Nome do Projeto
Periodontia Clínica e Contemporânea
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2018 - 30/11/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Este projeto visa promover aos alunos conhecimentos científicos e técnicos acerca das diversas modalidades terapêuticas periodontais, como o uso de terapias adjuntas ao tratamento periodontal convencional e a realização de cirurgias periodontais. Por meio de atendimentos clínicos semanais e discussões científicas periódicas, alunos extensionistas, graduandos e graduados, prestarão atendimento clínico à população que necessita desse tipo de atendimento especializado. O projeto visa a redução da demanda desse tipo de atendimento, atualmente não disponível na Unidade, associando o atendimento clínico a discussões científicas periódicas. Os professores do núcleo de Periodontia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) serão os responsáveis pela orientação dos alunos extensionistas, podendo, também contar com a colaboração de outros servidores ou cirurgiões-dentistas externos à UFPel. O projeto utilizará as seguintes metodologias: aulas práticas laboratoriais, aulas práticas com abordagem clínica de pacientes, discussões de casos clínicos, discussão de artigos científicos relevantes no diagnóstico e tratamento de lesões periodontais avançadas, momentos de discussão teórica e prática incluindo membros externos, professores da instituição, alunos de pós-graduação e de graduação.

Objetivo Geral

Oferecer ao aluno extensionista conhecimentos mais aprofundados para o diagnóstico e classificação
das doenças periodontais, além da execução de planejamento e plano de tratamento periodontal de condições bucais severas. Abordagem de tratamentos cirúrgicos ou não cirúrgicos, incluindo novas terapias sempre que possível. Capacitar o aluno para o planejamento e execução de procedimentos cirúrgicos mucogengivais, os quais possuem alta demanda estética e baixa resolutividade nas atuais clínicas desta Faculdade. Com esta proposta, o projeto pretende reduzir a alta demanda de pacientes que necessitam atendimento especializado e o procuram na faculdade de Odontologia, e que atualmente não
são atendidos por falta de recursos humanos especializados. ainda nos momentos de discussões teóricas, o projeto visará qualificar cirurgiões-dentistas da rede privada e pública, auxiliando na atualização desses profissionais.

Justificativa

O projeto justifica-se por proporcionar ao aluno extensionista o conhecimento científico associado a abordagem clínica das diversas formas de terapias periodontais. As doenças periodontais estão descritas entre as doenças mais prevalentes que acometem o ser humano. Os tipos mais severos estão classificados como a sexta maior causa de enfermidades pela Organização Mundial de Saúde. Novas terapias tem sido propostas para aumentar a efetividade e melhorar os resultados obtidos com o tratamento, levando a uma redução do número de dentes perdidos e melhor qualidade de vida dos pacientes. Este projeto visa o estabelecimento de novas estratégias dentro desta Faculdade como: tratamento de lesões de furca e defeitos ósseos, cirurgias mucogengivais, laserterapia, abordagem da inter-relação Periodontia e Prótese dentária, Periodontia e Endodontia, Periodontia e Ortodontia, entre outras. Além disso, o projeto justifica-se devido à alta demanda de pacientes com comprometimento
periodontal que procuram por atendimento odontológico na Unidade e atualmente não têm suas necessidades atendidas nas clínicas oferecidas regularmente na graduação.

Metodologia

Aulas práticas laboratoriais; Aulas práticas com abordagem clínica de pacientes; Discussões
de casos clínicos; Discussão de artigos científicos relevantes no diagnóstico e tratamento de lesões
avançadas; Momentos de discussão teórica e prática incluindo membros externos, professores da instituição, alunos de pós-graduação e de graduação.

Indicadores, Metas e Resultados

Anualmente, visa-se envolver vinte alunos extensionistas, sendo os atendimentos clínicos realizados em dupla. Dessa maneira, espera-se que, semanalmente, dez a vinte pacientes sejam atendidos pelo projeto. Isso poderá vir a representar uma média de 500 atendimentos anuais, reduzindo a grande demanda enfrentada atualmente pela Unidade. Além disso, espera-se que os alunos extensionistas aprimorem suas habilidades técnicas e científicas no decorrer de suas participações no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA FLÁVIA LEITE PONTES
ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM
ANDRESSA OLIVEIRA WENNESHEIMER
BRUNA OLIVEIRA DE FREITAS
BRUNA SILVA SCHIEVELBEIN
CARLA MAÍSA DA SILVA
CAROLINA SCHUSTER OURIQUES
CAROLINA XIMENDES DOS SANTOS
CAROLINE FERNANDES E SILVA
CONRADO RICHEL GOULART
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ7
GIOVANE HISSE GOMES
JOSE ANTONIO MESQUITA DAME5
JOSUE MARTOS5
JULIANA DOS SANTOS FEIJO
JÚLIA CORRÊA CENTENO
JÚLIA SCHMIDT
LARISSA MOREIRA PINTO
LUCIANO RODRIGUES DIAS JUNIOR
LUIS EDUARDO RILLING DA NOVA CRUZ5
MAISA CASARIN5
MARIANA DA SILVEIRA GOMES
MARINA STRELOW KOPERECK
NATALIA MARCUMINI POLA5
NATHALIA RIBEIRO JORGE DA SILVA
NATHALIA RIBEIRO JORGE DA SILVA
PEDRO PAULO DE ALMEIDA DANTAS
RAFAELA ZAZYKI DE ALMEIDA
RODRIGO SCHNEID LEVIEN
TAINÁ SANTOS DA ROSA
THAINÁ DE ALMEIDA FREITAS
THIAGO MARCHI MARTINS5
VALESCA DORO DIAS
VICTÓRIA KLUMB
YASMIM NOBRE GONÇALVES
ÊMILE DE MORAES

Página gerada em 26/04/2024 21:06:39 (consulta levou 0.218553s)