Nome do Projeto
Sistema de abastecimento e tratamento de água: Integração entre Universidade e Escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2026 - 22/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Saúde
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
Saneamento básico é um dos pontos mais importantes quando tratamos de vida em comunidade, contando com quatro pilares definidos pela Lei nº 11.445/2007 (atualizada pela Lei nº 14.026/2020): Abastecimento de Água Potável; Esgotamento Sanitário; Drenagem e Manejo de Águas Pluviais e, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. O saneamento básico no município de Pelotas/RS é crucial para a saúde pública, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico da cidade, sendo responsável por garantir água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos. O município tem buscado evoluir na área, destacando-se como uma das cidades gaúchas que mais avançaram no ranking nacional de saneamento, ocupando a 81ª posição no Ranking do Saneamento 2024 (Pelotas, 2022). A concepção de importância e necessidade de um cuidado mais efetivo quanto a preservação e cuidado da população com o meio ambiente, deve-se vir desde a infância, construindo saberes que a preservação ambiental está diretamente ligada a questões de saúde e, com isso, ao saneamento básico. Com isso, o projeto visa, em caráter extensionista trabalhar um dos quatro pilares do saneamento básico: Abastecimento de Água Potável, atrelado a disciplina de Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água (22000793) ministrada no curso de Engenharia Hídrica-UFPel, a criação de material visual/lúdico/didático sobre o que é saneamento básico focando no pilar de Abastecimento de Água Potável, sua importância, doenças que podem surgir pela ineficiência ou inexistência do saneamento básico e a importância da preservação dos mananciais hídricos e não descarte de material/lixo em locais indevidos. Todo material vai ser pensando e construído ao longo das primeiras semanas do semestre da disciplina em questão, pelos discentes matriculados e no mês final da disciplina, será aplicado em escolas da rede pública/privada do município de Pelotas/RS.

Objetivo Geral

Trabalhar o tema de Saneamento Básico, focado no pilar do Abastecimento de Água Potável, em carater extensionista, com os discentes matriculados na disciplina de Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água (22000793) do Curso de Engenharia Hídrica - UFPel, visando como público alvo alunos do ensino básico da rede pública/privado de Pelotas/RS.

Justificativa

Um dos fatores de grande importância para questões de saúde pública é o saneamento básico eficiente. Entretanto, não são todas as familias que possuem essa realidade. Com isso, o projeto tem como principal justificativa apresentar o que é saneamento básico, focado no pilar de Abastecimento de Água Potável e sua importância para as crianças, a fim de criar desde cedo essa concepção de importância social que o saneamento tem para sociedade.

Metodologia

O projeto será desenvolvido com os discentes matriculados na disciplina de Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água (22000793) do Curso de Engenharia Hídrica, apresentando como etapas metodológicas:

I) As primeiras semanas, será utilizado o crédito extensionista da disciplina de Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água (22000793) do Curso de Engenharia Hídrica para concepção dos pontos que serão abordados nessa ação junto as escolas, criação do material utilizado levando em conta o público alvo do projeto: alunos do ensino básico;

II) Simultaneamente, será feito contato com a Secretária de Educação de Pelotas e escolas, inicialmente da rede pública, a fim de verificar o interesse em participar do projeto;

III) Organização de cronograma junto as escolas interessadas e os discentes matriculados na disciplina para realização da atividade na escola, com previsão de realizar a atividade no último mês do semestre letivo da disciplina em questão.

IV) Na última semana da disciplina, será realizado a aplicação de um Instrumento Diagnóstico para os discentes da disciplina, a fim de verificar as principais colocações que eles tiveram referente a essa ação extensionista, o que poderia ser feito diferente, ideias de o que pode ser feito para melhorar as ações para próximas turmas.

Indicadores, Metas e Resultados

I) Apresentar formas de como levar o conhecimento construido em aula para comunidade, através da extensão;

II) Construir saberes com alunos do ensino básico da rede pública/privada de Pelotas/RS;

III) Através de Instrumentos Diagnósticos aplicados antes e após a ação, aos estudantes do ensino básico, referente a temática de saneamento básico: Abastecimento de Água Potável, espera-se obter como resultado um avanço nos conhecimentos referente a temática, quanto ao que é saneamento básico, a importância e formas simples preservar o meio ambiente por parte de cada aluno.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO SOLÉ MANZELLO
JOAO CARLOS DA ROSA SCHUCH
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA4
LÚCIO DE ARAUJO NEVES
MAMORU BRUNO DIAS SAITO
MYCHELL JUVENAL MENNA PINTO
VINICIUS DA PAZ SILVA
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA1

Página gerada em 18/05/2026 16:55:30 (consulta levou 0.186252s)