Nome do Projeto
Reflexões para uma Educação Liberal: Thomas Sowell e o “Conflito de Visões” como paradigma para uma Educação Liberal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/06/2018 - 13/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O presente projeto pretende, inicialmente, resgatar a tradição das chamadas "artes liberais" (Trivium e Quadrivium) no contexto de um debate sobre temas contemporâneos interdisciplinares, atinentes à ética, à política, à educação, à economia, etc. Nesse sentido, tal projeto será uma tentativa de se promover um debate que tenha como foco a "formação" dos participantes.
Objetivo Geral
Esclarecer o que são as "artes liberais"
Expor em que sentido se pode falar em uma "educação liberal"
Promover o debate de temas de interesse interdisciplinar, especialmente daqueles oriundos da filosofia, da educação, da política, da economia, entre outras
Fomentar o debate em torno dos temas propostos para estudo
Expor em que sentido se pode falar em uma "educação liberal"
Promover o debate de temas de interesse interdisciplinar, especialmente daqueles oriundos da filosofia, da educação, da política, da economia, entre outras
Fomentar o debate em torno dos temas propostos para estudo
Justificativa
Tal projeto se justifica em virtude da necessidade urgente de desenvolvermos ferramentas para o aprendizado, para a discussão e para a formação. O resgate das assim chamadas "artes liberais", especialmente do Trivium, se mostra necessário para que possamos tratar com seriedade problemas fundamentais e comuns a áreas como filosofia, educação, economia, política, etc. Nesse sentido, o presente projeto pretende preencher uma lacuna e fomentar a discussão razoável de temas fundamentais. Com efeito, o estudo de uma 'educação liberal' tem como propósito enfrentar alguns problemas endêmicos em nossa educação, como, por exemplo:
1. O problema de nossos estudantes não conseguirem definir adequadamente um conceito, de não conseguirem estabelecer distinções e de não conseguirem oferecer um argumento bem estruturado na defesa de um ponto;
2. O problema de nossos estudantes não conseguirem estabelecer conexões entre o que aprendem, isto é, de não serem capazes de dar unidade ao conhecimento;
3. O problema de nossos estudantes rapidamente esquecerem o que aprendem e de terem pouco interesse em saber mais.
Esses são apenas alguns dos problemas. Mas penso que eles apontam para a importância de uma 'educação liberal', uma vez que a educação liberal está preocupada em aperfeiçoar (tornar excelentes) as nossas faculdades. E o ensino atual está mais preocupado com a memorização (frequentemente momentânea) de algumas informações do que com o aperfeiçoamento das faculdades mesmas. Em suma, os estudantes não são devidamente ensinados a pensar. Uma interessante abordagem desse problema é feita, por exemplo, no ensaio de Dorothy Sayers (1893-1957), “Tools for Learning” (1947).
1. O problema de nossos estudantes não conseguirem definir adequadamente um conceito, de não conseguirem estabelecer distinções e de não conseguirem oferecer um argumento bem estruturado na defesa de um ponto;
2. O problema de nossos estudantes não conseguirem estabelecer conexões entre o que aprendem, isto é, de não serem capazes de dar unidade ao conhecimento;
3. O problema de nossos estudantes rapidamente esquecerem o que aprendem e de terem pouco interesse em saber mais.
Esses são apenas alguns dos problemas. Mas penso que eles apontam para a importância de uma 'educação liberal', uma vez que a educação liberal está preocupada em aperfeiçoar (tornar excelentes) as nossas faculdades. E o ensino atual está mais preocupado com a memorização (frequentemente momentânea) de algumas informações do que com o aperfeiçoamento das faculdades mesmas. Em suma, os estudantes não são devidamente ensinados a pensar. Uma interessante abordagem desse problema é feita, por exemplo, no ensaio de Dorothy Sayers (1893-1957), “Tools for Learning” (1947).
Metodologia
A metodologia do presente projeto envolverá:
1. Divulgação do mesmo nas redes sociais (com uma página específica para ele) e mediante a confecção de cartazes e banners, os quais serão amplamente divulgados para que cheguem aos diversos campi da Ufpel e de outras instituições. Cabe enfatizar que a divulgação a partir de uma página na internet de das redes sociais cumprirá de forma abrangente o propósito da divulgação.
2. A consecução do projeto envolverá A) A leitura de textos previamente disponibilizados e B) O debate em torno desses textos nos encontros realizados quinzenalmente, os quais serão mediados pelo coordenador do projeto
1. Divulgação do mesmo nas redes sociais (com uma página específica para ele) e mediante a confecção de cartazes e banners, os quais serão amplamente divulgados para que cheguem aos diversos campi da Ufpel e de outras instituições. Cabe enfatizar que a divulgação a partir de uma página na internet de das redes sociais cumprirá de forma abrangente o propósito da divulgação.
2. A consecução do projeto envolverá A) A leitura de textos previamente disponibilizados e B) O debate em torno desses textos nos encontros realizados quinzenalmente, os quais serão mediados pelo coordenador do projeto
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se:
1. Uma ampla compreensão das artes liberais e de sua importância
2. Debates profícuos em torno dos temas propostos
3. Um maior esclarecimento tanto das habilidades que permitem o debate quanto dos temas debatidos e da importância da interdisciplinaridade na discussão desses temas
1. Uma ampla compreensão das artes liberais e de sua importância
2. Debates profícuos em torno dos temas propostos
3. Um maior esclarecimento tanto das habilidades que permitem o debate quanto dos temas debatidos e da importância da interdisciplinaridade na discussão desses temas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS ADRIANO FERRAZ | 4 | ||
JOHN FLORINDO DE MIRANDA | |||
PAULO LISANDRO AMARAL MARQUES | 4 | ||
RAFAEL CAVAGNOLI | 4 |