Nome do Projeto
O futuro começa na infância: atenção precoce multiprofissional para promoção do desenvolvimento infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/02/2026 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Durante a primeira infância, o cérebro da criança estabelece aproximadamente um milhão de sinapses por segundo. Ao final desse período, em torno dos seis anos de idade, cerca de 90% das conexões neurais já estarão formadas, processo intensamente influenciado pelos estímulos recebidos e pelas relações de vínculo. O desenvolvimento da saúde física e emocional, assim como das habilidades sociais e das capacidades cognitivas e linguísticas, configura-se como um requisito essencial para o êxito futuro no contexto escolar, profissional e na convivência em sociedade (Venâncio, 2020). Assim, esta proposta de projeto de extensão alinhada ao Programa de Atenção Precoce na Infância (PROAPI), tem como objetivo geral realizar ações multiprofissionais e interdisciplinares de promoção à saúde e atenção precoce ao desenvolvimento infantil. As atividades serão desenvolvidas por docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. As ações ocorrerão em Escolas de Educação Infantil e Unidades Básicas de Saúde do município de Pelotas. O público-alvo compreende crianças de 0 a 6 anos, suas famílias, bem como profissionais das áreas da educação e da saúde.

Objetivo Geral

Realizar ações multiprofissionais e interdisciplinares de promoção à saúde e atenção precoce ao desenvolvimento infantil.

Justificativa

Em 2022, dados apresentados pelo Projeto PIPAS, do Ministério da Saúde, apontam que em torno de 12% das crianças brasileiras até os 5 anos apresentam suspeita de atraso no desenvolvimento. Este dado é um indicador importante para planejamento de ações de atenção precoce na Infância. Além disso, através do PROAPI identificou-se a fragilidade de conhecimento prático e teórico, a respeito do desenvolvimento infantil e de ações de atenção precoce, dos profissionais de educação, saúde e familiares de crianças

Metodologia

As ações serão realizadas em Escolas de Educação Infantil, através de: Palestras, roda de conversa, atividades lúdicas, construção de materiais, avaliação das crianças, atividades praticas de atenção precoce, estudos de casos clínicos, reuniões com escolas, famílias e UBS. A periodicidade das ações inicialmente será determinada pelas necessidades das escolas e UBSs. As ações serão multiprofissionais, envolvendo principalmente discentes dos cursos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

1.1 Realizar atividades de promoção á saúde, de avaliação e de compreensão da temática
1.2 Atingir 100% dos profissionais de educação, das famílias e dos profissionais de saúde
2. Atraso no desenvolvimento infantil
2.1 Fornecer estratégias, promover e apoiar aos educadores e profissionais de saúde a identificação de crianças com atraso no desenvolvimento infantil.
2.2 Atingir 100% dos profissionais
3. Atividades multiprofissionais e interdisciplinares
3.1 Construir e realizar ações com pelos duas áreas profissionais envolvidas por atividade.
3.2 Atingir 100% das ações propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DEISI CARDOSO SOARES6
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS BOHM2
JULIA MAIA FERREIRA
KAILA SAMPAIO FERREIRA
LUISA NUNES DIAS
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVA4
NUBIA BROETTO CUNHA2
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ1
ROSIANE FILIPIN RANGEL2
SUELEN BARTZ NEITZEL

Página gerada em 27/02/2026 10:13:14 (consulta levou 0.185866s)