Nome do Projeto
Assistência e acompanhamento de produtores de plantas ornamentais da Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2018 - 01/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Resumo
A produção de plantas ornamentais proporciona ao pequeno produtor uma alternativa rentável que aos poucos vem ganhando seu reconhecimento. Para que esta prática obtenha resultado é fundamental que seja feito um acompanhamento de forma com que o manejo seja feito de modo adequado e conforme as condições do produtor. Em função disso, fomenta-se a importância das visitações nas propriedades onde será identificada a demanda da produção, seja ela sua implantação, manejo ou comercialização. Feito isso é necessário saber qual cultura será produzida, para posterior planejamento de toda cadeia de produção.

Objetivo Geral

Proporcionar ao graduando em Agronomia juntamente com o produtor rural um maior entendimento da produção de plantas ornamentais utilizando métodos e ferramentas mais adequadas para a região.

Justificativa

A ausência de disciplinas que abordam a produção de plantas ornamentais nas universidades e a dificuldade de incentivo das áreas agrárias para tal mercado (Terra e Züge, 2013), dificulta em grande parte o desenvolvimento desse setor. Além disso, cabe ressaltar os impasses que se têm em encontrar um profissional que seja capacitado para prestar assistência técnica nessa área e o fato de existir um preconceito sobre este assunto, desconsiderando o retorno financeiro que pode ser gerado.
Por outro lado, ocasiona o rompimento dessa barreira, com a iniciativa de assistência técnica desde o início da produção, que se detém a planejamento, implantação e troca de conhecimentos entre produtores, universidade (UFPel) e EMATER/RS ou com parte final de inserção no mercado. Só assim é possível fortalecer a interação universidade-comunidade e empresa-sociedade.
O estudo de mercado e marketing de plantas ornamentais já vem demonstrando melhor visibilidade de mercado, gerando resultados satisfatórios. O desenvolvimento do comércio de plantas ornamentais, e da busca por aprimorar seus conhecimentos, instiga ao produtor contemporâneo uma visão mais empreendedora, buscando alternativas inovadoras para produção que atinja novos nichos de mercado, saindo do padrão da Região Sul onde predomina o sistema de monoculturas. Com isso, acaba trazendo um fortalecimento para agricultura familiar e a redução do êxodo rural.
Lange (2012) comenta sobre, a necessidade de aporte técnico aos produtores, assim como maior fortalecimento e organização desses grupos para o possível desenvolvimento e o aumento da cooperação. Além disso, ressalta ser um setor que tem apresentado uma demanda crescente tanto no mercado interno como no externo.
Para os profissionais, traz retorno em forma de conhecimentos, experiências, exemplos práticos, que não são adquiridos em sala de aula, além de fornecer diversas ferramentas que podem auxiliar o produtor rural. Ao futuro engenheiro agrônomo torna ainda mais viável o contato universidade-sociedade pelas trocas de conhecimento e tecnologias.
Portanto, prestar assistência técnica durante a formação profissional torna-se uma experiência única em função de todo o suporte técnico que a universidade proporciona e o contato com a realidade do agricultor. Proporciona a percepção de pontos fracos e fortes a serem trabalhos, assim com as atividades em equipes.
Além disso, proporciona uma evolução por parte dos produtores, como também uma maior experiência sobre o desenvolvimento destas culturas na região. Entretanto, a produção de flores é uma área de recente interesse de mercado, estudos, inovações, e, a partir disso, percebe-se a significância de trabalhar diretamente com esta área que tem demonstrado um grande potencial a ser desenvolvido, com abordagens sobre a questão ambiental e com o cultivo de espécies nativas de potencial paisagístico.

Metodologia

Serão realizados dois módulos de atuação, em primeiro modulo será realizado a consultoria presencial na propriedade do produtor rural, na qual será realizada uma avaliação de qual área será utilizada assim como quais espécies serão adequadas ao modelo de produção, para os casos de processo de implantação.
Quando tratar-se apenas de casos de comercialização, será feito análises de custos e mercado. Serão trabalhados o marketing do produto para gerar uma melhor aceitação pelos consumidores.
No segundo modulo, serão proporcionados cursos que capacitem ainda mais o produtor e atendam a demanda.

Indicadores, Metas e Resultados

Promover a aproximação dos alunos do curso de Agronomia, para com os produtores, através da obtenção de um maior conhecimento sobre área das plantas ornamentais. Com a expectativa inicial de um acompanhamento semanal às propriedades. Através desta interação, esperamos também que haja o acréscimo na produtividade das áreas acompanhadas e preparação dos alunos envolvidos para o cenário atual do mercado de trabalho, principalmente aquele voltado para o ramo da consultoria agronômica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSSANDRA DAYANNE SOARES DE CAMPOS
ANDERSON SEVERO DA SILVA
CELSO MARQUES NETO
CRISTINA HAX SAALFELD
DANIELA VALMORBIDA
DAVID DA SILVA PACHECO
DENIFER TEIXEIRA SILVEIRA
ESMAEL LUÍS NEUSCHRANK
GABRIEL BRANCO GARCIA DA SILVA SAAB
HELENARA DUARTE
IARA MAIQUELI STERN LEMKE
JAMES BUNDE ROSCHILDT
JAQUELINE DA SILVA DOS SANTOS
JONATAS DA SILVA DE OLIVEIRA
JOSIÉLE BOTELHO RODRIGUES
JOÃO PEDRO ESCHER
LIDIANE VIEIRA LOPES
LUCAS MADRUGA DE OLIVEIRA
MAICON LEAO SURMAZ
MARINE TEIXEIRA PADILHA
MARIO DUARTE CANEVER2
MARLON DE MOURA TEIXEIRA
MATEUS WACHOLZ THIEL
NATÁLIA MALDANER
PABLO MIGUEL6
PAULO ROBERTO GROLLI4
PÂMELA ANDRADES TIMM
RAFAEL DE AGUIAR CHAVES
SUZANA LEITZKE
TAINARA VAZ DE MELO
TAIS DA ROSA TEIXEIRA
TALLYSON JULIO BATISTA SOUZA
THAIS CORRÊA DE SOUZA
WILLIAN FURTADO LUCENA
YAN SILVA PEREIRA
ÉRIKA FRANK MACIEL
ÉVERTON PIÉGAS ZARNOT

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