Nome do Projeto
Exposição comemorativa aos 135 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel: Restauração dos quadros de formatura da antiga Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/03/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O presente projeto apresenta através de uma exposição para a comunidade externa e interna à UFPel o processo de restauração dos quadros de formatura da Antiga Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas no ano de comemoração dos 135 anos da atual Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM). A restauração deste patrimônio da UFPel se dá pela importância histórica das personalidades e formandos representados e, também, pelos artistas que confeccionaram os quadros que eram expoentes das artes plásticas do final do século XIX e incio do XX: o quadro de 1910 realizado por Frederico Trebbi, o quadro de 1912 por AKeningi, o quadro de 1922 de Sintich e o quadro de 1925 de Julio Costa.

Objetivo Geral

Apresentar à comunidade geral e acadêmica o processo de restauração dos quadros de formaturas da antiga Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas dos anos de 1910, 1912, 1922 e 1925 justamente no ano de comemoração dos 135 anos da atual Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM).

Justificativa

A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel é a mais antiga das instituições de ensino superior criada em Pelotas no final do século XIX e início do século XX, que hoje integram Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Tem sua origem no Liceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária, que no ano 1909, passou a ser chamado de Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas sob direção do Dr. Manuel Luís Osório. A instituição criada por iniciativa da Sociedade Nacional de Agricultura, o Ministério tinha por fim a modernização de todos os setores agrícolas. Dentro desta perspectiva, a atividade de ensino agronômico desempenharia papel fundamental nessa modernização, seguindo o modelo norte-americano.
A restauração dos quadros de formatura da antiga Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas se dá, não só pela importância histórica, mas também artística, os quadros foram executados por artistas expoentes das artes plásticas do final do século XIX e incio do XX: o quadro de 1910 foi pintado na técnica em óleo sobre tela por Frederico Trebbi, o quadro de 1912 é pintado em óleo sobre tela por AKeningi, o quadro de 1922 é um desenho realizado na técnica sanguinia de Sintich e o quadro de 1925 é uma aquarela de Julio Costa.

Metodologia

Restauração dos 4 quadros de formatura da Antiga Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas dos anos 1910, 1912, 1922 e 1925 realizado pelos alunos da Disciplina de Conservação e Restauração de Pintura no Laboratório de Conservação e restauração de Pintura do Instituto de Ciências Humanas da UFPel.
Identificação das personalidades retratadas nos quadros de formaturas que estavam apagadas e esmaecidas foi feita através de pesquisa nos livros-atas da antiga Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas, inventariados pelas bolsistas da Rede de Museus da UFPel.
Montagem dos 4 quadros de formatura nas suas molduras realizado pelos alunos da disciplina de conservação e restauração de pintura.
Seleção da imagens do processo de restauração, antes e depois para fazerem parte da exposição.
Montagem do power point com as imagens do processo de restauração que será projetado durante a exposição.
Confecção das etiquetas explicativas que acompanham os quadros de formatura durante a exposição.
Confecção do Banner de apresentação da Exposição.
Escolha do local da Exposição no prédio da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM).
Agendamento do tranporte dos quadros.
Transporte dos quadros do Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura do Instituto de CIências Humanas (ICH) localizado no Campus 2 para o Salão Nobre do prédio da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) localizado no Campus Capão do Leão.
Entrega oficial dos quadros de formaturas a Institução de origem após o processo de restauração.
Montagem da Exposição: fixação dos quadros nas paredes do Salão Nobre da FAEM; colocação das etiquetas explicativas junto aos quadros; colocação do banner de abertura; colocação dos equipamentospara projeção : computador e datashow; abertura do livro de visitação.
Abertura da Exposição no dia 9 de abril de 2018.

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentar à comunidade em geral o trabalho de restauração realizado pelo Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração do ICH nos quadros de formaturas da antiga Escola de Agronomia e Veterinária de Pelotas dos anos de 1910,1912, 1922 e 1925 no anos comenorativa aos 135 da FAEM.
Visitação pública da comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALCEU GONCALVES DOS SANTOS
ANA ELISA COUTO MADRUGA
ANA PAULA DA SILVA PINHO
ANDREA LACERDA BACHETTINI1
CARMEN ANTONIETA CORRÊA FROMMING FERNANDES
FERNANDA DA SILVA RODRIGUES
FRANCISCA FERREIRA MICHELON1
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES1
LARISSA RODALES DA FONSECA
LISIANE GASTAL PEREIRA
MARLENE MORAES DE OLIVEIRA
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL1
TALES KRÜGER SIEFERT

Página gerada em 23/04/2024 17:34:52 (consulta levou 0.177650s)