Nome do Projeto
Brinquedoteca da FAE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/05/2018 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto viabilizará a organização, implementação, abertura e manutenção da brinquedoteca da FAE, tendo como principais ações: classificação e organização dos brinquedos; grupos de estudo sobre o brinquedo e o brincar; preparação de estudantes para atuarem como monitores na brinquedoteca; divulgação da brinquedoteca; organização de horários para receber crianças da comunidade local; manutenção, limpeza e organização permanente dos materiais e brinquedos. O local da brinquedoteca é a sala 104 do Instituto de Ciências Humanas.
Objetivo Geral
Implementar a Brinquedoteca da FAE, oferecendo um espaço para o brincar espontâneo e dirigido das crianças da comunidade local, através da organização de uma sala com brinquedos e espaços lúdico-temáticos como contação de histórias, canto da fantasia, canto da leitura, entre outros.
Justificativa
Brincar é um direito e uma necessidade vital de saúde e bem estar da criança. Esse direito está garantido em documentos internacionais, como os Direitos Universais da Criança (1959), bem como no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Através do brinquedo e do brincar, a criança experiencia a socialização, expressa emoções, organiza seu mundo, insere-se na e participa da construção cultural do meio em que vive, amplia horizontes, desenvolve sua capacidade intelectual.
A valorização e consequente implementação de brinquedotecas em universidades vem crescendo, tornando-se elas espaço de ensino, extensão e pesquisa do brinquedo e do brincar.
A FAE tem uma tradição de oferecer espaços e momentos para a experiência do brincar, como “Brincando na rua”; “Festa de Bonecas”; “Oficinas Lúdicas”, entre outros.
A brinquedoteca é uma instituição interdisciplinar que pode promover o estudo e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento: pedagogia, artes (visuais, dança, teatro e música), Educação Física.
Através do brinquedo e do brincar, a criança experiencia a socialização, expressa emoções, organiza seu mundo, insere-se na e participa da construção cultural do meio em que vive, amplia horizontes, desenvolve sua capacidade intelectual.
A valorização e consequente implementação de brinquedotecas em universidades vem crescendo, tornando-se elas espaço de ensino, extensão e pesquisa do brinquedo e do brincar.
A FAE tem uma tradição de oferecer espaços e momentos para a experiência do brincar, como “Brincando na rua”; “Festa de Bonecas”; “Oficinas Lúdicas”, entre outros.
A brinquedoteca é uma instituição interdisciplinar que pode promover o estudo e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento: pedagogia, artes (visuais, dança, teatro e música), Educação Física.
Metodologia
O projeto consiste em concluir a organização e a catalogação dos brinquedos já existentes na brinquedoteca, que está sendo instalada na sala 104 do Instituto de Ciências Humanas. Junto a essa ação está a de organizar os diferentes espaços previstos na planta do projeto. Ainda integrando esse primeiro passo, está a criação de um arquivo/catálogo para controle do material e dos brinquedos.
Paralelo a isso, serão realizadas reuniões e formações para estudantes e professores envolvidos no projeto com o intuito de prepará-los para a tarefa de monitores brincantes da brinquedoteca, estando aptos a receber as crianças que usufruírem do espaço.
Encaminhadas estas etapas organizaremos ações de divulgação da abertura da brinquedoteca, priorizando crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais das escolas da rede pública municipal e estadual de Pelotas.
Cumpridas todas essas etapas, a brinquedoteca será aberta para o público interessado, sendo também um espaço de ensino e pesquisa como já mencionado.
Durante o funcionamento da brinquedoteca, haverá ações permanentes de limpeza, assepsia, manutenção, controle e organização dos brinquedos e do espaço da brinquedoteca.
Paralelo a isso, serão realizadas reuniões e formações para estudantes e professores envolvidos no projeto com o intuito de prepará-los para a tarefa de monitores brincantes da brinquedoteca, estando aptos a receber as crianças que usufruírem do espaço.
Encaminhadas estas etapas organizaremos ações de divulgação da abertura da brinquedoteca, priorizando crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais das escolas da rede pública municipal e estadual de Pelotas.
Cumpridas todas essas etapas, a brinquedoteca será aberta para o público interessado, sendo também um espaço de ensino e pesquisa como já mencionado.
Durante o funcionamento da brinquedoteca, haverá ações permanentes de limpeza, assepsia, manutenção, controle e organização dos brinquedos e do espaço da brinquedoteca.
Indicadores, Metas e Resultados
Materiais e brinquedos organizados e catalogados; diferentes espaços onde as crianças possam brincar, cantar, ler, fantasiar, expressar-se e divertir-se; divulgação da brinquedoteca; estudantes formados e preparados para atuar como monitores brincantes; abertura e oferta de horários para as crianças brincarem; ampliação do número de brinquedos disponíveis; estudos permanentes sobre a importância do brincar e da brinquedoteca;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA KLITZKE RADTKE | |||
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS | |||
ANA CAROLINA ANDRADE BORGES DA SILVA GONÇALVES | |||
ANA FRANCINE MONTENEGRO EDOM | |||
ANDRESSA SILVEIRA LUZ | |||
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA | |||
BEATRIZ MATTHIS FISCHER | |||
CAROLINA DA MOTTA TAVARES | |||
CINTIA HUCKEMBECK DOS SANTOS | |||
CRISTIANE DA LUZ KASTER | |||
DEBORA MONTEIRO DA SILVA | |||
EDSON PONICK | 8 | ||
ELIZANDRA BEILFUSS HAUDT | |||
ESTEFÂNIA ALVES KONRAD | |||
ESTER COSTA RIBEIRO | |||
FERNANDA SOUZA RIBEIRO | |||
GICELE DUTRA DE FREITAS | |||
GIULIANE NASCENTE FARIA | |||
HELENA CASTRO SCHNEIDER | |||
IOLANDA RAMALHO MAZZOCCHI | |||
JESSICA CRUZ FLORES | |||
JESSICA DOS SANTOS FROIS | |||
LARISSA SOARES PRIEBE | |||
LIZANDRA OLIVEIRA DUARTE | |||
LUENEN MAIA SCHMIDT | |||
LURIELEN LETTNIN DA CUNHA | |||
Laura Sacco dos Anjos Torres | |||
MAILA MADRUGA DA ROSA | |||
MARIA DE FATIMA DUARTE MARTINS | 14 | ||
MARIANA GONÇALVES PAZ | |||
MARINÊS KARINI LEITZKE | |||
Mariana Larrossa Costa | |||
Mariana Larrossa Costa | |||
PAMELA OLIVEIRA DA ROSA | |||
ROGERIO COSTA WURDIG | 6 | ||
TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
TAMARA INSAURIAGA BUENO | |||
lucas da silva soares de paula |