Nome do Projeto
37º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ESEF UFPEL e 3º SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/06/2018 - 30/11/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A 37ª edição do Simpósio Nacional de Educação Física e o 3 Simpósio Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde ocorrerão de 8 a 10 de novembro de 2018, e terão como tema “A Educação Física e as ações de Promoção à Saúde para a População”. Esta temática emerge em um contexto no qual a Educação Física tem se colocado no sentido de melhorar os níveis de atividade física da população em geral. Assim, a proposta dos eventos visa fomentar momentos e espaços científicos, de interação acadêmica, que nos capacitem ao melhor entendimento de como a atividade física pode se constituir em benefício a saúde. A ESEF/UFPel acaba de comemorar 45 anos e o Simpósio Nacional de Educação Física tem mais de 30 anos de existência, enquanto o Sul Brasileiro de Atividade Física em Saúde estará na sua 3ª edição. Edições que contaram com fomento de grandes agências, como o CNPq, puderam gerar elevado impacto social, com mobilização coletiva superior a 450 inscritos. Nos três dias de evento, além de ampla atividade cultural e trocas de experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes da área da saúde, acontecerão palestras, mesas redondas e cursos, além de apresentações orais e sessões para apresentação de pôsteres decorrentes de estudos científicos de pesquisadores das cinco regiões do país.

Objetivo Geral

- Proporcionar divulgação dos estudos relacionados à Educação Física e ao Esporte realizados por professores, profissionais, discentes da graduação e da pós-graduação de diferentes regiões do país.
- Constituir distinto fórum acadêmico que aglutina pesquisadores, professores, profissionais, alunos da graduação e da pós-graduação interessados em estudar a Educação Física e as suas áreas afins.
- Proporcionar subsídios acadêmicos para melhor compreensão da área, com temáticas contemporâneas e pertinentes aos agires e fazeres profissionais em Educação Física e Esporte.
- Disseminar conhecimentos produzidos pela Educação Física na área da atividade física e saúde no Brasil com ênfase na região sul.
- Divulgar e dar visibilidade a ações desenvolvidas pelas Universidades, Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Educação no que diz respeito a prática de atividade física e as suas políticas.
- Capacitar estudantes e pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de investigação e ações de intervenção que atendam as demandas atuais da sociedade e, especificamente, de fortalecimento da Escola e do Sistema de Saúde do Brasil.
- Investir em jovens pesquisadores brasileiros, profissionais promissores e docentes comprometidos com a qualidade da formação para uma intervenção profissional de qualidade.

Justificativa

O 37º Simpósio Nacional de Educação Física em conjunto com o 3º Simpósio Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde, terão como tema central “A Educação Física e as ações de promoção à saúde para a população” e contarão com a participação de pesquisadores de renome nacional e regional.
As edições deste ano de 2018, dos dois eventos, que ocorrerão de forma simultânea e integrada, serão realizadas por uma Comissão Organizadora composta de 13 professores e alunos da ESEF/UFPel, com experiência em organização de eventos nacionais e internacionais, tais como o 8º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (Gramado – 2011) e o 5º International Congresso of Physical Activity and Health (Rio de Janeiro - 2014).
O crescimento da área da Educação Física no Brasil nas suas mais diferentes áreas de pesquisa é evidente. Especificamente na ESEF/UFPel muitos professores estão credenciados em Programas de Pós-Graduação com participação em eventos nacionais e internacionais na área. Para além disso, as crescentes pesquisas vem mostrando a importância da atividade física na promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças de altas prevalências na população. Ainda, políticas nacionais orientam a prática de atividade física como importante ação para vencer problemas crescentes de doenças crônicas como hipertensão e diabetes (entre outras), na população, e preocupadas com cada vez mais altas prevalências de inatividade física.
Aponta-se ainda que a temática escolhida para orientar os dois eventos está diretamente relacionada com a necessidade de se investir em programas de intervenção com atividade física, nos mais diferentes espaços populacionais nos diferentes ciclos de vida, visando a possibilidade de se estimular um estilo de vida ativo na população.
Espera-se com a realização destes eventos que profissionais, estudantes, residentes, gestores, e pesquisadores da área encontrem-se nesta atividade e descubram neles uma oportunidade para a discussão de ações concretas e perspectivas para um futuro próximo para o desenvolvimento da atividade física na região e no país, debatendo ações que podem ser desenvolvidas na escola, atenção básica, indústrias, comércio, além de ações intersetoriais relacionados a prática de atividade física.
Por fim a programação científica do evento abrangerá atividades relacionada as ações que estão sendo realizadas tanto na graduação como na pós-graduação, por profissionais de educação física e outras áreas da saúde. A Universidade Federal de Pelotas, a Sociedade Brasileira de Atividade Física e, a Escola Superior de Educação Física têm a certeza de que irão, com o apoio de todos, promover um evento de elevado nível acadêmico e científico que irá contribuir para divulgar suas ações como agentes sensibilizadores e apoiadores da promoção da saúde à população.

Metodologia

Público Alvo
Pesquisadores, profissionais, gestores, residentes, estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas da saúde com interesse em pesquisa e intervenção no âmbito da educação física. Estima-se um número de participantes em torno de 400 pessoas, provenientes principalmente dos três estados do sul do Brasil, além das demais regiões do país. Pela proximidade com os países do Mercosul, mais especificamente Uruguai e Argentina, espera-se também a participação internacional de alunos de escolas destes países.
Clientela Potencial
Comunidade em Geral
Professores universitários
Profissionais de educação física
Profissionais de outras área da saúde com interesse na atividade física
Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde e Educação
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Educação
Gestores de serviços públicos de saúde, educação e lazer
Gestores de outras instituições ligadas à saúde, educação e lazer
Residentes e bolsistas do PET Saúde

Local de realização
O local escolhido para a realização do evento é a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, que conta com estrutura adequada para suportar as necessidade impostas para o evento.
A ESEF/UFPel reúne infraestrutura completa, abrangendo espaços para feira; auditório com capacidade para 400 pessoas e outras salas com menor capacidade. Possui rede sem fio para conexão com a Internet e acomodações voltadas a necessidade de pessoas com deficiência.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores; Metas e resultados esperados:
Participação de cinco programas de pós graduação em educação física das principais Universidades da região sul do Brasil;
Participação de cerca de 400 estudantes de graduação e de pós graduação.
Participação de profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Educação do Município de Pelotas.
Participação de professores e alunos de Faculdades e outras Universidades da região.
Apresentação de 40 Temas Livres das diversas áreas da saúde com a participação das questões da atividade física incluída.
Apresentação de no mínimo 50 posters por estudantes de graduação e pós graduação da UFPel e de outras Universidades do Brasil.
Envolvimento de no mínimo 15 professores da Escola de Educação Física de UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRTON JOSE ROMBALDI4
ALEXANDRE CARRICONDE MARQUES2
ALINE MACHADO ARAÚJO
ANA VALÉRIA LIMA REIS
CARINA CURTINAZ LOPES
CESAR AUGUSTO HÄFELE
CRISTINE LIMA ALBERTON2
DANIELE FERNANDES DA SILVA DE SOUZA
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO2
FELIPE FERNANDO GUIMARÃES DA SILVA
FELIPE FOSSATI REICHERT2
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA5
FRANCIÉLE DA SILVA RIBEIRO
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN
GABRIELA KRUGER DA COSTA
IGOR RETZLAFF DORING
INÁCIO CROCHEMORE MOHNSAM DA SILVA1
Jennifer Jardim Rodrigues
LARA VINHOLES
LEONY MORGANA GALLIANO
LORENA DE LIMA OPPELT
LUAN NASCIMENTO DA SILVA
LUCAS THOMAS DE FREITAS
LUCAS VARGAS BOZZATO
LUCIANA MAIA GARCIAS
LUIZA GASTMANN DA SILVA
MARCELO COZZENSA DA SILVA2
MARLOS RODRIGUES DOMINGUES1
MAURÍCIO MACHADO
PATRÍCIA DA ROSA LOUZADA DA SILVA
RICARDO BARBOSA DA SILVA
ROSE MERI SANTOS DA SILVA2
STEPHANIE SANTANA PINTO2
TAIRÃ GONÇALVES SOARES
THABATA VIVIANE BRANDAO GOMES2
VITOR HAFELE
VIVIAN HERNANDEZ BOTELHO
WESLEY BIERHALS FERNANDES

Página gerada em 03/07/2022 06:35:06 (consulta levou 0.151253s)