Nome do Projeto
Curso de Termodinâmica para Secundaristas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/07/2018 - 10/08/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Curso apresenta uma introdução ao conceitos básicos da Termodinâmica para estudantes do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense. Através do uso de experimentos simples e de baixo custo, serão discutidos os conceitos de calor, temperatura, energia interna, calor específico, dilatação térmica , a lei zero e primeira lei da Termodinâmica.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é duplo. 1) Criar para os estudantes do ensino médio uma oportunidade de aproximação com os conceitos físicos da Termodinâmica a partir de uma abordagem diferenciada embasada em experimentos e discussão de conceitual; 2) Oportunizar aos professores em formação do curso de Licenciatura em Física da UFPel uma situação efetiva de sala de aula do ensino médio onde os professores em formação possam propor, planejar, executar e avaliar atividades pedagógicas que visem o aprendizado e a formação ampliada de uma turma de alunos de ensino médio.

Justificativa

Os alunos do curso de Licenciatura necessitam, cada vez mais, se aproximar da realidade da sua futura atuação profissional e desenvolver suas habilidades em trabalhar os conceitos pedagógicos vistos em sala de aula. Este projeto vem ao encontro desta necessidade.Os professores em formação prepararam um curso sobre o tema Calor e Temperatura para os alunos do ensino médio como forma de exercitar sua função de professor e aplicar seus conhecimentos de sala de aula em uma turma do Colégio Municipal Pelotense. Os alunos de uma escola publica, terão, por sua vez, uma oportunidade de interagir com os conceitos físicos através do uso de experimentos. Estes estudantes terão a oportunidade também de conhecer estudantes de ensino superior e com eles trocar experiências.

Metodologia

O projeto se desenvolverá em quatro encontros onde serão abordados conceitos básicos de Termodinâmica. As atividades serão elaboradas levando em consideração as teorias de ensino aprendizagem estudas nas disciplinas de Instrumentação para o Ensino da Física I. Para isso, serão usados recursos áudio-visuais, aulas demonstrativas utilizando experimentos, elaboração de mapas conceituais e outros recursos. O projeto promoverá a interação entre o professor em formação e o aluno da escola com a finalidade de estabelecer um processo de construção coletiva e efetiva do conhecimento.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a elaboração dos conceitos de Termodinâmica pelos estudantes do ensino médio e a qualificação dos professores em formação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO5
RENATA BELMUDES SCHNEIDER
THISSIANA DA CUNHA FERNANDES
VINICIUS FONSECA HERNANDES
WILLIAM LUDWIG ZASTROV
victor braz iturriet

Página gerada em 29/03/2024 10:34:33 (consulta levou 0.123489s)