Nome do Projeto
Ensino de Ciências em ação: projetos e sequências didáticas na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/10/2018 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto de extensão será desenvolvido em articulação com a disciplina Teoria e Prática Pedagógica II, disciplina obrigatória do curso de Pedagogia. Na disciplina as discussões acontecem em torno da relação teórico/prática sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais. O objetivo é desenvolver um projeto de extensão cujo foco é o planejamento e aplicação de projetos didáticos e sequências didáticas para o Ensino de Ciências em turmas regulares de anos iniciais nas escolas da rede de educação básica na cidade de Pelotas/RS, possibilitando qualificar o conhecimento sobre as Ciências para os acadêmicos da universidade e para os alunos dos Anos Iniciais. Neste sentido, o presente projeto visa à qualificação do ensino de Ciências na educação básica, especificamente, nos Anos Iniciais através do planejamento e aplicação de projetos didáticos e sequências didáticas na escola por acadêmicos/as do curso de Pedagogia Diurno. Assim, o projeto de extensão pretende contribuir para ampliar os conhecimentos dos acadêmicos sobre a realidade escolar e de sala de aula, assim como, desenvolver e qualificar os conhecimentos sobre o Ensino de Ciências para os alunos dos anos iniciais da educação básica.

Objetivo Geral

Ampliar e qualificar o conhecimento dos alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica sobre as Ciências a partir do planejamento e desenvolvimento de projetos e sequências didáticas na escola pelos acadêmicos do curso de Pedagogia.

Justificativa

Este projeto tem vinculação com a disciplina Teoria e Prática Pedagógica II, disciplina obrigatória do curso de Pedagogia. Na disciplina as discussões acontecem em torno da relação teórico/prática sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais e na educação infantil. Dessa forma, compreendemos que desenvolver um projeto, cujo foco é a elaboração e aplicação de projetos didáticos e sequências didáticas para o Ensino de Ciências em turmas regulares de anos iniciais é possibilitar qualificar o conhecimento sobre as Ciências para os acadêmicos da universidade e para os alunos dos Anos Iniciais da educação básica. Além disso, o projeto de extensão possibilita ampliar as compreensões dos acadêmicos sobre: o processo de planejamento para atuação docente; da docência na educação regular em escola pública; da aplicação de projetos e sequências didáticas para o Ensino de Ciências; da relação estreita com o objetivo da docência, o ensino; dos conhecimentos da área específica, as Ciências.

Metodologia

Com o intuito de desenvolver, ampliar e qualificar a docência nos anos iniciais, especialmente aquela para o Ensino de Ciências, o projeto se desenvolverá seguindo as descrições abaixo:
1° - os/as acadêmicos/as se apropriarão dos conceitos e conhecimentos sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais e Educação Infantil. Para tal apropriação, os acadêmicos lerão textos, farão sistematizações, discutirão e farão apresentações sobre o conteúdo teórico-pedagógico para a docência para o Ensino de Ciências nos anos iniciais. Sobre o conteúdo específico das Ciências, terão panorama geral, momento em que precisarão decidir sobre qual eixo (Química e Física - Energia, Matéria, Elementos e transformações; Biologia – Reinos, Animal, Protista, Fungi, Monera, Vegetal e Vírus) dentro do conteúdo específico de Ciências trabalharão. Após, se instrumentalizarão para a construção de projetos didáticos e sequências didáticas, para que possam, a partir de leituras e análises de projetos didáticos e sequências didáticas, construírem em grupos os seus;
2° - após a instrumentalização, os/as acadêmicos/as em grupos de no máximo 4 integrantes, organizarão, sob orientação dos professores da disciplina, Igor Daniel Martins Pereira e Carolina Terra de Oliveira, os projetos e as sequências didáticas com o intuito de aplicarem, uma das sequências didáticas para o ensino de Ciências, planejadas, em turma regular de anos iniciais de escola pública;
3° - após a construção do projeto e das sequências didáticas sob orientação dos professores, os/as acadêmicos/as entregarão cópia finalizada para os professores, para que esses possam fazer a última orientação para finalização da escrita do projeto e das sequências;
4° - a aplicação de uma das sequências didáticas ocorrerá em horário e turno destinado às aulas da disciplina, Teoria e Prática Pedagógica II, não sendo vedada sua aplicação em outro momento, desde que dentro do período destinado, vide cronograma, para tal atividade;
5° - após a aplicação das sequências os/as acadêmicos/as farão apresentação da aplicação na escola, assim como deverão entregar relatório reflexivo com fotos para composição de avaliação e de relatório do projeto de extensão aqui descrito.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que este projeto possa contribuir para qualificar o ensino de Ciências nos Anos Iniciais nas escolas em que serão desenvolvidas as ações planejadas pelos alunos da graduação em Pedagogia. Além disso, como resultado, também espera-se que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais, bem como sobre a realidade que vivencia o professor nesta etapa de escolarização. O projeto contribuirá para os alunos refletirem sobre a importância do planejamento docente para o desenvolvimento de ações pedagógicas nos anos iniciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANNE DA SILVA ROXO
ALINE OREQUES NIENCZESKI
ALISSON CASTRO BATISTA
ALISSON SAMPAIO DIAS
ANDRIELE ECHEVERRIA DE BITENCOURT
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG
ARIELE MADRUGA OLIVEIRA
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA
ARNALDO ANTONIO DUARTE DE DUARTE JUNIOR
BRUNA SOUZA DOS SANTOS
Bruna Cardoso Acunha
CARLA PATRICIA TREICHA NOGUES
CAROLINA DA MOTTA TAVARES
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA4
CAROLINE VIEIRA CAVALHEIRO
DEBORA MONTEIRO DA SILVA
DENISE CARDOSO HAX
DORANEI CARDOSO
ELISABETE TEIXEIRA RABASSA
ELISANDRA ESPIRITO SANTOS PINA
FRANCIELE BECKER CAMES
FRANCINE BILHALVA CUNHA
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS
GIULIANE NASCENTE FARIA
HELEN RODRIGUES LACERDA
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA
JENNIFER XAVIER DOS PASSOS
JULIA BARRETO DE ALMEIDA
KAUANE GARCIA VALIM
KIMBERLY RODRIGUES BALSE
LAUREN CRISTINA LOPES FERREIRA
LIESIA BUBOLZ RUTZ
LIZANDRA OLIVEIRA DUARTE
MANOELLA BOETEGE MARTINS
MARIA EDUARDA MARQUES VALADAO
MARIBEL GOULART XAVIER
MILENA VENZKE KAADT
NATASKA PETER PEGORARO PINHEIRO
Natalie Rickes Venzke
PAMELA BEATRIZ DIAS CAMPOS
PAOLA CASSURIAGA SANDIM
PAOLA OLIVEIRA BRUNO
PAULO RENATO RIBEIRO CELENTE
SUELEN STARKE
TAIS BORGES DE SOUZA
TAIS CRISTINA MAURÍCIO WEBER
TANISE DA MOTA FERREIRA
VITORIA MAILAN ALDRIGHI
VITORIA NUNES DOS SANTOS SILVA
VITÓRIA MENDES LIMA

Página gerada em 09/12/2019 21:51:24 (consulta levou 0.092554s)