Nome do Projeto
E-BOOKS DA CONSERVAÇÃO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
A área da preservação do patrimônio cultural é bastante carente de literatura em língua portuguesa, principalmente no que concerne aos aspectos técnicos que envolvem a conservação e a restauração. Neste sentido, os E-books da Conservação-Restauração surgem como uma opção de tornar público o que há de melhor na produção científica deste curso de graduação. O conteúdo dos e-books consiste em seleções de trabalhos de conclusão de curso, anualmente intercalados com a publicação de relatórios de projetos de ensino, pesquisa e extensão sobre a preservação do patrimônio desenvolvidos na UFPel, cursos como Museologia, Arquitetura e Urbanismo, Arqueologia, Artes, entre outros, poderão participar, visando também a integração da área patrimonial nesta Universidade.

Objetivo Geral

Contribuir com a produção literária da área da preservação do patrimônio no Brasil; Divulgar a produção científica do curso de conservação e restauração de bens culturais; Divulgar um panorama geral sobre a produção científica desta área desenvolvida na UFPel;


Justificativa

Este projeto justifica-se através da necessidade de se contribuir com publicações em língua portuguesa, fomentando a discussão sobre os principais assuntos desenvolvidos no curso de conservação e restauração da UFPel, tornando-se inclusive, uma excelente oportunidade de divulgação deste curso para o Brasil.

Metodologia

Haverá uma seleção de trabalhos de conclusão que deverá ser feita envolvendo os professores do curso. Será solicitado aos autores dos trabalhos selecionados que apresentem o trabalho na formatação especificada pelo E-BOOK. A petianos trabalharão na decisão sobre o conteúdo e a forma do E-BOOK, envolvendo a leitura, discussão e seleção dos trabalhos, bem como as decisões sobre a formatação e diagramação final. Esta atividade vincula-se com as ações previstas na atividade de oficinas de ciências: redação científica, Lattes e normalização de trabalhos

Indicadores, Metas e Resultados

O produto a ser gerado será um E-BOOK anual apresentando a produção científica do bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, como outras produções da área patrimonial, em nível de graduação, UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA DE BRITO
BRUNA CRISTINA GENTIL DOS SANTOS
DANIELE BALTZ DA FONSECA1
ELISA ELIAS CABETE
MILENE SEQUEIRA ARAÚJO
RAQUEL FRANCA GARCIA AUGUSTIN2

Página gerada em 23/04/2024 06:22:08 (consulta levou 0.133667s)