Nome do Projeto
PRIMEIROS SOCORROS - aproximando a escola e a academia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/06/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Primeiros socorros são definidos como a avaliação e o manejo inicial de uma situação aguda que podem ser realizadas pelo leigo (ou pela própria
vítima) sem nenhum equipamento (ou mínimo) com o objetivo de resolver ou minimizar os danos do agravo.1,2 Situações de emergência são
comuns: uma crise convulsiva, uma queimadura, uma fratura e diversas outras. O leigo pode se deparar com a necessidade de oferecer o manejo
inicial para algumas dessas situações, pelo menos até que o atendimento profissional se realize. A educação dos nossos jovens é tema de inegável
relevância.
Objetivo Geral
O objetivo geral é ensinar e treinar o manejo das diversas situações que necessitam de primeiros socorros por leigos (não profissionais), bem como
aprender com cada um dos participantes, na sua respectiva área de estudo, habilidades e conhecimentos que possam ser úteis para a
disseminação do conteúdo pertinente ao projeto.
aprender com cada um dos participantes, na sua respectiva área de estudo, habilidades e conhecimentos que possam ser úteis para a
disseminação do conteúdo pertinente ao projeto.
Justificativa
Os conhecimentos para prevenir, reconhecer e manejar inicialmente as situações de emergência na área da saúde (primeiros socorros) são
relevantes para todo cidadão adulto. Infelizmente, no nosso meio, o currículo escolar não costuma contemplar esses ensinamentos. Nesse sentido,
justifica-se o presente projeto, que visa treinar jovens adultos para a competência nessa área.
Por outro lado, essas habilidades e conhecimentos, estão restritas ao ambiente acadêmico, sendo fundamental sua disseminação na comunidade,
a qual carece desse aprendizado. A academia encontra-se limitada em seu anseio por disseminar o conhecimento para a comunidade. Nesse
sentido, o projeto reveste-se de uma importância transcendental: a participação ativa e proativa dos jovens leigos no sentido de efetivar o
interfaceamento com a comunidade.
relevantes para todo cidadão adulto. Infelizmente, no nosso meio, o currículo escolar não costuma contemplar esses ensinamentos. Nesse sentido,
justifica-se o presente projeto, que visa treinar jovens adultos para a competência nessa área.
Por outro lado, essas habilidades e conhecimentos, estão restritas ao ambiente acadêmico, sendo fundamental sua disseminação na comunidade,
a qual carece desse aprendizado. A academia encontra-se limitada em seu anseio por disseminar o conhecimento para a comunidade. Nesse
sentido, o projeto reveste-se de uma importância transcendental: a participação ativa e proativa dos jovens leigos no sentido de efetivar o
interfaceamento com a comunidade.
Metodologia
Os estudantes leigos receberão o material para estudar com antecedência de um mês. Comparecerão em uma data previamente agendada para
realizar um pré-teste sobre os conhecimentos que tem – e que adquiriram com o material enviado – com vinte e cinco minutos de duração utilizando
um projetor de multimídia (sem uso de papel para imprimir as questões). Na próxima semana haverá uma aula expositiva sobre primeiros socorros
e prática com simulação. Na outra semana, aula sobre RCP adulto e prática com manequins. Na outra semana, aula sobre RCP pediátrica e prática
com manequins. Na última semana, uma aula sobre avaliação da cena no trauma e prática com simulação.
realizar um pré-teste sobre os conhecimentos que tem – e que adquiriram com o material enviado – com vinte e cinco minutos de duração utilizando
um projetor de multimídia (sem uso de papel para imprimir as questões). Na próxima semana haverá uma aula expositiva sobre primeiros socorros
e prática com simulação. Na outra semana, aula sobre RCP adulto e prática com manequins. Na outra semana, aula sobre RCP pediátrica e prática
com manequins. Na última semana, uma aula sobre avaliação da cena no trauma e prática com simulação.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final, todos alunos devem fazer uma prova prática padrão OSCE (Organized and Strutured Clinical Examination) sobre RCP adulto, RCP
pediátrico, primeiros socorros e avaliação da cena do trauma.
pediátrico, primeiros socorros e avaliação da cena do trauma.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX DIAS SCHUG | |||
ALINE GOMES KRÜGER | |||
CLAUDIA CALDEIRA GOMES | 6 | ||
EDUARDA SOCOOWSKI HERNANDES MIRAPALHETA PIRES | |||
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA | |||
KAUAN MACHADO CAMPOS | |||
LAURA DA SILVA STOCKER | |||
MARCELA KNUTH GAYER | |||
NATHALIA FONTELLA STURBELLE | |||
PEDRO JUNIOR DE OLIVEIRA VOLCAN | |||
RAYSSA BRUNA MARTINS | |||
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 6 | ||
VICTOR ESPÍNDOLA VIEIRA DA SILVA | |||
VÍTOR VERGARA DA SILVA |