Nome do Projeto
terapia ocupacional na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/05/2018 - 16/05/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O curso de Terapia Ocupacional foi fundado na Universidade Federal de Pelotas no ano de 2010, a falta de profissionais na rede leva a um desconhecimento da comunidade a respeito da profissão, desde seu inicio o curso busca aproximar-se da população de Pelotas mostrando a importância da atuação deste profissional na saúde, educação, assistência social e cultura. Além disso sabe-se que os alunos do ensino médio tem muitas dúvidas em relação a universidade, sobre ingressar ou não e principalmente na escolha do curso. Conversar com universitários, trocar experiências, entender o funcionamento da universidade, as oportunidades disponíveis, torna a universidade mais palpável e facilita as escolhas dos adolescentes,principalmente para aqueles em situações de vulnerabilidade social.

Objetivo Geral

Aproximar a universidade dos alunos do ensino médio da rede pública estadual, municipal e da rede privada de Pelotas, afim de facilitar as escolhas dos futuros acadêmicos.

Justificativa

Os alunos do ensino médio enfrentam o dilema da escolha em ir ou não para a universidade, a pressão social é grande, apontando para alguns a universidade como único caminho enquanto desencoraja outros como se fosse algo inatingível, este projeto visa levar através do dialogo a vivências dos universitários para dentro da escola afim de desmistificar essa realidade, da mesma forma que favorece a aproximação da terapia ocupacional da população de Pelotas.

Metodologia

Será feito contato com as escolas que ofertam turmas de ensino médio em Pelotas para apresentação do projeto, sendo interesse da escola recebe-lo será agendado uma data para a apresentação.
No dia agendado será feita uma apresentação inicial sobre a UFPel e o curso de Terapia Ocupacional e logo uma roda de conversas com os estudantes para troca de experiências e sanar dúvidas em relação ao tema abordado. O tempo da apresentação será acordado com a direção da escola.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o projeto consiga atingir o maior número de escolas e turmas de ensino médio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ DOS SANTOS PAES
BRUNA IRIGONHE RAMOS
CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA
DIENIFER DA SILVA GARCIA
JULIANA MACEDO DE SOUZA
LEONICE DIAS MACHADO
LETÍCIA SABOIA DA SILVA6
MARIA KLARA CHAVES MOTTA DA COSTA
RODRIGO DA SILVA VITAL2

Página gerada em 27/04/2024 00:18:25 (consulta levou 0.139504s)