Nome do Projeto
LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA - LACEG
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/09/2025 - 29/09/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Laboratório de Cartografia e Educação Geográfica (LACEG) da UFPel consolida-se como um espaço de ensino, pesquisa e extensão que articula a universidade, a escola e instituições de planejamento. Vinculado ao Departamento de Geografia, tem como objetivos formar professores, bacharéis e pesquisadores, promover projetos em Cartografia e Educação Geográfica e estimular parcerias institucionais. Suas linhas de pesquisa abrangem desde práticas pedagógicas e cartografia escolar até (geo)tecnologias e mapas do cotidiano. O funcionamento é regulamentado por normas que garantem organização, ética, preservação dos recursos e integração entre os membros. Assim, o LACEG afirma-se como um polo de inovação acadêmica e científica, contribuindo para a produção de conhecimento e para a formação crítica de profissionais da Geografia.
Objetivo Geral
Consolidar o Laboratório de Cartografia e Educação Geográfica (LACEG) da UFPel como um espaço de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, integrando a universidade, a educação básica e instituições de planejamento, com vistas a desenvolver atividades nas linhas de pesquisa definidas, promover a formação inicial e continuada de professores, bacharéis e pesquisadores, e divulgar a produção técnica e científica em Cartografia, Ensino de Geografia e Educação Geográfica.
Justificativa
A ideia nasce da necessidade de articulação entre o ensino superior e a educação básica, uma vez que é na universidade, que se inicia a construção da identidade profissional, o que torna imprescindível a troca de experiência e a proximidade entre essas instâncias do saber. Acredita-se que é necessário valorizar os espaços voltados à formação do professor de Geografia, uma vez que é nesse período que o aluno de licenciatura experimenta na prática os conhecimentos adquiridos durante sua formação, bem como experiências de pesquisa e de extensão. Ainda, cabe destacar que os espaços formativos do profissional bacharel em Geografia também incluem-se como importantes instâncias para o aprendizado de técnicas e procedimentos que darão aporte à prática profissional, a incluir as temáticas da cartografia e do geoprocessamento. Sendo assim, o LACEG deve ser compreendido não apenas como um cumprimento de horas exigidas, mas sim como um espaço de reflexão em que estão envolvidos todos os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, a fim de aprofundar conhecimentos e práticas em prol do coletivo.
Metodologia
Este projeto de extensão visa articular o LACEG a Educação Básica por meio da formação de professores em uma perspectiva de Educação Geográfica, em escolas públicas, além de espaços não formais de ensino. A proposta é fortalecer a parceria entre a universidade, as escolas e a comunidade por meio de ações de capacitação, desenvolvimento de projetos de intervenção e uso de tecnologias e mapas do cotidiano no ambiente escolar e comunitário. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino, promover práticas pedagógicas inovadoras e atender às demandas específicas das instituições de ensino e da comunidade local.
As temáticas propiciarão o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que visam integrar os conceitos geográficos ao contexto escolar e comunitário. As ações serão estruturadas de forma a envolver os professores de Geografia, outros educadores e membros da comunidade no ensino e/ou problematização de conceitos fundamentais de Cartografia e Percepção Espacial, estimulando uma aprendizagem ativa e contextualizada.
O desenvolvimento de projetos colaborativos entre a universidade, as escolas e as comunidades permitirá que as soluções educacionais propostas sejam personalizadas e adaptadas às realidades específicas de cada local, promovendo uma aproximação prática e interativa entre teoria e prática.
As temáticas propiciarão o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas que visam integrar os conceitos geográficos ao contexto escolar e comunitário. As ações serão estruturadas de forma a envolver os professores de Geografia, outros educadores e membros da comunidade no ensino e/ou problematização de conceitos fundamentais de Cartografia e Percepção Espacial, estimulando uma aprendizagem ativa e contextualizada.
O desenvolvimento de projetos colaborativos entre a universidade, as escolas e as comunidades permitirá que as soluções educacionais propostas sejam personalizadas e adaptadas às realidades específicas de cada local, promovendo uma aproximação prática e interativa entre teoria e prática.
Indicadores, Metas e Resultados
O desenvolvimento de projetos colaborativos entre a universidade, as escolas e as comunidades permitirá que as soluções educacionais propostas sejam personalizadas e adaptadas às realidades específicas de cada local, promovendo uma aproximação prática e interativa entre teoria e prática. Ao final, o projeto proporcionará uma avaliação contínua, com o objetivo de gerar reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas, contribuindo para a transformação do ensino de Geografia e a formação de professores mais preparados para lidar com os desafios e oportunidades do ensino no século XXI.
Assim, espera-se que o projeto não apenas fortaleça a formação dos professores, mas também contribua para a inclusão de novas práticas educativas, amplie o uso de tecnologias geoespaciais no currículo e promova a integração entre a universidade e as escolas, gerando uma rede de colaboração e aprendizado que beneficie diretamente a comunidade escolar e a sociedade em geral.
Assim, espera-se que o projeto não apenas fortaleça a formação dos professores, mas também contribua para a inclusão de novas práticas educativas, amplie o uso de tecnologias geoespaciais no currículo e promova a integração entre a universidade e as escolas, gerando uma rede de colaboração e aprendizado que beneficie diretamente a comunidade escolar e a sociedade em geral.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALEXANDRA LUIZE SPIRONELLO | |||
| AMANDA GARCIA LIMA | |||
| Maurício Rizzatti | 11 | ||
| ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 10 | ||
| VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA |