Nome do Projeto
Educação Alimentar e Nutricional na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/04/2018 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A promoção de práticas alimentares saudáveis representa uma estratégia de vital importância para o enfrentamento do cenário duplo de excessos e deficiências nutricionais. Nesse sentido a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) objetiva motivar a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. Neste sentido, este projeto contempla o preconizado pelo programa saúde na escola e programa nacional de alimentação escolar e, simultaneamente, promove o contato de estudantes de nutrição com atividades de EAN o que proporciona experiências enriquecedoras na sua formação.

Objetivo Geral

Promover a alimentação saudável por meio da abordagem de assuntos variados sobre alimentação relacionados com os conteúdos programáticos do currículo escolar.

Como objetivos específicos, cita-se a promoção para o público-alvo de um olhar mais amplo sobre alimentação e o despertar para o autocuidado e valorização da alimentação saudável. Para os acadêmicos, essas experiências servirão para fortalecer o eixo educador e de gestão em saúde pública inerentes da profissão de nutricionista.

Justificativa

O desenvolvimento das atividades propostas faz parte das demandas do programa saúde na escola e programa nacional de alimentação escolar. Além disso, o contato de estudantes de nutrição com atividades de EAN na escola proporcionar-lhes-ão experiência enriquecedora na sua formação.

Metodologia

As atividades serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Dores por estagiárias de Nutrição da UFPel supervisionadas por nutricionista. O público-alvo das atividades serão os alunos do 6º ano, pais ou responsáveis e os funcionários docentes e não docentes da escola. As atividades com os alunos serão desenvolvidas considerando como pré-requisito os conteúdos programáticos das disciplinas do 5º ano e utilizando como fonte materiais didático-científicos da área da nutrição. Alguns assuntos a serem desenvolvidos por disciplina, serão: Educação física:Exploração dos sentidos tato, olfato, paladar com alimentos diversos, Lanche saudável coletivo, Quiz da Nutrição; História: Preparações típicas de povos que deram origem ao Rio Grande do Sul, A alimentação na história
Hábitos alimentares de culturas variada; Geografia: Alimentos regionais brasileiros, Meios de produção de alimentos e o impacto para o ambiente; Matemática: Medidas caseiras, Informações nutricionais
Sódio nos alimentos, Porções de alimentos; Ciências: Grupos dos alimentos da pirâmide alimentar e do Guia alimentar, O caminho do alimento no corpo, Importância dos nutrientes e fontes alimentares; Português: A alimentação em poemas, músicas, artes e cinema; Religião: Comportamento alimentar; Artes: Produção de trabalhos relacionados aos assuntos trabalhados. Cada encontro seguirá um plano de aula a ser confeccionado pela nutricionista supervisora juntamente com as estagiárias de nutrição.
Para funcionários docentes e não-docentes as atividades terão um foco de capacitação para a formação de multiplicadores sendo utilizados dois encontros de igual conteúdo e em horários diferentes para possibilitar a participação de todos. Os pais ou responsáveis pelos alunos serão informados das atividades realizadas com estes, sendo disponibilizado um material informativo digital e/ou impresso sobre o assunto do encontro.




Indicadores, Metas e Resultados

Após todos os encontros, será realizado o “Quiz da Nutrição” como forma de avaliação coletiva. Nessa atividade as turmas serão divididas em grupos ou escolhidos representantes para que respondam perguntas sobre os assuntos tratados nos encontros. As respostas serão utilizadas para calcular um percentual de acertos por grupo para identificar o grupo vencedor. Além disso, será calculado um percentual geral para identificar o nível de aproveitamento das atividades desenvolvidas, sendo considerado bom aproveitamento se o percentual de acertos for igual ou superior a 60% e excelente se for igual ou superior a 80%.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA MARTINS UARTHE
CAROLINE SCHEER DIAS
FRANCIELE NUNES VITÓRIA
GABRIELA ROSA DA ROSA
JÚLIA SILVA GONÇALVES
JÚLIA SOMMER CANABARRO
KALINA ZALEWSKI KUCZYNSKI
KELVIN RUAN DA SILVA ANDRADE
LUANY OLIVEIRA MARQUES
MABEL NILSON ALVES4
MANOELA DE AZEVEDO BICHO
MANUELA FERREIRA VIANA
PEDRO LUIS LEMOS DA SILVA FILHO
SABRINA FEKSA FRASSON
SUELEN SANTOS DA COSTA
TAMIRES RIZZI
THIAGO SOUZA TELES DOS SANTOS
YANNE PEREIRA COLVARA

Página gerada em 26/04/2024 03:56:47 (consulta levou 0.139841s)