Nome do Projeto
Brinquedoteca da FAE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/05/2018 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto viabilizará a organização, implementação, abertura e manutenção da brinquedoteca da FAE, tendo como principais ações: classificação e organização dos brinquedos; grupos de estudo sobre o brinquedo e o brincar; preparação de estudantes para atuarem como monitores na brinquedoteca; divulgação da brinquedoteca; organização de horários para receber crianças da comunidade local; manutenção, limpeza e organização permanente dos materiais e brinquedos. O local da brinquedoteca é a sala 104 do Instituto de Ciências Humanas.

Objetivo Geral

Implementar a Brinquedoteca da FAE, oferecendo um espaço para o brincar espontâneo e dirigido das crianças da comunidade local, através da organização de uma sala com brinquedos e espaços lúdico-temáticos como contação de histórias, canto da fantasia, canto da leitura, entre outros.

Justificativa

Brincar é um direito e uma necessidade vital de saúde e bem estar da criança. Esse direito está garantido em documentos internacionais, como os Direitos Universais da Criança (1959), bem como no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Através do brinquedo e do brincar, a criança experiencia a socialização, expressa emoções, organiza seu mundo, insere-se na e participa da construção cultural do meio em que vive, amplia horizontes, desenvolve sua capacidade intelectual.
A valorização e consequente implementação de brinquedotecas em universidades vem crescendo, tornando-se elas espaço de ensino, extensão e pesquisa do brinquedo e do brincar.
A FAE tem uma tradição de oferecer espaços e momentos para a experiência do brincar, como “Brincando na rua”; “Festa de Bonecas”; “Oficinas Lúdicas”, entre outros.
A brinquedoteca é uma instituição interdisciplinar que pode promover o estudo e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento: pedagogia, artes (visuais, dança, teatro e música), Educação Física.

Metodologia

O projeto consiste em concluir a organização e a catalogação dos brinquedos já existentes na brinquedoteca, que está sendo instalada na sala 104 do Instituto de Ciências Humanas. Junto a essa ação está a de organizar os diferentes espaços previstos na planta do projeto. Ainda integrando esse primeiro passo, está a criação de um arquivo/catálogo para controle do material e dos brinquedos.
Paralelo a isso, serão realizadas reuniões e formações para estudantes e professores envolvidos no projeto com o intuito de prepará-los para a tarefa de monitores brincantes da brinquedoteca, estando aptos a receber as crianças que usufruírem do espaço.
Encaminhadas estas etapas organizaremos ações de divulgação da abertura da brinquedoteca, priorizando crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais das escolas da rede pública municipal e estadual de Pelotas.
Cumpridas todas essas etapas, a brinquedoteca será aberta para o público interessado, sendo também um espaço de ensino e pesquisa como já mencionado.
Durante o funcionamento da brinquedoteca, haverá ações permanentes de limpeza, assepsia, manutenção, controle e organização dos brinquedos e do espaço da brinquedoteca.

Indicadores, Metas e Resultados

Materiais e brinquedos organizados e catalogados; diferentes espaços onde as crianças possam brincar, cantar, ler, fantasiar, expressar-se e divertir-se; divulgação da brinquedoteca; estudantes formados e preparados para atuar como monitores brincantes; abertura e oferta de horários para as crianças brincarem; ampliação do número de brinquedos disponíveis; estudos permanentes sobre a importância do brincar e da brinquedoteca;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA KLITZKE RADTKE
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS
ANA CAROLINA ANDRADE BORGES DA SILVA GONÇALVES
ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM
ANDRESSA SILVEIRA LUZ
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA
BEATRIZ MATTHIS FISCHER
CAROLINA DA MOTTA TAVARES
CINTIA HUCKEMBECK DOS SANTOS
CRISTIANE DA LUZ KASTER
DEBORA MONTEIRO DA SILVA
EDSON PONICK8
ELIZANDRA BEILFUSS HAUDT
ESTEFÂNIA ALVES KONRAD
ESTER COSTA RIBEIRO
FERNANDA SOUZA RIBEIRO
GICELE DUTRA DE FREITAS
GIULIANE NASCENTE FARIA
HELENA CASTRO SCHNEIDER
IOLANDA RAMALHO MAZZOCCHI
JESSICA CRUZ FLORES
JESSICA DOS SANTOS FROIS
LARISSA SOARES PRIEBE
LIZANDRA OLIVEIRA DUARTE
LUENEN MAIA SCHMIDT
LURIELEN LETTNIN DA CUNHA
Laura Sacco dos Anjos Torres
MAICON MADRUGA DA ROSA
MARIA DE FATIMA DUARTE MARTINS14
MARIANA GONÇALVES PAZ
MARINÊS KARINI LEITZKE
Mariana Larrossa Costa
Mariana Larrossa Costa
PAMELA OLIVEIRA DA ROSA
ROGERIO COSTA WURDIG6
TAMARA INSAURIAGA BUENO
TAMARA INSAURIAGA BUENO
lucas da silva soares de paula

Página gerada em 25/04/2024 18:47:22 (consulta levou 0.180434s)