Nome do Projeto
A literatura e a compreensão do humano
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/08/2018 - 15/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
O projeto de extensão "A literatura e a compreensão do humano" é um projeto multidisciplinar que tem como objetivo levar a literatura à comunidade extramuros, discutindo temas relativos a questões humanas. De modo mais específico, o projeto visa a (1) gestar junto à comunidade um espaço para as práticas de letramento, levando aos participantes a oportunidade de ler, escutar ativamente e expressar-se de modo qualificado; (2) oportunizar um espaço de disseminação dos saberes construídos na Universidade junto ao público geral. A cada encontro, um participante levará ao público a análise de uma obra literária, estabelecendo relações com sua área de interesse/pesquisa (filosofia, psicologia, política, economia, medicina, sociologia, etc.). Nesse sentido, o projeto também busca promover a integração entre as mais diversas áreas de conhecimento dentro da universidade, caracterizando-se como uma via de escoamento da sua produção intelectual.

Objetivo Geral

Objetiva-se fomentar o interesse do público em geral pela literatura e promover a reflexão sobre temas relativos ao homem tendo como pano de fundo sua historicidade.

Justificativa

Este projeto de extensão concebe a literatura como um instrumento de mudança social ao alcance de todos. Nesse sentido, ampliar seu acesso ao público geral, disponibilizando ferramentas para a sua análise e, consequentemente, para a compreensão do ser humano e da sociedade, confere a este projeto relevância justificada.

Metodologia

Os encontros acontecerão mensalmente. A cada reunião, um participante, que poderá ser um membro interno ou externo à Universidade, será convidado a palestrar sobre uma obra literária, estabelecendo relações com uma problemática atual de seu campo de interesse. A fim de promover a discussão ativa entre o público, a obra escolhida para debate será divulgada com antecedência de um mês do evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o projeto cumpra a missão de levar à comunidade extramuros conhecimentos e ideias que, por vezes, ficam represados na Universidade. Contudo, o ambiente dos encontros não pode jamais ser concebido como mero espaço de divulgação da produção intelectual da comunidade acadêmica, mas sim como um lócus de integração, em que o conhecimento esteja a serviço da população, e não o contrário. Nesse aspecto, o principal resultado esperado é o fortalecimento dos recursos intelectuais da população para lidar com as adversidades sociais de toda ordem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDIANE PEREIRA DA CUNHA
EVANDRO BARBOSA2
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA
Gabriele Valim Vargas
HELANO JADER CAVALCANTE RIBEIRO2
LUIZA PEREIRA HOLBIG
TAIS BOPP DA SILVA4
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO

Página gerada em 25/04/2024 15:56:33 (consulta levou 0.146924s)