Nome do Projeto
Galeria de arte A SALA: arte contemporânea para todos os públicos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Para o período desta gestão, com inicio em julho de 2017 e fim em julho de 2019, destacamos as potencialidades do espaço como um campo de forças a ser ativado entre arte, público e educação. Neste contexto, visamos proporcionar um repertório qualificado de exposições com diferentes abordagens conceituais e linguagens da arte contemporânea. Assim as ações buscarão explorar a diversidade da arte, colaborando para a formação de acadêmicos/artistas e público geral. Conjuntamente com as exposições serão desenvolvidas atividades tais como workshops, proposições artísticas, conversas e/ou mediações, no que toca o conceito da exposição estimulando a participação da comunidade acadêmica e geral.
Vislumbramos realizar exposições que envolvam pesquisa poética, com perfil científico e artístico, ao apresentar a produção acadêmica do Centro de Artes e contemplar exposições de formandos, professores e grupos de pesquisa, assim como propostas que dialogam com a produção de outras universidades, proporcionando uma relação mais próxima com nossos pares, estendidas também aos cursos de pós- graduação. Conjuntamente com esse movimento, ou seja, além da exposição propomos uma mostra com os volumes apresentados nas bancas de TCCs, monografias e dissertações desenvolvidos pelos cursos do Centro de Artes, problematizando questões da pesquisa em arte, sua natureza e seu desenvolvimento.
Objetivo Geral
A fim de proporcionar um funcionamento digno, a altura da história da galeria, com horários mais sensíveis para visitação, montagem de exposição, divulgação, registros e projeto educativo faz-se necessário o trabalho de um grupo conciso e forte articulando todos os bastidores das mostras e permitindo um bom funcionamento, com estabilidade para a confiança do público geral. Verificamos a necessidade desse funcionamento numa construção com o processo de ensino, tanto os nossos estudantes, com a profissionalização, como os estudantes da rede pública que podem contar com visitação e projeto de mediação.
Justificativa
Justifica-se a iniciativa do projeto afim de realizar um planejamento de atividades da galaria ASALA, mantendo o espaço ativo, com visitação e programação para o público geral.
O planejamento das exposições e atividades estará ligado a alguns eixos de desenvolvimento de ações, atuando em projetos de curadoria em pareceria com outros professores do Centro de Artes, pesquisadores e artistas:
1.1. Artista convidado: os artistas convidados serão escolhidos no intuito de intercalar diferentes linguagens da arte contemporânea. Trata-se de uma ação que consistirá em compartilhar distintas reflexões poéticas no espaço expositivo. Destaca-se a importância desta ação para a construção de uma relação mais estreita entre artistas e acadêmicos colaborando para amadurecimento e expansão de repertório dos mesmos;
1.2. Artista/Professor/Pesquisador: será realizada exposição com a produção de professores do Centro de Artes ligados a pesquisa em arte;
1.3. Sala Aberta: dar continuidade ao projeto que propõe realizar uma exposição com trabalhos de alunos selecionados por uma banca examinadora composta por professores e profissionais da arte a partir de edital divulgado. O Sala Aberta estimula os acadêmicos a produção de trabalhos em paralelo às disciplinas, o amadurecimento das pesquisas pessoais e principalmente a organização profissional, como material de apresentação dos acadêmicos/artistas em concursos e editais;
1.4. Projetos de curadoria: convidar curadores/pesquisadores para formular propostas curatoriais envolvendo, desta forma, alunos para trabalhar em conjunto com curador afim de desenvolver aprendizados na área de curadoria e produção artística ( campo de atuação bastante procurado pelos acadêmicos do Centro de Artes);
1.5. Projeto Desmontagem: durante o intervalo das exposições, proporemos o uso da galeria para ações tais como : leituras, happenings, performances, ações ou intervenções de curta duração, devidamente registradas e acompanhadas de discussões. Este projeto objetiva distender o entendimento acerca do espaço expositivo, bem como aproximar a comunidade acadêmica e publico externo por meio de ações artísticas experimentais no ambiente da galeria.
1.6. Projeto Entre Universidades: fomentar a parceria entre universidades, com exposições itinerantes visando um intercâmbio da produção artística no âmbito acadêmico;
2. Ações educativas: oferecer cursos de formação de professores da rede de escolas, através encontros que discutam a arte contemporânea, o fazer artístico e a educação do sensível, desdobrando questões da estética e poética, por exemplo.
2.1. As ações de mediação artística desenvolvidas na galeria terão a continuidade da parceria do grupo Patafísica: mediadores do imaginário (Projeto de Extensão/CA/UFPel). O grupo também irá desenvolver e a realizar encontros de formação aos professores da rede de escolas e colaborar através de oficinas, falas, debates, etc.
2.2. As ações de formação e fomento de pesquisas artísticas serão mantidas para corroborar na efetivação do espaço para encontro de artistas e público. Deste modo entendemos que esse movimento contribuirá efetivamente para a formação de público e pensamento crítico na região de abrangência da UFPel.
3. Recursos: as ações da gestão serão organizadas e fomentadas pelos recursos do Centro de Artes e de parceiros, como patrocinadores e apoiadores de atividades culturais.
4. Equipe de trabalho e parcerias: A equipe envolvida no gerenciamento dos projetos será composta pelos dois coordenadores, bolsistas/acadêmicos, remunerados e voluntários, bem como colaboradores de diversas instâncias (acadêmicos, professores dos cursos de especialização e mestrado), conforme as necessidades das ações desencadeadas. Portanto, acredita-se na importância do envolvimento de diversos agentes na elaboração e execução das atividades tais como: produção, montagem, divulgação, curadoria, registros das atividades, entrevistas, atualização do blog e organização de material textual para publicação.
5. Da documentação e registro: Formular um material gráfico e digital com registros das exposições e possíveis ações educativas que podem ser desenvolvidas em sala de aula através da experiência com os trabalhos. Continuar armazenando registros das atividades e exposições num banco de dados digital produzindo uma documentação para fomento de possíveis pesquisas. Fomentar a criação de material gráfico (cartazes, postais e impressos) em parceria com disciplinas de gravura, desenho, pintura, etc.
O planejamento das exposições e atividades estará ligado a alguns eixos de desenvolvimento de ações, atuando em projetos de curadoria em pareceria com outros professores do Centro de Artes, pesquisadores e artistas:
1.1. Artista convidado: os artistas convidados serão escolhidos no intuito de intercalar diferentes linguagens da arte contemporânea. Trata-se de uma ação que consistirá em compartilhar distintas reflexões poéticas no espaço expositivo. Destaca-se a importância desta ação para a construção de uma relação mais estreita entre artistas e acadêmicos colaborando para amadurecimento e expansão de repertório dos mesmos;
1.2. Artista/Professor/Pesquisador: será realizada exposição com a produção de professores do Centro de Artes ligados a pesquisa em arte;
1.3. Sala Aberta: dar continuidade ao projeto que propõe realizar uma exposição com trabalhos de alunos selecionados por uma banca examinadora composta por professores e profissionais da arte a partir de edital divulgado. O Sala Aberta estimula os acadêmicos a produção de trabalhos em paralelo às disciplinas, o amadurecimento das pesquisas pessoais e principalmente a organização profissional, como material de apresentação dos acadêmicos/artistas em concursos e editais;
1.4. Projetos de curadoria: convidar curadores/pesquisadores para formular propostas curatoriais envolvendo, desta forma, alunos para trabalhar em conjunto com curador afim de desenvolver aprendizados na área de curadoria e produção artística ( campo de atuação bastante procurado pelos acadêmicos do Centro de Artes);
1.5. Projeto Desmontagem: durante o intervalo das exposições, proporemos o uso da galeria para ações tais como : leituras, happenings, performances, ações ou intervenções de curta duração, devidamente registradas e acompanhadas de discussões. Este projeto objetiva distender o entendimento acerca do espaço expositivo, bem como aproximar a comunidade acadêmica e publico externo por meio de ações artísticas experimentais no ambiente da galeria.
1.6. Projeto Entre Universidades: fomentar a parceria entre universidades, com exposições itinerantes visando um intercâmbio da produção artística no âmbito acadêmico;
2. Ações educativas: oferecer cursos de formação de professores da rede de escolas, através encontros que discutam a arte contemporânea, o fazer artístico e a educação do sensível, desdobrando questões da estética e poética, por exemplo.
2.1. As ações de mediação artística desenvolvidas na galeria terão a continuidade da parceria do grupo Patafísica: mediadores do imaginário (Projeto de Extensão/CA/UFPel). O grupo também irá desenvolver e a realizar encontros de formação aos professores da rede de escolas e colaborar através de oficinas, falas, debates, etc.
2.2. As ações de formação e fomento de pesquisas artísticas serão mantidas para corroborar na efetivação do espaço para encontro de artistas e público. Deste modo entendemos que esse movimento contribuirá efetivamente para a formação de público e pensamento crítico na região de abrangência da UFPel.
3. Recursos: as ações da gestão serão organizadas e fomentadas pelos recursos do Centro de Artes e de parceiros, como patrocinadores e apoiadores de atividades culturais.
4. Equipe de trabalho e parcerias: A equipe envolvida no gerenciamento dos projetos será composta pelos dois coordenadores, bolsistas/acadêmicos, remunerados e voluntários, bem como colaboradores de diversas instâncias (acadêmicos, professores dos cursos de especialização e mestrado), conforme as necessidades das ações desencadeadas. Portanto, acredita-se na importância do envolvimento de diversos agentes na elaboração e execução das atividades tais como: produção, montagem, divulgação, curadoria, registros das atividades, entrevistas, atualização do blog e organização de material textual para publicação.
5. Da documentação e registro: Formular um material gráfico e digital com registros das exposições e possíveis ações educativas que podem ser desenvolvidas em sala de aula através da experiência com os trabalhos. Continuar armazenando registros das atividades e exposições num banco de dados digital produzindo uma documentação para fomento de possíveis pesquisas. Fomentar a criação de material gráfico (cartazes, postais e impressos) em parceria com disciplinas de gravura, desenho, pintura, etc.
Metodologia
Através de encontros quinzenais o grupo irá organizar as mostra, com montagem e desmontagem, manutenção do espaço expositivo, horários fixos para visitação, registros, divulgação e captação de voluntários. Planejando todas as ações para garantir um bom funcionamento deste espaço que recebe a comunidade geral e representa o espaço de arte contemporânea de Pelotas .
Indicadores, Metas e Resultados
Grupo conciso, produtivo, capaz de realizar o planejamento da gestão com mostras durante o ano inteiro, com horários de visitação fixo, divulgação regular das mostras, fortalecendo o funcionamento para o público geral, com programações educativas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA LOPES SILVA | |||
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | 14 | ||
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA | |||
KELLY WENDT | 4 | ||
LIÉGE BUDZIAREK ESLABÃO | |||
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO | |||
MARIA DAS GRAÇAS MOTA GULARTE | |||
RAFAELA BARBOSA RIBEIRO | |||
RENAN OLIVEIRA DA SILVEIRA | |||
RENAN SOARES | |||
VICENTE FANTINI DE LIMA |