Nome do Projeto
GEFDDIM
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/04/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Reuniões de Formação para os professores de estágio vinculados ao CLMD

Objetivo Geral

Compreender processos de constituição de saberes docentes a partir dos Estágios de Matemática dos alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática nas modalidades Presencial e a Distância, nas modalidades de Educação Formal e Não Formal

Justificativa

O Grupo de Estudos de Formação Docente a Distância em Matemática se inicia em 2014 a partir das reuniões sistematizadas entre professores orientadores e coorientadores de estágios curriculares supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. A partir de 2017, o GEFDDIM conta também com professores de estágios curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade Presencial.
O grupo conta com professores que se mobilizam para compreender de que forma os conhecimentos de matemática da educação Básica podem ser trabalhados a distância com os alunos, e como constituir o conhecimento Matemático frente às diversas realidades encontradas no estado. Diante da necessidade de estudos aprofundados a respeito das práticas docentes em Ensino Superior que levem o nosso aluno a lidar com as diversidades e com as possibilidades encontradas na prática docente, o Grupo de Estudos de Formação Docente em Matemática a Distância se mostra uma alternativa de discussão e produção de conhecimento entre professores de Matemática.

Metodologia

Reuniões, presenciais e a distância, sistematizadas para discussão de temas propostos; Leituras de textos especializados; Apresentação de palestrantes externos; Pesquisas a respeito dos temas estudados (vinculação com projeto de pesquisa); Apresentações de seminários; Divulgação dos conhecimentos produzidos através dos diferentes meios.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o Grupo de Estudos GEFDDiM incentive a discussão entre professores de estágio acerca dos saberes constituintes do mesmo, levando a compreensão de diversos temas oriundos das práticas de estágio em Matemática nas modalidades presencial e a distância.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIANA SILVEIRA BILHALVA
ALINE GOULART DA SILVEIRA
ARUANA DA ROSA SEDRES
CHARLENE PIMENTA PORTO BORGES
FABIANE CARVALHO BÖHM
GABRIANI SILVEIRA MOTA
LISIANE JAQUES RODRIGUES SCHERWENSKE
LOURDES HELENA RODRIGUES DOS SANTOS
MARA LISIANE SIEVERT
MELISSA DE SOUZA RABASSA COLVARA
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos3
SANDRA LÚCIA DE OLIVEIRA SCHMIDT SOARES
SILVIA PRIETSCH WENDT5
SIMONE BASSI MACHADO
TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS

Página gerada em 25/04/2024 20:35:57 (consulta levou 0.151806s)