Nome do Projeto
Galeria de arte A SALA: arte contemporânea para todos os públicos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Para o período desta gestão, com inicio em julho de 2017 e fim em julho de 2019, destacamos as potencialidades do espaço como um campo de forças a ser ativado entre arte, público e educação. Neste contexto, visamos proporcionar um repertório qualificado de exposições com diferentes abordagens conceituais e linguagens da arte contemporânea. Assim as ações buscarão explorar a diversidade da arte, colaborando para a formação de acadêmicos/artistas e público geral. Conjuntamente com as exposições serão desenvolvidas atividades tais como workshops, proposições artísticas, conversas e/ou mediações, no que toca o conceito da exposição estimulando a participação da comunidade acadêmica e geral. Vislumbramos realizar exposições que envolvam pesquisa poética, com perfil científico e artístico, ao apresentar a produção acadêmica do Centro de Artes e contemplar exposições de formandos, professores e grupos de pesquisa, assim como propostas que dialogam com a produção de outras universidades, proporcionando uma relação mais próxima com nossos pares, estendidas também aos cursos de pós- graduação. Conjuntamente com esse movimento, ou seja, além da exposição propomos uma mostra com os volumes apresentados nas bancas de TCCs, monografias e dissertações desenvolvidos pelos cursos do Centro de Artes, problematizando questões da pesquisa em arte, sua natureza e seu desenvolvimento.

Objetivo Geral

A fim de proporcionar um funcionamento digno, a altura da história da galeria, com horários mais sensíveis para visitação, montagem de exposição, divulgação, registros e projeto educativo faz-se necessário o trabalho de um grupo conciso e forte articulando todos os bastidores das mostras e permitindo um bom funcionamento, com estabilidade para a confiança do público geral. Verificamos a necessidade desse funcionamento numa construção com o processo de ensino, tanto os nossos estudantes, com a profissionalização, como os estudantes da rede pública que podem contar com visitação e projeto de mediação.

Justificativa

Justifica-se a iniciativa do projeto afim de realizar um planejamento de atividades da galaria ASALA, mantendo o espaço ativo, com visitação e programação para o público geral.
O planejamento das exposições e atividades estará ligado a alguns eixos de desenvolvimento de ações, atuando em projetos de curadoria em pareceria com outros professores do Centro de Artes, pesquisadores e artistas:
1.1. Artista convidado: os artistas convidados serão escolhidos no intuito de intercalar diferentes linguagens da arte contemporânea. Trata-se de uma ação que consistirá em compartilhar distintas reflexões poéticas no espaço expositivo. Destaca-se a importância desta ação para a construção de uma relação mais estreita entre artistas e acadêmicos colaborando para amadurecimento e expansão de repertório dos mesmos;
1.2. Artista/Professor/Pesquisador: será realizada exposição com a produção de professores do Centro de Artes ligados a pesquisa em arte;
1.3. Sala Aberta: dar continuidade ao projeto que propõe realizar uma exposição com trabalhos de alunos selecionados por uma banca examinadora composta por professores e profissionais da arte a partir de edital divulgado. O Sala Aberta estimula os acadêmicos a produção de trabalhos em paralelo às disciplinas, o amadurecimento das pesquisas pessoais e principalmente a organização profissional, como material de apresentação dos acadêmicos/artistas em concursos e editais;
1.4. Projetos de curadoria: convidar curadores/pesquisadores para formular propostas curatoriais envolvendo, desta forma, alunos para trabalhar em conjunto com curador afim de desenvolver aprendizados na área de curadoria e produção artística ( campo de atuação bastante procurado pelos acadêmicos do Centro de Artes);
1.5. Projeto Desmontagem: durante o intervalo das exposições, proporemos o uso da galeria para ações tais como : leituras, happenings, performances, ações ou intervenções de curta duração, devidamente registradas e acompanhadas de discussões. Este projeto objetiva distender o entendimento acerca do espaço expositivo, bem como aproximar a comunidade acadêmica e publico externo por meio de ações artísticas experimentais no ambiente da galeria.
1.6. Projeto Entre Universidades: fomentar a parceria entre universidades, com exposições itinerantes visando um intercâmbio da produção artística no âmbito acadêmico;
2. Ações educativas: oferecer cursos de formação de professores da rede de escolas, através encontros que discutam a arte contemporânea, o fazer artístico e a educação do sensível, desdobrando questões da estética e poética, por exemplo.
2.1. As ações de mediação artística desenvolvidas na galeria terão a continuidade da parceria do grupo Patafísica: mediadores do imaginário (Projeto de Extensão/CA/UFPel). O grupo também irá desenvolver e a realizar encontros de formação aos professores da rede de escolas e colaborar através de oficinas, falas, debates, etc.
2.2. As ações de formação e fomento de pesquisas artísticas serão mantidas para corroborar na efetivação do espaço para encontro de artistas e público. Deste modo entendemos que esse movimento contribuirá efetivamente para a formação de público e pensamento crítico na região de abrangência da UFPel.
3. Recursos: as ações da gestão serão organizadas e fomentadas pelos recursos do Centro de Artes e de parceiros, como patrocinadores e apoiadores de atividades culturais.
4. Equipe de trabalho e parcerias: A equipe envolvida no gerenciamento dos projetos será composta pelos dois coordenadores, bolsistas/acadêmicos, remunerados e voluntários, bem como colaboradores de diversas instâncias (acadêmicos, professores dos cursos de especialização e mestrado), conforme as necessidades das ações desencadeadas. Portanto, acredita-se na importância do envolvimento de diversos agentes na elaboração e execução das atividades tais como: produção, montagem, divulgação, curadoria, registros das atividades, entrevistas, atualização do blog e organização de material textual para publicação.
5. Da documentação e registro: Formular um material gráfico e digital com registros das exposições e possíveis ações educativas que podem ser desenvolvidas em sala de aula através da experiência com os trabalhos. Continuar armazenando registros das atividades e exposições num banco de dados digital produzindo uma documentação para fomento de possíveis pesquisas. Fomentar a criação de material gráfico (cartazes, postais e impressos) em parceria com disciplinas de gravura, desenho, pintura, etc.


Metodologia

Através de encontros quinzenais o grupo irá organizar as mostra, com montagem e desmontagem, manutenção do espaço expositivo, horários fixos para visitação, registros, divulgação e captação de voluntários. Planejando todas as ações para garantir um bom funcionamento deste espaço que recebe a comunidade geral e representa o espaço de arte contemporânea de Pelotas .

Indicadores, Metas e Resultados

Grupo conciso, produtivo, capaz de realizar o planejamento da gestão com mostras durante o ano inteiro, com horários de visitação fixo, divulgação regular das mostras, fortalecendo o funcionamento para o público geral, com programações educativas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA LOPES SILVA
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA14
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
KELLY WENDT4
LIÉGE BUDZIAREK ESLABÃO
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO
MARIA DAS GRAÇAS MOTA GULARTE
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO
RENAN OLIVEIRA DA SILVEIRA
RENAN SOARES
VICENTE FANTINI DE LIMA

Página gerada em 26/04/2024 05:59:07 (consulta levou 0.141851s)