Nome do Projeto
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE ARROIO GRANDE - EDIÇÃO: PROF. MARISTELA CORRÊA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/11/2018 - 12/11/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil dia 20 de novembro, desde o ano de 2003, quando pela lei n°10.639/2003, foi informado sobre a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar, sendo oficialmente instituída no âmbito nacional pela lei n°12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, que foi um importante líder negro no Brasil, lutando para a libertação do seu povo e contra o sistema escravocrata. Na cidade de Pelotas/RS, o Seminário da Consciência Negra, acontece desde o ano de 2008, promovendo palestras, oficinas e debates, todos relacionados ao negro. Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante, que alavanque a discussão também em outras cidades do Rio Grande do Sul, mostrando a importância e contribuição do Negro. Levar essa temática até a cidade de Arroio Grande - RS, constituída por uma parcela considerável de negros na sua população, é um dos objetivos desse Projeto. A história oficial do Rio Grande do Sul sempre omitiu a importância da participação dos negros na Revolução Farroupilha e sua contribuição para a formação da cultura gaúcha. Com o objetivo de superar essa invisibilidade e resgatar a atuação dos Lanceiros Negros, por exemplo, a Semana da Consciência Negra de Arroio Grande vem com o intuito de reconhecer a importância que os descendentes africanos tiveram e têm na construção e constituição da sociedade brasileira, abordando temas referentes ao racismo, discriminação, desigualdades e inclusão do negro através da educação, como também a cultura africana herdada. Nos dias 9, 10 e 12 de novembro, data na qual o evento será promovido, o Grupo de Extensão e Pesquisa: Design, Escola e Arte/UFPel, NUAAD, Secretaria de Cultura de Arroio Grande e a UFPel, terão o objetivo de proporcionar aos seus participantes momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade para os moradores da cidade, dando visibilidade e importância ao negro na sociedade deste município, a fim de abrir espaço para valores culturais, divulgar a arte da comunidade negra e quilombola da cidade demonstrando formas de resistência, com base na vida da Professora Maristela Corrêa, que será homenageada no evento. O projeto será desenvolvido por meio do NUAAD (Núcleo de Ações Afirmativas) da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), integrando munícipes arroiograndenses, bolsistas da UFPel, técnico-administrativos, professores, voluntários e alunos de vários cursos da UFPel, UNIPAMPA e UNIGRAN.

Objetivo Geral

Esse evento tem por objetivo democratizar e fomentar um questionamento que desafia a diversidade cultural como princípio educativo, tornando próximo ao entendimento dos moradores de Arroio Grande, no qual possam perceber a importância do negro na contribuição sócio-cultural, levando acesso a implementação e informação relacionada às ações afirmativas para este município, já que uma parcela dos estudantes da Universidade Federal de Pelotas oriundos da região sul vem desta cidade. Não esquecendo da troca de conhecimento e obtenção de experiências para os bolsistas, que participarão ativamente nas propostas do Seminário, criando um incentivo à realização de campanhas relacionadas ao melhor entendimento da importância da batalha do negro como agente contribuinte e de relevância na cidade de Arroio Grande, assim como da importância da comunidade negra no nosso Estado e do combate ao racismo e invisibilidade negra na cultura gaúcha. Além disso, podendo apoiar futuros eventos, que se realizarão a partir da Semana da Consciência Negra de Arroio Grande, nas esferas regional e municipal para monitoramento e avaliação das ações locais.


Objetivos Gerais:
Combater o preconceito, propondo a valorização do negro na sociedade e suas contribuições diretas. Tendo como importância para a UFPEL, o possível alcance dessas pessoas até a Universidade. Incentivar a participação de alunos, comunidade em geral e professores por meio da participação no evento;
Apresentar ao público os talentos e divulgar trabalhos artísticos da comunidade local;
Valorizar a beleza da mulher negra arroiograndense por meio de um concurso de beleza;
Dar visibilidade às personalidades negras do município de Arroio Grande-RS.

Justificativa

Para a comunidade a importância se dá na medida da extrema carência de contrapartidas educacionais /sociais e culturais, e, de eventos culturais, em especial, os ligados às Culturas Negras, neste segmento pode-se afirmar que não só em Pelotas/RS, essa temática de evento têm importância, mas na região toda, onde não há iniciativas similares à ora oferecida, tornado de extrema importância as ações propostas, que irão cobrir uma enorme lacuna nas ações estatais .

Metodologia

No primeiro dia de evento 09 de novembro, a organização do NUAAD, juntamente com a Secretaria de Cultura do município de Arroio Grande, realizará um desfile para escolha da mais Bela Negra da cidade, seguido da homenagem à professora Maristela Corrêa, além de fala de personalidades da cidade, que contarão as suas vivências, às contribuições do negro na cultura do município, além de mostra de artesanatos.
No segundo dia de evento 10 de novembro, será realizada a KIZOMBA na Praça, proposta estendida do SECONEP, na qual sempre surte efeito satisfatório, ajudando na inclusão e visibilidade do evento e exposição de artesanato.
Dia 12 de Novembro, realizaremos oficinas com os alunos das escolas do município e palestras com os professores e servidores das mesmas.
OFICINAS DE TOQUES: Os toques ministrados serão o resultado da mescla entre as células utilizadas na capoeira, nos cultos afro brasileiros, nas rodas de jongo, e de samba realizadas na cidade de Arroio Grande, assim como outros toques : vamunha, afoxé, congo de ouro, etc.... São como a personalidade dos Mestres que fazem questão de apresentar toques tradicionais, alguns mais cadenciados outros mais frenéticos , mas todos muito festivos. Nas oficinas os participantes estarão em contato direto com estes elementos , sua história , sua adaptação aos dias atuais, e sua luta pela sobrevivência. Contaremos com um mestre de bateria , de uma escola de samba do município. (máximo 2 horas de oficina)
OFICINA DE MÁSCARAS AFRICANAS: Serão elaboradas máscaras africanas com os alunos, na qual será disponibilizado o material e ministrado pelos bolsistas do DEA.
PALESTRAS PARA PROFESSORES E SERVIDORES: A temática da importância da data, remeterá a uma palestra sobre as cotas nas instituições de ensino superior e como encorajar os alunos para que sigam esse caminho, orientando desde as séries iniciais, a importância desse preenchimento das vagas destinadas aos negros, enfatizando ser um direito assistido à eles.

Indicadores, Metas e Resultados

A comunidade terá o seu saber revitalizado e aprimorado, terá contato com suas raízes culturais negras, com a culinária ao lado do fogão de lenha e dos pássaros, ouvir histórias, participar de danças,desfile, tocar instrumentos afro brasileiros, no momento do “Kizomba”, assistir apresentações culturais , participar de oficinas e rodas de conversa, etc.. Despertar a atenção do público em geral durante a roda de conversa e as atividades propostas, para a importância de valorizar as histórias, como forma de incentivá-los no desenvolvimento cultural.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN CAETANO CÂNDIDO
ANA KAROLINA GONÇALVES MORAES
ANDERSON MACHADO
DAMASIO DUVAL RODRIGUES NETO24
FÁBIO DOS SANTOS GONÇALVES
GABRIELA NOREMBERG PINTO
GEISELAINE PEREIRA DIAS
ISADORA CARDOSO CALEIRO
JOSÉ TABAJARA MARQUES GONÇALVES
LISIANE GOMES LEMOS
LOURIVALDO JOSE DA SILVA JUNIOR
MANUELLA CORRÊA MATHIAS
MARIA IOLANDA LEMOS GONÇALVES
RENAN GOMES LEMOS
ROSEMAR GOMES LEMOS48
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz
TEREZA CRISTINA BARBOSA DUARTE DOS SANTOS
Tassiele Viebrantz Cassuriaga

Página gerada em 24/04/2024 07:56:29 (consulta levou 0.182555s)