Nome do Projeto
GEFDDIM
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/04/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Reuniões de Formação para os professores de estágio vinculados ao CLMD
Objetivo Geral
Compreender processos de constituição de saberes docentes a partir dos Estágios de Matemática dos alunos dos Cursos de Licenciatura em Matemática nas modalidades Presencial e a Distância, nas modalidades de Educação Formal e Não Formal
Justificativa
O Grupo de Estudos de Formação Docente a Distância em Matemática se inicia em 2014 a partir das reuniões sistematizadas entre professores orientadores e coorientadores de estágios curriculares supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. A partir de 2017, o GEFDDIM conta também com professores de estágios curriculares do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade Presencial.
O grupo conta com professores que se mobilizam para compreender de que forma os conhecimentos de matemática da educação Básica podem ser trabalhados a distância com os alunos, e como constituir o conhecimento Matemático frente às diversas realidades encontradas no estado. Diante da necessidade de estudos aprofundados a respeito das práticas docentes em Ensino Superior que levem o nosso aluno a lidar com as diversidades e com as possibilidades encontradas na prática docente, o Grupo de Estudos de Formação Docente em Matemática a Distância se mostra uma alternativa de discussão e produção de conhecimento entre professores de Matemática.
O grupo conta com professores que se mobilizam para compreender de que forma os conhecimentos de matemática da educação Básica podem ser trabalhados a distância com os alunos, e como constituir o conhecimento Matemático frente às diversas realidades encontradas no estado. Diante da necessidade de estudos aprofundados a respeito das práticas docentes em Ensino Superior que levem o nosso aluno a lidar com as diversidades e com as possibilidades encontradas na prática docente, o Grupo de Estudos de Formação Docente em Matemática a Distância se mostra uma alternativa de discussão e produção de conhecimento entre professores de Matemática.
Metodologia
Reuniões, presenciais e a distância, sistematizadas para discussão de temas propostos; Leituras de textos especializados; Apresentação de palestrantes externos; Pesquisas a respeito dos temas estudados (vinculação com projeto de pesquisa); Apresentações de seminários; Divulgação dos conhecimentos produzidos através dos diferentes meios.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o Grupo de Estudos GEFDDiM incentive a discussão entre professores de estágio acerca dos saberes constituintes do mesmo, levando a compreensão de diversos temas oriundos das práticas de estágio em Matemática nas modalidades presencial e a distância.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIANA SILVEIRA BILHALVA | |||
ALINE GOULART DA SILVEIRA | |||
ARUANA DA ROSA SEDRES | |||
CHARLENE PIMENTA PORTO BORGES | |||
FABIANE CARVALHO BÖHM | |||
GABRIANI SILVEIRA MOTA | |||
LISIANE JAQUES RODRIGUES SCHERWENSKE | |||
LOURDES HELENA RODRIGUES DOS SANTOS | |||
MARA LISIANE SIEVERT | |||
MELISSA DE SOUZA RABASSA COLVARA | |||
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 3 | ||
SANDRA LÚCIA DE OLIVEIRA SCHMIDT SOARES | |||
SILVIA PRIETSCH WENDT | 5 | ||
SIMONE BASSI MACHADO | |||
TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS |