Nome do Projeto
Matemática em ação: aplicações e ferramentas computacionais para o ensino médio e superior
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/11/2025 - 02/11/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto visa aproximar estudantes do ensino médio e superior dos conceitos fundamentais da matemática, por meio da resolução de problemas aplicados e do uso de ferramentas computacionais. A iniciativa pretende apresentar a matemática como uma disciplina dinâmica e interdisciplinar, capaz de explicar fenômenos em áreas como ciências naturais, economia, engenharia e tecnologia. As atividades propostas incluem oficinas e minicursos voltados à resolução de problemas e à experimentação computacional, utilizando softwares livres e linguagens de programação de fácil acesso. Inicialmente, as oficinas serão oferecidas aos estudantes do Instituto Federal de Pelotas. Posteriormente, serão estendidas a outros institutos, e também direcionadas aos calouros dos cursos do Centro de Engenharias.
Objetivo Geral
Promover a aproximação dos estudantes do ensino médio e superior com a matemática por meio de aplicações práticas e do uso de ferramentas computacionais, de modo a estimular o interesse, a compreensão dos conceitos fundamentais e o desenvolvimento do pensamento crítico e investigativo.
Justificativa
A matemática é frequentemente percebida pelos estudantes como uma disciplina abstrata e distante de aplicações reais. Essa visão contribui para a desmotivação, dificuldade de aprendizagem e até mesmo para a evasão em cursos que demandam forte formação matemática. Ao mesmo tempo, o avanço tecnológico e a presença crescente de ferramentas computacionais no cotidiano evidenciam a importância de uma formação que integre teoria, aplicação e tecnologia. Nesse contexto, o projeto justifica-se pela necessidade de aproximar os conteúdos matemáticos do ensino médio e superior a situações reais e interdisciplinares, mostrando sua relevância em diferentes áreas do conhecimento, como ciências naturais, engenharia e tecnologia. Além disso, o uso de softwares livres e linguagens de programação acessíveis permite aos estudantes explorar conceitos de forma dinâmica e interativa, promovendo maior engajamento e compreensão.
Metodologia
A metodologia desse projeto é baseada em uma abordagem ativa e interdisciplinar, integrando conceitos matemáticos com ferramentas computacionais de fácil acesso. O desenvolvimento das atividades seguirá as seguintes etapas:
1. Seleção de conteúdos e ferramentas:
Definição dos tópicos matemáticos relevantes para o ensino médio e para o ensino superior. Escolha de softwares livres e linguagens de programação acessíveis.
2. Elaboração de materiais didáticos
Desenvolvimento dos roteiros das oficinas e minicursos.
3. Execução das atividades
Realização das oficinas aos estudantes de ensino médio e posteriormente aos estudantes dos cursos de graduação.
4. Acompanhamento e avaliação
Coleta de opinião dos participantes por meio de questionários e discussões em grupo.
Avaliação qualitativa do impacto das atividades na aprendizagem e no interesse pela matemática.
5. Redação e publicação dos materiais produzidos.
Divulgação dos resultados em relatórios de extensão, seminários, encontros acadêmicos e publicação em periódicos.
1. Seleção de conteúdos e ferramentas:
Definição dos tópicos matemáticos relevantes para o ensino médio e para o ensino superior. Escolha de softwares livres e linguagens de programação acessíveis.
2. Elaboração de materiais didáticos
Desenvolvimento dos roteiros das oficinas e minicursos.
3. Execução das atividades
Realização das oficinas aos estudantes de ensino médio e posteriormente aos estudantes dos cursos de graduação.
4. Acompanhamento e avaliação
Coleta de opinião dos participantes por meio de questionários e discussões em grupo.
Avaliação qualitativa do impacto das atividades na aprendizagem e no interesse pela matemática.
5. Redação e publicação dos materiais produzidos.
Divulgação dos resultados em relatórios de extensão, seminários, encontros acadêmicos e publicação em periódicos.
Indicadores, Metas e Resultados
A principal meta do projeto é aproximar a universidade da sociedade, promovendo uma maior interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. Além disso, o projeto atua na divulgação dos cursos de engenharia do CEng, uma vez que muitas das aplicações matemáticas exploradas estão diretamente relacionadas às áreas da engenharia. Dessa forma, os estudantes participantes poderão conhecer mais de perto as possibilidades acadêmicas e profissionais vinculadas ao CEng, despertando o interesse em seguir trajetórias de formação superior em áreas tecnológicas. Com essa abordagem, o projeto não apenas contribui para a melhoria da formação matemática em diferentes níveis de ensino, mas também fortalece o vínculo da universidade com a comunidade e incentiva a formação de futuros engenheiros e profissionais qualificados para a região e para o país.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| DANIELA DALLA CHIESA | 9 | ||
| EMANUEL STORI DE LARA | |||
| MARCO PAULSEN RODRIGUES | 1 | ||
| MARLINE ILHA DA SILVA | 9 |