e divulgar a produção técnica e científica em Cartografia, Ensino de Geografia e Educação Geográfica.

Justificativa

A ideia nasce da necessidade de articulação entre o ensino superior e a educação básica, uma vez que é na universidade, que se inicia a construção da identidade profissional, o que torna imprescindível a troca de experiência e a proximidade entre essas instâncias do saber. Acredita-se que é necessário valorizar os espaços voltados à formação do professor de Geografia, uma vez que é nesse período que o aluno de licenciatura experimenta na prática os conhecimentos adquiridos durante sua formação, bem como experiências de pesquisa e de extensão. Ainda, cabe destacar que os espaços formativos do profissional bacharel em Geografia também incluem-se como importantes instâncias para o aprendizado de técnicas e procedimentos que darão aporte à prática profissional, a incluir as temáticas da cartografia e do geoprocessamento. Sendo assim, o LACEG deve ser compreendido não apenas como um cumprimento de horas exigidas, mas sim como um espaço de reflexão em que estão envolvidos todos os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, a fim de aprofundar conhecimentos e práticas em prol do coletivo.

Metodologia

Este projeto de extensão visa articular o LACEG a Educação Básica por meio da formação de professores em uma perspectiva de Educação Geográfica, em escolas públicas, além de espaços não formais de ensino. A proposta é fortalecer a parceria entre a universidade, as escolas e a comunidade por meio de ações de capacitação, desenvolvimento de projetos de intervenção e uso de tecnologias e mapas do cotidiano no ambiente escolar e comunitário. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino, promover práticas pedagógicas inovadoras e atender às demandas específicas das instituições de ensino e da comunidade local.

As temáticas propiciarão o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que visam integrar os conceitos geográficos ao contexto escolar e comunitário. As ações serão estruturadas de forma a envolver os professores de Geografia, outros educadores e membros da comunidade no ensino e/ou problematização de conceitos fundamentais de Cartografia e Percepção Espacial, estimulando uma aprendizagem ativa e contextualizada.

O desenvolvimento de projetos colaborativos entre a universidade, as escolas e as comunidades permitirá que as soluções educacionais propostas sejam personalizadas e adaptadas às realidades específicas de cada local, promovendo uma aproximação prática e interativa entre teoria e prática.

Indicadores, Metas e Resultados

O desenvolvimento de projetos colaborativos entre a universidade, as escolas e as comunidades permitirá que as soluções educacionais propostas sejam personalizadas e adaptadas às realidades específicas de cada local, promovendo uma aproximação prática e interativa entre teoria e prática. Ao final, o projeto proporcionará uma avaliação contínua, com o objetivo de gerar reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas, contribuindo para a transformação do ensino de Geografia e a formação de professores mais preparados para lidar com os desafios e oportunidades do ensino no século XXI.

Assim, espera-se que o projeto não apenas fortaleça a formação dos professores, mas também contribua para a inclusão de novas práticas educativas, amplie o uso de tecnologias geoespaciais no currículo e promova a integração entre a universidade e as escolas, gerando uma rede de colaboração e aprendizado que beneficie diretamente a comunidade escolar e a sociedade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA LUIZE SPIRONELLO
ALICE FARIAS RODRIGUES
AMANDA GARCIA LIMA
FABRICIO CARDOSO AIRES
GISLAINE DE SOUZA TORTELLI
LARISSA MACHADO KARNOPP
LISIANE DE SOUSA LEMOS
MATHEUS CAMARGO LONGHI
Maurício Rizzatti11
PAULO ROBERTO MADRUGA BASTOS JUNIOR
REBECA JERÔNIMO NUNES DA SILVA
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO10
THAIS SANTOS GAUTERIO
VANESSA PEREIRA NUNES
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA
ZILDA MARA NUNES DE MELLO

Página gerada em 01/12/2025 23:07:02 (consulta levou 0.124866s)