Nome do Projeto
HiMAT - Histórias, memórias e arquivos do teatro brasileiro
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/10/2025 - 20/12/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto pretende desenvolver ações de pesquisa que terão como foco as histórias, memórias e arquivos do teatro brasileiro. Abarca, portanto, a organização e análise do registro de espetáculos, espaços de atuação, processos artísticos, sinopses, ficha técnica, modos de produção, trajetória de artistas, crítica e demais elementos que compõem o fazer teatral no Brasil. Está inserido no grupo de pesquisa do CNPq “Teatro: histórias e dramaturgias”, dentro da linha de pesquisa “Histórias, memórias e arquivos do teatro.”

Objetivo Geral

- Construir, organizar e analisar arquivos de história e memória do teatro brasileiro.

Justificativa

Para compreender qual teatro está sendo produzido no Brasil, é necessário compreender a sua história. Poucas são as pesquisas voltadas para a história, memória e arquivos do teatro brasileiro, em especial o produzido em cidades fora do eixo Rio/São Paulo. Olhar, registrar e analisar o teatro produzido no Brasil, incluindo o praticado em cidades periféricas, constituiu-se como uma importante ferramenta de preservação da memória da cultura do País. Ademais, entender os modos de produção, as propostas estéticas, os processos de criação e montagem, a formação de público, a dinâmica de funcionamento dos grupos, entre outros, são elementos relevantes para a gestação do fazer teatral do futuro.

Metodologia

O grupo será constituído por alunos do teatro e de outros cursos, interessados em trabalhar com pesquisa envolvendo história, memória e arquivos do teatro. Além disso, atores, atrizes, diretores e produtores de teatro da cidade serão convidados a participar como colaboradores, auxiliando o grupo de pesquisa a ter acesso a materiais e registros de suas produções, a fim de que seja possível realizar um mapeamento cronológico do que vem sendo produzido no campo teatral a partir de 2010 na cidade de Pelotas, conforme o previsto na primeira ação do projeto. A ideia é que novas ações sejam criadas, com outros recortes temporais e temáticos, envolvendo por ex. a trajetória de um grupo específico ou a análise histórica de algum espetáculo ou artista paradigmático. A consulta a periódicos, acervos, sites, programa de espetáculos, entrevistas com fazedores de teatro, entre outras, serão ferramentas importantes de pesquisa. Depois de organizados os materiais sobre a história e memória de determinado grupo, artista ou espaço, num recorte temporal específico, serão feitas análises de diferentes ordens, como estéticas, de produção, dramatúrgicas ou pedagógicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Poucas são as pesquisas voltadas para a história, memória e arquivos do teatro produzido no Brasil e em cidades periféricas. Espera-se, com a pesquisa, tornar visível a produção teatral contemporânea da cidade. Além disso, outros estudos, direcionados a grupos ou artistas pregressos, de outros espaços, tornarão possível o resgate e a visualização do teatro brasileiro e local produzido no passado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FLAVIO ANTONIO DORNELLES DA SILVA
FÁBIO MARQUES BELEM
HITAUA BENITEZ PUREZA
JOAO GABRIEL BESSA MARTINS
MARINA DE OLIVEIRA8

Página gerada em 18/11/2025 10:59:19 (consulta levou 0.108712s)