Nome do Projeto
Emprego de boas práticas no confinamento de bovinos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/08/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
O projeto versa sobre o treinamento de boas praticas aplicadas para manejadores de animais que trabalham junto a confinamentos de bovinos de corte da região sul, frente a exigencias estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e mercado de produção de carne. O treinamento de boas praticas dar-se-á através de visitas técnicas da equipe do projeto com os manejadores, semanalmente pré agendadas, com o intuito de inicialmente identificar os pontos críticos da unidade de confinamento, estabelecer metodologias que atendem as boas práticas de criação, capacitando assim, os envolvidos na produção de bovinos de confinamento.

Objetivo Geral

Qualificar os manejadores de bovinos em confinamento para atender às exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e mercado de produção da carne.

Justificativa

Visando atender à demanda de confinadores pela capacitacao técnica da mao de obra de acordo com normativas de bem estar animal buscar-se-à a identificação dos pontos críticos das unidades confinadoras, adequando-os às exigencias do mercado. Este treinamento visa a aplicação de regras para reduzir perdas e proporcionar um melhor ambiente de trabalho.

Metodologia

Reunião com os confinadores da região para estabelecer a implantação das boas práticas e bem estar animal visando a melhoria do manejo e instalações.
Conhecer a partir do fluxograma apresentados pelos manejadores, a rotina das unidades de confinamento;
Conversa com os manejadores de bovinos com o intituto de elencar os pontos críticos, favoráveis e das condições de trabalho na unidade de confinamento;
Aplicação de questionário para manejadores para a avaliação de seu entendimento de bem estar animal, condições de trabalho e sugestões de temas de seu interesse a serem abordados no treinamento;
Estabelecer um calendário de atividades visando otimizar as visitas técnicas;
Preparação de material didático (guia de boas práticas e bem estar animal, vídeos, avaliações, etc) aplicado a unidade de confinamento;
Se for detectada a necessidade de adequação das instalações da unidade de confinamento orientar-se-a os confinadores;
Treinamento dos manejadores para a aplicação das metodologias aprendidas e desenvolvidas durante as atividades práticas do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Melhorar o bem-estar animal da unidade;
Qualificação da mão de obra, valorizando os manejadores;
Vislumbrar a certificação da unidade de confinamento;
Diminuir a mortalidade de animais;
Aumento da rentabilidade dos confinadores

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARINA CRIZEL DA VARA
ISABEL LENZ FONSECA
ISABELLA DIAS BARBOSA SILVEIRA10
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO5
MABEL MASCARENHAS WIEGAND10
RENATA ESPÍNDOLA DE MORAES
ROBERTA FARIAS SILVEIRA

Página gerada em 20/04/2024 09:04:03 (consulta levou 0.359762s)