Nome do Projeto
Educação para o Turismo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
21/05/2018 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Turismo
Resumo
Educação turística é educar a comunidade local para o desenvolvimento sustentável do turismo, contribuindo para que todos desenvolvam comportamentos responsáveis e coerentes diante da atividade turística. A educação para o turismo é discutida tendo em vista a preocupação com os impactos do turismo sobre o meio ambiente natural, sociocultural, sobre a economia e também para tecer discursos em prol da qualificação da área. Educação turística, unindo e aplicando o conhecimento das áreas de turismo e educação, além de outras como história ,cultura, meio ambiente, lazer, torna-se um meio de provocar na comunidade local novas reflexões sobre seu papel na configuração de seu meio, a utilização do patrimônio cultural na preservação de sua memória e a valorização de sua identidade no processo de "acolhimento" do cidadão e dos visitantes, para consequente intercâmbio cultural inerente à atividade turística.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Contribuir no processo de educação turística do município, sensibilizando os cidadãos para conhecer e valorizar a cidade, utilizando-se a educação turística como fator de fortalecimento da identidade cultural local.
Contribuir no processo de educação turística do município, sensibilizando os cidadãos para conhecer e valorizar a cidade, utilizando-se a educação turística como fator de fortalecimento da identidade cultural local.
Justificativa
A presente proposta surge a partir de uma solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas – SDET, a qual elaborou o plano de Desenvolvimento Turístico de Pelotas 2017 - 2014, tendo uma das diretrizes a sensibilização turística.
O turismo, enquanto fenômeno social é parte de um contexto maior – a educação, cultura, etc... O turismo é um meio para despertarmos a consciência histórica, ecológica e comunitária não apenas dos viajantes, mas principalmente nos anfitriões e na comunidade local que fazem parte deste processo de contatos e trocas simbólicas e materiais.
Assim, entende-se que é necessário a democratização e difusão dos bens e patrimônios socioculturais da cidade. Democratizar o turismo é diversificá-lo, qualificando a sua experiência. Democratizar um lugar é criarmos cumplicidade com ele, entendendo-o como espaço público, habitado e fruído por uma ampla e espessa rede de atores sociais e fatores ambientais em permanente tensão, em busca de equilíbrio. Assim, o exercício democrático do turismo envolve escolhas responsáveis e um permanente exercício de formação da comunidade local para a co-responsabilidade da experiência – por isso, o conceito de turismo é político e educativo.
Pois o turismo que propomos é aquele que são experimentados pela fruição da cultura, da solidariedade e das paisagens não apenas físicas, mas também humanas. Deslocamentos pelos quais a beleza convida à contemplação, ao conhecimento e ao reconhecimento, ou seja, a beleza é constituinte da identidade e se constrói nas idas e vindas, de dentro para fora e de fora para dentro.
Assim, a utilização dos elementos culturais de lazer no meio urbano para proporcionar o reconhecimento identitário da comunidade, pode possibilitar que educação turística se constitua num componente do preparo para o recebimento dos visitantes. O espaço urbano oferece muitas possibilidades para a percepção dessa identidade, bem como da cultura e das peculiaridades de sua população, representadas em suas formas e em seu patrimônio. Assim, ao mesmo tempo em que a cidade se constitui em um espaço para a educação, para a provocação de um novo olhar, oportuniza a valorização do patrimônio e atitudes preservacionistas e possibilita que esta mesma comunidade convide o viajante a desfrutar destes espaços. Assim, vislumbramos trabalhar a partir dessa percepção das diferentes facetas do fenômeno turístico e as possibilidades de aproveitá-lo sob uma visão mais humanística, construtiva e enquanto mecanismo de desenvolvimento da comunidade receptora.
Segundo Fonseca Filho (2007) a Educação Turística pode ser compreendida como um processo educativo cuja finalidade é de difundir conhecimentos sobre a atividade turística em cidades turísticas ou com potencial turístico. A educação para o turismo é uma forma de se auxiliar e garantir o sucesso de um planejamento turístico sustentável, formando uma consciência turística junto aos moradores locais e turistas, tornando-os responsáveis por uma atividade turística controlada e de baixo impacto ao meio ambiente natural e à cultura local. (MACHADO, 2000, p. 43)
Os habitantes das regiões turísticas mostrariam prudência se tomassem mais consciência de seu próprio valor e se permitissem aos turistas maior acesso às riquezas da própria cultura (KRIPPENDORF, 2000, p.158).
Esse pensamento deixa claro que a população anfitriã deve ser envolvida no processo de desenvolvimento turístico, a esta fica incumbida a tarefa de se profissionalizar para atuar no mercado turístico, bem como ofertar um produto turístico com identidade, autenticidade, que seja valorizado pelos autóctones e para que estes sejam capazes de promover comportamentos responsáveis que servirão de exemplo aos turistas que visitam a localidade.
Para Azeredo (1997, p.147) o turismo ser uma atividade de constante aprendizagem, podendo ser caracterizada como um “[...] processo essencialmente pedagógico. Seja na percepção de outras realidades e diferentes estilos de vida, na utilização do tempo ocioso; na preservação de bens [...]”, cuja a finalidade é o conhecimento, mesmo que nesta prática haja momentos de lazer.
Enfatizamos que os benefícios dessa educação são múltiplos para a população residente e para os turistas, pois ambos ganham mais conhecimentos sobre a cidade, geografia, história, cultura, serviços, etc; possibilitando um maior envolvimento da comunidade na atividade turística; e para os turistas que visitam a localidade e têm acesso a mais conhecimentos sobre a cidade.
A educação turística tem o papel de difundir os conhecimentos de turismo numa localidade com o intuito de envolver seus munícipes com sua própria cultura e com o turismo, formando cidadãos responsáveis e protetores de seus patrimônios, que possam e saibam usufruir de sua cidade para “admira-la”, tornando-os, consequentemente, bons anfitriões de visitantes e turistas. Nesse sentido, entendemos a educação turística um processo permanente e imprescindível para o desenvolvimento turístico de uma localidade.
O turismo, enquanto fenômeno social é parte de um contexto maior – a educação, cultura, etc... O turismo é um meio para despertarmos a consciência histórica, ecológica e comunitária não apenas dos viajantes, mas principalmente nos anfitriões e na comunidade local que fazem parte deste processo de contatos e trocas simbólicas e materiais.
Assim, entende-se que é necessário a democratização e difusão dos bens e patrimônios socioculturais da cidade. Democratizar o turismo é diversificá-lo, qualificando a sua experiência. Democratizar um lugar é criarmos cumplicidade com ele, entendendo-o como espaço público, habitado e fruído por uma ampla e espessa rede de atores sociais e fatores ambientais em permanente tensão, em busca de equilíbrio. Assim, o exercício democrático do turismo envolve escolhas responsáveis e um permanente exercício de formação da comunidade local para a co-responsabilidade da experiência – por isso, o conceito de turismo é político e educativo.
Pois o turismo que propomos é aquele que são experimentados pela fruição da cultura, da solidariedade e das paisagens não apenas físicas, mas também humanas. Deslocamentos pelos quais a beleza convida à contemplação, ao conhecimento e ao reconhecimento, ou seja, a beleza é constituinte da identidade e se constrói nas idas e vindas, de dentro para fora e de fora para dentro.
Assim, a utilização dos elementos culturais de lazer no meio urbano para proporcionar o reconhecimento identitário da comunidade, pode possibilitar que educação turística se constitua num componente do preparo para o recebimento dos visitantes. O espaço urbano oferece muitas possibilidades para a percepção dessa identidade, bem como da cultura e das peculiaridades de sua população, representadas em suas formas e em seu patrimônio. Assim, ao mesmo tempo em que a cidade se constitui em um espaço para a educação, para a provocação de um novo olhar, oportuniza a valorização do patrimônio e atitudes preservacionistas e possibilita que esta mesma comunidade convide o viajante a desfrutar destes espaços. Assim, vislumbramos trabalhar a partir dessa percepção das diferentes facetas do fenômeno turístico e as possibilidades de aproveitá-lo sob uma visão mais humanística, construtiva e enquanto mecanismo de desenvolvimento da comunidade receptora.
Segundo Fonseca Filho (2007) a Educação Turística pode ser compreendida como um processo educativo cuja finalidade é de difundir conhecimentos sobre a atividade turística em cidades turísticas ou com potencial turístico. A educação para o turismo é uma forma de se auxiliar e garantir o sucesso de um planejamento turístico sustentável, formando uma consciência turística junto aos moradores locais e turistas, tornando-os responsáveis por uma atividade turística controlada e de baixo impacto ao meio ambiente natural e à cultura local. (MACHADO, 2000, p. 43)
Os habitantes das regiões turísticas mostrariam prudência se tomassem mais consciência de seu próprio valor e se permitissem aos turistas maior acesso às riquezas da própria cultura (KRIPPENDORF, 2000, p.158).
Esse pensamento deixa claro que a população anfitriã deve ser envolvida no processo de desenvolvimento turístico, a esta fica incumbida a tarefa de se profissionalizar para atuar no mercado turístico, bem como ofertar um produto turístico com identidade, autenticidade, que seja valorizado pelos autóctones e para que estes sejam capazes de promover comportamentos responsáveis que servirão de exemplo aos turistas que visitam a localidade.
Para Azeredo (1997, p.147) o turismo ser uma atividade de constante aprendizagem, podendo ser caracterizada como um “[...] processo essencialmente pedagógico. Seja na percepção de outras realidades e diferentes estilos de vida, na utilização do tempo ocioso; na preservação de bens [...]”, cuja a finalidade é o conhecimento, mesmo que nesta prática haja momentos de lazer.
Enfatizamos que os benefícios dessa educação são múltiplos para a população residente e para os turistas, pois ambos ganham mais conhecimentos sobre a cidade, geografia, história, cultura, serviços, etc; possibilitando um maior envolvimento da comunidade na atividade turística; e para os turistas que visitam a localidade e têm acesso a mais conhecimentos sobre a cidade.
A educação turística tem o papel de difundir os conhecimentos de turismo numa localidade com o intuito de envolver seus munícipes com sua própria cultura e com o turismo, formando cidadãos responsáveis e protetores de seus patrimônios, que possam e saibam usufruir de sua cidade para “admira-la”, tornando-os, consequentemente, bons anfitriões de visitantes e turistas. Nesse sentido, entendemos a educação turística um processo permanente e imprescindível para o desenvolvimento turístico de uma localidade.
Metodologia
Serão realizadas atividades tais como: palestras, encontros, cursos livres.
As atividades serão previamente agendadas junto a SDET – Departamento de Turismo.
O público alvo são as escolas, os agentes diretamente envolvidos com o turismo em Pelotas e a comunidade em geral.
Participação na Semana do Turismo; Semana do Aniversário da Cidade; Dia do Patrimônio, Dia do meio Ambiente, Feira do meio Ambiente e Turismo e eventos promovidos por empresas de turismo, prefeitura, organizações não-governamentais, associações, dentre outros; com a preocupação de educar a população para o turismo vislumbrando uma mudanças de atitudes na convivência com o fenômeno turístico.
As atividades serão previamente agendadas junto a SDET – Departamento de Turismo.
O público alvo são as escolas, os agentes diretamente envolvidos com o turismo em Pelotas e a comunidade em geral.
Participação na Semana do Turismo; Semana do Aniversário da Cidade; Dia do Patrimônio, Dia do meio Ambiente, Feira do meio Ambiente e Turismo e eventos promovidos por empresas de turismo, prefeitura, organizações não-governamentais, associações, dentre outros; com a preocupação de educar a população para o turismo vislumbrando uma mudanças de atitudes na convivência com o fenômeno turístico.
Indicadores, Metas e Resultados
O público do Projeto é a comunidade em geral.
Esperamos que, ao final do projeto, as práticas de educação para o turismo possam contribuir para um turismo mais qualificado e sustentável.
Esperamos que, ao final do projeto, as práticas de educação para o turismo possam contribuir para um turismo mais qualificado e sustentável.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDYARA LIMA BARBOSA | 3 | ||
DALILA MULLER | 4 | ||
DALILA ROSA HALLAL | 7 | ||
GISELE SILVA PEREIRA | 3 | ||
LAURA RUDZEWICZ | 3 | ||
LEOPOLDINE RADTKE BERGMANN | |||
LUANA GONÇALVES DO ESPIRITO SANTO | |||
MACLEIDI DA LUZ | |||
MARIA ALICE HUMBERTO SILVA | |||
MARIA DA GRACA GOMES RAMOS | 3 | ||
PRISCILLA TEIXEIRA DA SILVA | 7 | ||
ROBERTA MATTOS LESSA | |||
ÉVERTON FELIPE KAIZER |