Nome do Projeto
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÕES, DESAFIOS E PROPOSITURAS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/07/2018 - 28/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
A avaliação educacional é um tema complexo e necessário de ser refletido pela comunidade escolar. Avaliar o processo educativo no sentido amplo e as ações docentes em contexto restrito demandam constante estudo e responsabilidade. Entendendo a importância do tema em questão, o presente projeto de extensão atende a necessidade da comunidade docente da Escola Estadual Neusa Paes do Amaral em estudar e refletir sobre a avaliação para fins de uma qualificada prática pedagógica, preocupada com o ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sócio-educacional dos envolvidos neste processo. Compreendendo que cabe a Universidade o constante diálogo com a Educação Básica e, diante da demanda, se fez oportuna a presente formação docente que, neste projeto de extensão, terá caráter de estudo reflexivo e propositivo frente ao tema avaliação educacional. Para isso, propõe ser um espaço formativo dialógico com a comunidade docente da referida escola.

Objetivo Geral

Estudar a avaliação educacional e seus desdobramentos no contexto escolar refletindo e problematizando as práticas avaliativas dos docentes no processo de ensino-aprendizagem escolar.

Justificativa

As universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país. Nesse sentido, desempenham suas atividades a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão. A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012). Aqui, deve se entender por Extensão Universitária “Atividades de interação entre a Universidade e outros setores da sociedade, com foco na formação recíproca e na transformação social” (art. 5 da Resolução nº10/2015/COCEPE/UFPel). Por isso, o projeto de Extensão AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÕES, DESAFIOS E PROPOSITURAS insere-se na perspectiva de “difusão do conhecimento produzido e a capacitação dos cidadão e profissionais comprometidos com a realidade social” (art. 10 da Resolução nº10/2015/COCEPE/UFPel). Foi construído atendendo a solicitação da comunidade externa de educadores já formados e atuantes na Rede Estadual de Educação, do município de Canguçu-RS, mais propriamente dita, a comunidade dos docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Neusa Paes do Amaral. A partir do contato da Supervisora Educacional Marivan Souza da Silva Vergara com a coordenadora do referido projeto, foi posto que os docentes da escola, preocupados com a situação educacional e com o constante aperfeiçoamento profissional, solicitaram estudos, orientações didático-pedagógicas e/ou capacitação/formação na área de avaliação educacional. Compreendendo que cabe a Universidade o constante diálogo com a Educação Básica e diante da demanda, se fez oportuna a presente formação docente que, neste projeto de extensão terá caráter de estudo reflexivo e propositivo frente ao tema avaliação educacional. Para isso, propõe ser um espaço formativo dialógico com a comunidade docente da referida escola. Sendo o tema da avaliação educacional um assunto presente e fundamental na ação docente, é salutar preocupar-se com o sistema educacional num contexto mais amplo de educação a fim de entender as nuances da avaliação e seu desdobrar-se na ação docente propriamente dita. Estudar com este grupo de docentes certamente resultará em reflexões que podem vir a promover a educação escolar, o ensino-aprendizagem nesta comunidade assim como a autoavaliação/reflexão sobre as práticas e posturas docentes.

Metodologia

Palestras; debates; reflexões; leituras e produções escritas.

Indicadores, Metas e Resultados

Garantir um espaço para estudar a avaliação educacional no contexto de sistema educacional e ação educativa/docente;
Promover a reflexão sobre o fazer pedagógico e as demandas educativas;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Giane Trovo Belmonte
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA12

Página gerada em 26/04/2024 13:35:20 (consulta levou 0.125197s)