Nome do Projeto
Núcleo Integrado de Estudos da Paisagem (NIEP)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
31/10/2025 - 31/10/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Núcleo Integrado de Estudos da Paisagem (NIEP) é uma iniciativa acadêmica vinculada ao Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que tem por finalidade desenvolver atividades contínuas de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao estudo integrado da paisagem. O núcleo nasce com o propósito de articular conhecimentos, promover produção científica interdisciplinar e fortalecer abordagens que superem a fragmentação histórica entre a Geografia Humana e a Geografia Física.
A compreensão da paisagem exige o reconhecimento das múltiplas relações entre sociedade e natureza, materializadas no espaço geográfico ao longo do tempo. Nesse sentido, o NIEP propõe-se como um espaço de reflexão, produção e integração de saberes que consideram a paisagem tanto em suas dimensões naturais quanto sociais, culturais, econômicas e políticas. Sua área prioritária de atuação compreende o sul do Rio Grande do Sul, com ênfase nos estudos relacionados à região da Lagoa dos Patos, Planície Costeira, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, reconhecidas por sua diversidade paisagística e relevância socioespacial. O NIEP tem como compromisso contribuir para a produção científica crítica, a formação de recursos humanos qualificados e o atendimento de demandas sociais e territoriais da região, fortalecendo o papel público da universidade.
Objetivo Geral
Promover a integração teórica, metodológica e prática entre a Geografia Humana e a
Geografia Física por meio do estudo da paisagem, articulando ensino, pesquisa e extensão no
âmbito do Departamento de Geografia da UFPel, com ênfase na compreensão crítica das
dinâmicas socioambientais do sul do Rio Grande do Sul.
Geografia Física por meio do estudo da paisagem, articulando ensino, pesquisa e extensão no
âmbito do Departamento de Geografia da UFPel, com ênfase na compreensão crítica das
dinâmicas socioambientais do sul do Rio Grande do Sul.
Justificativa
A Geografia, enquanto ciência dedicada ao estudo do espaço geográfico, consolidou-se historicamente a partir de diferentes correntes teóricas e metodológicas. Essa divisão resultou, em muitos casos, em uma fragmentação entre a Geografia Física e a Geografia Humana, dificultando abordagens integradas capazes de compreender a complexidade das relações entre sociedade e natureza. No âmbito do Curso de Geografia da UFPel, essa fragmentação é observada, sendo incipientes os espaços institucionais de
integração teórica, metodológica e prática entre essas vertentes. A criação do Núcleo Integrado de Estudos da Paisagem (NIEP) justifica-se pela necessidade de superar essa fragmentação, promovendo uma abordagem geográfica que reconheça a paisagem enquanto categoria integradora do conhecimento geográfico. A paisagem, enquanto expressão visível e material das relações entre sociedade e natureza,
constitui objeto fundamental para compreensão de processos territoriais e ambientais
contemporâneos.
No contexto regional, o sul do Rio Grande do Sul constitui um espaço estratégico para
o desenvolvimento de estudos sobre a paisagem, dada sua diversidade geomorfológica,
ambiental e socioeconômica. A presença de áreas de planície costeira, serras cristalinas,
campos e áreas de transição ambiental, somada à ocupação humana, configura um território
de grande relevância para estudos integrados. O núcleo também atenderá às demandas
regionais relacionadas ao planejamento territorial, diagnóstico ambiental, educação geográfica
e desenvolvimento regional sustentável, contribuindo com órgãos públicos, escolas,
movimentos sociais e instituições de pesquisa.
Assim, o NIEP constitui-se como um espaço científico e formativo, voltado à
produção de conhecimento crítico e consolidação de práticas metodológicas integradoras no
campo da Geografia e áreas afins.
integração teórica, metodológica e prática entre essas vertentes. A criação do Núcleo Integrado de Estudos da Paisagem (NIEP) justifica-se pela necessidade de superar essa fragmentação, promovendo uma abordagem geográfica que reconheça a paisagem enquanto categoria integradora do conhecimento geográfico. A paisagem, enquanto expressão visível e material das relações entre sociedade e natureza,
constitui objeto fundamental para compreensão de processos territoriais e ambientais
contemporâneos.
No contexto regional, o sul do Rio Grande do Sul constitui um espaço estratégico para
o desenvolvimento de estudos sobre a paisagem, dada sua diversidade geomorfológica,
ambiental e socioeconômica. A presença de áreas de planície costeira, serras cristalinas,
campos e áreas de transição ambiental, somada à ocupação humana, configura um território
de grande relevância para estudos integrados. O núcleo também atenderá às demandas
regionais relacionadas ao planejamento territorial, diagnóstico ambiental, educação geográfica
e desenvolvimento regional sustentável, contribuindo com órgãos públicos, escolas,
movimentos sociais e instituições de pesquisa.
Assim, o NIEP constitui-se como um espaço científico e formativo, voltado à
produção de conhecimento crítico e consolidação de práticas metodológicas integradoras no
campo da Geografia e áreas afins.
Metodologia
As atividades do NIEP/UFPel serão organizadas a partir de quatro eixos de ação,
baseados em experiências consolidadas em núcleos congêneres, como o NEPA/UFSM.
5.1 Eixo Teórico
Compreende o aprofundamento conceitual e epistemológico, envolvendo estudos
bibliográficos e seminários.
Ações:
- Levantamento da literatura sobre paisagem, território e ambiente
- Organização de grupos de estudo permanentes
- Discussões teóricas
5.2 Eixo Metodológico-Tecnológico
Voltado à aplicação de técnicas e métodos de análise da paisagem, incluindo
geoprocessamento, sensoriamento remoto e cartografia temática, bem como metodologias
qualitativas de campo.
Ações:
- Promover capacitações sobre geotecnologia
- Desenvolver metodologias de análise e representação cartográfica
- Criar e manter bancos de dados geográficos
5.3 Eixo Empírico
Contempla as atividades práticas e de campo que visam à observação, análise e
interpretação direta das paisagens.
Ações:
- Realização de trabalhos de campo em diferentes unidades da paisagem regional
- Registro fotográfico e descritivo
- Elaboração de relatórios e diagnósticos integrados
5.4 Eixo Articulador (Ensino, Pesquisa e Extensão)
Assegura a integração das atividades acadêmicas, atuando como espaço de formação,
difusão e socialização do conhecimento.
Ações:
- Integração entre docentes, discentes e técnicos
- Organização de eventos científicos abertos à comunidade
- Promoção de projetos de extensão e educação ambiental
- Estabelecimento de parcerias institucionais
baseados em experiências consolidadas em núcleos congêneres, como o NEPA/UFSM.
5.1 Eixo Teórico
Compreende o aprofundamento conceitual e epistemológico, envolvendo estudos
bibliográficos e seminários.
Ações:
- Levantamento da literatura sobre paisagem, território e ambiente
- Organização de grupos de estudo permanentes
- Discussões teóricas
5.2 Eixo Metodológico-Tecnológico
Voltado à aplicação de técnicas e métodos de análise da paisagem, incluindo
geoprocessamento, sensoriamento remoto e cartografia temática, bem como metodologias
qualitativas de campo.
Ações:
- Promover capacitações sobre geotecnologia
- Desenvolver metodologias de análise e representação cartográfica
- Criar e manter bancos de dados geográficos
5.3 Eixo Empírico
Contempla as atividades práticas e de campo que visam à observação, análise e
interpretação direta das paisagens.
Ações:
- Realização de trabalhos de campo em diferentes unidades da paisagem regional
- Registro fotográfico e descritivo
- Elaboração de relatórios e diagnósticos integrados
5.4 Eixo Articulador (Ensino, Pesquisa e Extensão)
Assegura a integração das atividades acadêmicas, atuando como espaço de formação,
difusão e socialização do conhecimento.
Ações:
- Integração entre docentes, discentes e técnicos
- Organização de eventos científicos abertos à comunidade
- Promoção de projetos de extensão e educação ambiental
- Estabelecimento de parcerias institucionais
Indicadores, Metas e Resultados
O NIEP/UFPel configura-se como uma iniciativa essencial para superar a
fragmentação entre a Geografia Humana e a Geografia Física, utilizando a paisagem como
uma categoria de análise integradora. Ao articular ensino, pesquisa e extensão, contribuirá
para a produção de conhecimento científico crítico e para o atendimento de demandas sociais
e territoriais do sul do Rio Grande do Sul. O Núcleo busca subsidiar o planejamento territorial
e a gestão do espaço, valorizando e contribuindo para a preservação das diversas paisagens
gaúchas.
fragmentação entre a Geografia Humana e a Geografia Física, utilizando a paisagem como
uma categoria de análise integradora. Ao articular ensino, pesquisa e extensão, contribuirá
para a produção de conhecimento científico crítico e para o atendimento de demandas sociais
e territoriais do sul do Rio Grande do Sul. O Núcleo busca subsidiar o planejamento territorial
e a gestão do espaço, valorizando e contribuindo para a preservação das diversas paisagens
gaúchas.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| FELIPE BAHR DE OLIVEIRA | |||
| FELIPE LEINDECKER MONTEBLANCO | 4 | ||
| ROBERTO LUIZ DOS SANTOS ANTUNES | 2 |