Nome do Projeto
Dermatovet: Serviço em dermatologia veterinária, na área de abrangência da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/04/2018 - 19/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
O Grupo "Dermatovet, Serviço em dermatologia veterinária, na área de abrangência da UFPel", visa atender em rotina pré-estabelecida, casos de dermatologia veterinária, para a comunidade que utiliza os serviços do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel, realizando assim um trabalho diferenciado com um grupo de estudos e pesquisa na área. O grupo contará com a presença de professores, e acadêmicos da graduação e pós-graduação.

Objetivo Geral

Realizar atendimento especializado na área de Dermatologia Veterinária, prestando um serviço de qualidade, visando atender as necessidades da comunidade que utilizam os serviços médicos veterinários na área de abrangência do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel.

Justificativa

As lesões cutâneas, primárias ou secundárias à outras enfermidades, fazem parte da maior casuística na Clínica de Pequenos Animais, tanto em clínicas veterinárias particulares, quanto nos Hospitais Veterinários públicos e privados. As inovações nos métodos auxiliares de diagnósticos, assim como o aumento no número de tutores preocupados com a saúde e bem-estar dos seus pets, fazem com quem a necessidade de especialidades na área Médica Veterinária seja cada vez mais procurada. Sendo assim, sendo o Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel o único Hospital Veterinário da Região Sul do RS, e referência nos atendimentos de qualidade, é imprescindível a criação de cada vez mais setores para atendimentos especializados dos animais de companhia ou de produção.

Metodologia

Serão atendidos no Hospital de Clinicas Veterinarias da UFPel, no Campus Capao do Leao, em horário pre-agendado, todos tutores que procurarem o serviço para seus pacientes. Os atendimentos serão realizados sempre pelo professor Coordenador do projeto, ou na sua ausência, pelos professores colaboradores, em conjunto com o grupo de alunos de graduação e pós graduação. Para cada atendimento espera-se que, em forma de revezamento, os acadêmicos conduzam a consulta clinica, com o apoio dos demais colegas e professores. Toda conduta de atendimento, solicitação de exames clínicos, e prescrição de medicação, será feita em discussão com o grupo. Os retornos serão agendados, podendo assim os acadêmicos acompanharem o desfecho de cada atendimento realizado. Os alunos também participarão do encaminhamento das amostras de exames coletadas, e seu processamento nos diversos setores da Faculdade de Veterinaria, a fim de obterem uma formação completa em seu aprendizado.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os atendimentos realizados sejam de satisfação da comunidade atendida, com altos resultados nos diagnosticos definitivos das doenças, bem como no uso de terapias eficientes para resolução dos problemas.
Espera-se ainda que os acadêmicos envolvidos, dessa forma, tenham uma formação diferenciada, agregando conhecimento à sua formação, e se especializando nesta área, tendo maior segurança e conhecimento nas diferentes afecções.
O acompanhamento dos casos clinicos sera feito diretamente pela equipe, em contato estreito com os tutores.
Os resultados no aprendizado dos acadêmicos poderão ser avaliados no final do projeto, atraves das discussoes dos casos clinicos acompanhados, do conhecimento agregado, e da produção de material de estudo como palestra e seminarios para o grupo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE AZEVEDO VAN GROL
ANA RAQUEL MANO MEINERZ14
ANTONIO GONÇALVES DE ANDRADE JÚNIOR
ANTONIO GONÇALVES DE ANDRADE JÚNIOR
ARTHUR DE LIMA ESPINOSA
CAROLINE CASTAGNARA ALVES
CAROLINE CASTAGNARA ALVES
CAROLINE XAVIER GRALA
CAROLINE XAVIER GRALA
CRISTIANO SILVA DA ROSA36
DANIELE WEBER FERNANDES
DANIELE WEBER FERNANDES
DENISE MALINSKI FIORESI
DENISE MALINSKI FIORESI
EDGAR CLEITON DA SILVA
EDGAR CLEITON DA SILVA
EDUARDA CANOSA ADEGAS
ELIEZER MONTEIRO DA COSTA
ELIEZER MONTEIRO DA COSTA
ELIZA SIMONE VIEGAS SALLIS12
ERICA PANTOJO PEREIRA
HELENA PIÚMA GONÇALVES
JANAINA LEAL BARBOSA
JOSIANE BONEL12
JOSÉ RAPHAEL BATISTA XAVIER
JOÃO PEDRO DE SOUZA AMARAL
LARISSA DAMIANE BERNARDES GAY
LEONARDO DE MELLO FARIAS
LEONARDO DE MELLO FARIAS
LUCIANA AQUINI FERNANDES GIL4
LUIS EDUARDO BARCELLOS KRAUSE4
LUIZ FERNANDO JANTZEN GASPAR2
MARCO ANTÔNIO DO AMARAL VIDAL
MARGARIDA BUSS RAFFI12
MARIA LUIZA HÜBNER ETGES
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI16
MARLETE BRUM CLEFF12
MARTIELO IVAN GEHRCKE4
MATHEUS DE AZEVEDO SOARES
MAURÍCIO ANDRADE BILHALVA
MYLENA DORNELLES HERMES
RAQUELI TERESINHA FRANCA14
RENATA OSORIO DE FARIA12
RUAN JORDAN CASTELLI PAIM
SILVIA REGINA LEAL LADEIRA12
WELITON WILHAN DE QUADROS
WELITON WILHAN DE QUADROS

Página gerada em 26/04/2024 06:29:22 (consulta levou 0.274906s)