Nome do Projeto
II CONGRESSO INTERNACIONAL DA CARIOBRA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/05/2018 - 13/06/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Odontologia, apesar dos inúmeros avanços técnico-científicos atingidos nas últimas décadas, tem sido constantemente desafiada em termos de implementar suas práticas com base em sólidos princípios e na melhor evidência disponível. O conhecimento de qualidade produzido na academia nem sempre consegue chegar aos cirurgiões-dentistas e demais profissionais da área de saúde de modo direto, e com possibilidade de aplicação na rotina de atendimento de pacientes. Esse mesmo cenário acontece com a Cariologia e com os princípios da Odontologia de Promoção de Saúde e da Prática Odontológica Minimamente Invasiva. Embora uma quantidade crescente de evidência seja produzida nos centros de pesquisas e Universidades, a translação desse conhecimento para os profissionais de saúde deve ser realizada através de eventos voltados a esses profissionais. No Brasil e no contexto internacional, não são organizados com frequência congressos e eventos para os dentistas dedicados a discutir estratégias para melhorar a saúde bucal.

Objetivo Geral

O objetivo desse evento com ênfase em Cariologia é discutir e debater estratégias para tratar indivíduos ou populações que tenham doença cárie ou erosão. Para que esse tratamento seja efetivo, é preciso entender o indivíduo e seu contexto, identificando qual é o ponto de desiquilíbrio psicossocial capaz de explicar o surgimento destas e de outras doenças bucais. Através de palestras, simpósios e discussões, envolvendo a comunidade local, professores e pesquisadores brasileiros e de diversos países do mundo, objetiva-se discutir a melhor evidência científica disponível, e viabilizar a implementação de estratégias de tratamento para a cárie e erosão dentária, sempre no contexto de aplicação para as realidades regionais dos participantes.

Justificativa

Assim, as principais contribuições desse evento serão promover, tanto no âmbito do ambiente de ensino acadêmico, mas sobretudo junto aos profissionais que atuam diretamente prestando cuidados de saúde à população, discussões e apresentações que possam qualificar a prestação de serviço odontológico e de atividades afins. Um dos aspectos inovadores do evento é o foco nos profissionais da rede de atenção pública em saúde, além da discussão de elementos que podem contribuir para a melhora dos currículos acadêmicos nas faculdades que estarão representadas no Congresso.

Metodologia

Programação do evento

26/05/2018 – Sexta – Evento Pré-Congresso
“Terapias para a cárie dentária”
Público-alvo: dentistas da rede pública de atenção à saúde bucal, acadêmicos e profissionais de Odontologia. Palestrantes: Jaime Cury e Marisa Maltz
Evento: 27 a 29/05/2018
Dia 27/05/2018
Horário Atividade
08:30 – 09:00 Abertura do Congresso: Perspectivas para a Cariologia Integrada à Clinica Odontológica – Passado, presente e futuro
Palestrante: Prof. Flávio Demarco (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel) e Profa. Dra. Marisa Maltz (Presidente CarioBra e Ex-Presidente ABOPREV)
09:30 – 10:30 Behaviour interventions for treating dental caries
Profa. Dra. Cynthia Pine (London, UK)
10:30 – 11:00 Coffee-Break
11:00 – 12:00 Strategies for caries treatment
Prof. Dr. D. Birkhed (Gothenburg Sweden)
13:00 – 14:00 Apresentação de trabalhos científicos
14:00 – 16:00 Sistema internacional para classificação e manejo da cárie
Profa. Dra. Mariana Braga (USP)
16:00 – 16:30 Coffee-Break
16:30 – 18:00 CARS – Secondary caries – do they actually exist?
Profa. Dra. Marie-Charlotte Huysmans (Radboud University of Nijmegen – The Netherlands)
18:30 – 19:30
Dia 28/05/2018
Horário
08:00 – 09:00
09:00 – 10:30
dentistry
Prof. Dr Nair Wilson (Kings College London - UK)
10:30 – 11:00 Coffee-break
11:00 – 12:00 Como conseguir excelentes resultados restauradores com procedimentos menos invasivos? Prof. Dr. Ronaldo Hirata (New York University - USA)
13:00 – 14:00 Apresentação de trabalhos científicos
14:00 – 15:30 Erosão e desgaste dentário: quando é um problema clínico e como intervir?
Profa. Dra. Ana Carolina Magalhães (FOB- USP) e Marie-Charlotte Huysmans
15:30 – 16:00 Coffee-Break
16:00 – 18:00 Simpósio: É preciso controlar o consumo de alimentos cariogênicos e erosivos?
Professores dos Programas de Nutrição, Odontologia e Epidemiologia da UFPel e do Programa de Saúde e Comportamento da UFPel.
18:30 – 19:30
Dia 29/05/2018
Assembléia Geral CarioBra
Apresentação de trabalhos científicos
Atividade
Apresentação de trabalhos científicos
Criteria for keeping or replacing restorations – how to improve oral health delivery in restorative
Atividade
Painel Master I – O que é doença cárie e como se intervém nela? (Doença comportamental)
Horário
08:30 – 09:30
Painelistas:
Todos os professores, coordenação Cynthia Pine
10:00 – 11:00 Painel Master II – O tratamento das lesões de cárie: quando restaurar e como monitorar as restaurações.
Painelistas:
Todos os professores, coordenação Nair Wilson
11:00 – 12:00 Sessão de Premiação Encerramento do Congresso

Indicadores, Metas e Resultados

A CarioBra - Sociedade Brasileira de Cariologia, foi criada a partir da ABOBREV (Associação Brasileira de Promoção de Saúde Bucal), cujo histórico pode ser conferido no site http://www.cariobra.com.br/sobre/aboprev- associacao-brasileira-de-odontologia-de-promocao-de-saude.
A ABOPREV teve um papel preponderante na promoção de saúde bucal no Brasil. Foi uma sociedade onde conceitos de promoção de saúde foram estudados e difundidos entre os cirurgiões dentistas, estudantes de odontologia e para a comunidade em geral. A ABOPREV foi responsável pela implementação de várias ações de promoção de saúde bucal devido seu trabalho com a comunidade e as instituições governamentais. A ABOPREV contribuiu de maneira decisiva na incorporação dos conceitos de promoção de saúde em diferentes associações de cirurgiões dentistas como a Periodontia, Odontopediatria, entre outros. A ABOPREV realizou ao longo das últimas décadas dezenas de eventos voltados à promoção de saúde, sendo qua a maioria de suas edições contou com centenas de participantes.
Considerando que no Brasil não havia uma Associação que representasse os cirurgiões dentistas e estudantes de odontologia vinculados à disciplina de Cariologia, disciplina que estuda a cárie dentária desde o seu processo até o tratamento da sequela desta doença, no dia 28 de abril de 2015, na Assembleia Extraordinária da ABOPREV, dicidiu-se transformar a ABOPREV em CarioBra – Sociedade Brasileira de Cariologia. Frente a às mudanças no entendimento do diagnóstico, prevenção, tratamento da doença e tratamento restaurador, surge a CarioBra (Sociedade Brasileira de Cariologia) com a finalidade de discutir de forma integrada os conhecimentos

biológicos e físicos químicos básicos do processo da formação da lesão, diagnóstico da doença, decisão de tratamento, medidas preventivas, tratamento da doença cárie e o tratamento restaurador.
O primeiro congresso da CarioBra ocorreu em Porto Alegre, de 29 de setembro a 1 de outubro de 2016, tendo sido considerado um sucesso pelos participantes e organizadores. Os 350 assentos disponibilizados no auditório foram rapidamente esgotados, sendo que diversos profissionais e estudantes de odontologia não conseguiram realizar sua inscrição. Esse fato denota o quanto esse congresso é valorizado pela Odontologia Brasileira, que encontra em suas edições uma forma de se atualizar frente aos principais temas relacionados à Cariologia e a Odontologia, ouvindo e debatendo com grandes pesquisadores e educadores do Brasil e do mundo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE MELLO PORCIUNCULA
ANA BEATRIZ LIMA DE QUEIROZ
ANDREIA DRAWANZ HARTWIG
ANDRESSA GOICOCHEA MOREIRA
ANDRESSA PRIEBE FIGUEIRÓ
CATARINA BORGES DA FONSECA CUMERLATO
CINTHIA STUDZINSKI DOS SANTOS
CÁCIA SIGNORI
ELENARA FERREIRA DE OLIVEIRA44
FERNANDA GONÇALVES DA SILVA
GABRIEL SCHMITT DA CRUZ
GIANA DA SILVEIRA LIMA29
GIOVANNA RODRIGUES ROGINA DIAS
GUILHERME DA LUZ SILVA
HENRIQUE LUIZ FEDALTO
IVAM FREIRE DA SILVA JÚNIOR
JUAN PABLO AITKEN SAAVEDRA
JULIANA LAYS STOLFO UEHARA
JULIANA SILVA RIBEIRO
KAREN DO NASCIMENTO LOPES
KATIELLE VALENTE BRAUNER
LARISSA TAVARES HENZEL
LETICIA CARNEIRO
Leina Nakanishi
MARCOS BRITTO CORREA24
MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI
MARINA CHRIST FRANCO
MAXIMILIANO SERGIO CENCI29
MORGANA FAVETTI ALVES
PÉTERSON OLIVEIRA BOEIRA
RAFAEL RATTO DE MORAES4
RENATA ULIANA POSSER
TATIANA PEREIRA CENCI19
THAIS MAZZETTI
THAÍS DA SILVA VIEIRA
THAÍS GIODA NORONHA
VERÔNICA PEREIRA DE LIMA
WAGNER DA SILVA NOLASCO
WELLINGTON LUIZ DE OLIVEIRA DA ROSA40

Página gerada em 29/03/2024 02:41:23 (consulta levou 0.247050s)