Nome do Projeto
Ensino de Ciências em ação: projetos e sequências didáticas na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/10/2018 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto de extensão será desenvolvido em articulação com a disciplina Teoria e Prática Pedagógica II, disciplina obrigatória do curso de Pedagogia. Na disciplina as discussões acontecem em torno da relação teórico/prática sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais. O objetivo é desenvolver um projeto de extensão cujo foco é o planejamento e aplicação de projetos didáticos e sequências didáticas para o Ensino de Ciências em turmas regulares de anos iniciais nas escolas da rede de educação básica na cidade de Pelotas/RS, possibilitando qualificar o conhecimento sobre as Ciências para os acadêmicos da universidade e para os alunos dos Anos Iniciais. Neste sentido, o presente projeto visa à qualificação do ensino de Ciências na educação básica, especificamente, nos Anos Iniciais através do planejamento e aplicação de projetos didáticos e sequências didáticas na escola por acadêmicos/as do curso de Pedagogia Diurno. Assim, o projeto de extensão pretende contribuir para ampliar os conhecimentos dos acadêmicos sobre a realidade escolar e de sala de aula, assim como, desenvolver e qualificar os conhecimentos sobre o Ensino de Ciências para os alunos dos anos iniciais da educação básica.
Objetivo Geral
Ampliar e qualificar o conhecimento dos alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica sobre as Ciências a partir do planejamento e desenvolvimento de projetos e sequências didáticas na escola pelos acadêmicos do curso de Pedagogia.
Justificativa
Este projeto tem vinculação com a disciplina Teoria e Prática Pedagógica II, disciplina obrigatória do curso de Pedagogia. Na disciplina as discussões acontecem em torno da relação teórico/prática sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais e na educação infantil. Dessa forma, compreendemos que desenvolver um projeto, cujo foco é a elaboração e aplicação de projetos didáticos e sequências didáticas para o Ensino de Ciências em turmas regulares de anos iniciais é possibilitar qualificar o conhecimento sobre as Ciências para os acadêmicos da universidade e para os alunos dos Anos Iniciais da educação básica. Além disso, o projeto de extensão possibilita ampliar as compreensões dos acadêmicos sobre: o processo de planejamento para atuação docente; da docência na educação regular em escola pública; da aplicação de projetos e sequências didáticas para o Ensino de Ciências; da relação estreita com o objetivo da docência, o ensino; dos conhecimentos da área específica, as Ciências.
Metodologia
Com o intuito de desenvolver, ampliar e qualificar a docência nos anos iniciais, especialmente aquela para o Ensino de Ciências, o projeto se desenvolverá seguindo as descrições abaixo:
1° - os/as acadêmicos/as se apropriarão dos conceitos e conhecimentos sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais e Educação Infantil. Para tal apropriação, os acadêmicos lerão textos, farão sistematizações, discutirão e farão apresentações sobre o conteúdo teórico-pedagógico para a docência para o Ensino de Ciências nos anos iniciais. Sobre o conteúdo específico das Ciências, terão panorama geral, momento em que precisarão decidir sobre qual eixo (Química e Física - Energia, Matéria, Elementos e transformações; Biologia – Reinos, Animal, Protista, Fungi, Monera, Vegetal e Vírus) dentro do conteúdo específico de Ciências trabalharão. Após, se instrumentalizarão para a construção de projetos didáticos e sequências didáticas, para que possam, a partir de leituras e análises de projetos didáticos e sequências didáticas, construírem em grupos os seus;
2° - após a instrumentalização, os/as acadêmicos/as em grupos de no máximo 4 integrantes, organizarão, sob orientação dos professores da disciplina, Igor Daniel Martins Pereira e Carolina Terra de Oliveira, os projetos e as sequências didáticas com o intuito de aplicarem, uma das sequências didáticas para o ensino de Ciências, planejadas, em turma regular de anos iniciais de escola pública;
3° - após a construção do projeto e das sequências didáticas sob orientação dos professores, os/as acadêmicos/as entregarão cópia finalizada para os professores, para que esses possam fazer a última orientação para finalização da escrita do projeto e das sequências;
4° - a aplicação de uma das sequências didáticas ocorrerá em horário e turno destinado às aulas da disciplina, Teoria e Prática Pedagógica II, não sendo vedada sua aplicação em outro momento, desde que dentro do período destinado, vide cronograma, para tal atividade;
5° - após a aplicação das sequências os/as acadêmicos/as farão apresentação da aplicação na escola, assim como deverão entregar relatório reflexivo com fotos para composição de avaliação e de relatório do projeto de extensão aqui descrito.
1° - os/as acadêmicos/as se apropriarão dos conceitos e conhecimentos sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais e Educação Infantil. Para tal apropriação, os acadêmicos lerão textos, farão sistematizações, discutirão e farão apresentações sobre o conteúdo teórico-pedagógico para a docência para o Ensino de Ciências nos anos iniciais. Sobre o conteúdo específico das Ciências, terão panorama geral, momento em que precisarão decidir sobre qual eixo (Química e Física - Energia, Matéria, Elementos e transformações; Biologia – Reinos, Animal, Protista, Fungi, Monera, Vegetal e Vírus) dentro do conteúdo específico de Ciências trabalharão. Após, se instrumentalizarão para a construção de projetos didáticos e sequências didáticas, para que possam, a partir de leituras e análises de projetos didáticos e sequências didáticas, construírem em grupos os seus;
2° - após a instrumentalização, os/as acadêmicos/as em grupos de no máximo 4 integrantes, organizarão, sob orientação dos professores da disciplina, Igor Daniel Martins Pereira e Carolina Terra de Oliveira, os projetos e as sequências didáticas com o intuito de aplicarem, uma das sequências didáticas para o ensino de Ciências, planejadas, em turma regular de anos iniciais de escola pública;
3° - após a construção do projeto e das sequências didáticas sob orientação dos professores, os/as acadêmicos/as entregarão cópia finalizada para os professores, para que esses possam fazer a última orientação para finalização da escrita do projeto e das sequências;
4° - a aplicação de uma das sequências didáticas ocorrerá em horário e turno destinado às aulas da disciplina, Teoria e Prática Pedagógica II, não sendo vedada sua aplicação em outro momento, desde que dentro do período destinado, vide cronograma, para tal atividade;
5° - após a aplicação das sequências os/as acadêmicos/as farão apresentação da aplicação na escola, assim como deverão entregar relatório reflexivo com fotos para composição de avaliação e de relatório do projeto de extensão aqui descrito.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que este projeto possa contribuir para qualificar o ensino de Ciências nos Anos Iniciais nas escolas em que serão desenvolvidas as ações planejadas pelos alunos da graduação em Pedagogia. Além disso, como resultado, também espera-se que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais, bem como sobre a realidade que vivencia o professor nesta etapa de escolarização. O projeto contribuirá para os alunos refletirem sobre a importância do planejamento docente para o desenvolvimento de ações pedagógicas nos anos iniciais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANNE DA SILVA ROXO | |||
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS | |||
ALINE OREQUES NIENCZESKI | |||
ALISSON SAMPAIO DIAS | |||
ALIXANDRA RIBEIRO MUNIZ FAGUNDES | |||
ANA LAURA PEREIRA COSTA DE SOUZA | |||
ANDRESSA SILVEIRA LUZ | |||
ANELISE DA CRUZ DIEL BIERHALS | |||
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG | |||
ARIELE MADRUGA OLIVEIRA | |||
ARIELY ROSA DOS SANTOS SILVA | |||
ARNALDO ANTÔNIO DUARTE DE DUARTE JUNIOR | |||
Ana Lucia Rodrigues de Oliveira | |||
BRUNA FURTADO TOMASCHEWSKI DUARTE | |||
BRUNA SOUZA DOS SANTOS | |||
Bruna Cardoso Acunha | |||
CAMILA DE SOUZA MARQUES | |||
CAROLINA DA MOTTA TAVARES | |||
CAROLINE FARIA MOURA | |||
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA | 4 | ||
CASIA GABRIELE CAMPOS KONRADT | |||
CECÍLIA MÜNCHOW DUTRA | |||
CELIANE DE FREITAS RIBEIRO | |||
CINTIA HUCKEMBECK DOS SANTOS | |||
CLARICE PEREIRA BORGES | |||
CLARISSA MACHADO DA SILVA | |||
DEBORA CAROLINI BILHALVA CASARIN DA PAZ | |||
DEBORA MONTEIRO DA SILVA | |||
DIANDRA DONINI FERNANDES | |||
DIULI ALVES WULFF | |||
DORANEI CARDOSO | |||
ELISABETE TEIXEIRA RABASSA | |||
EMANUELLE DE FARIAS XAVIER | |||
ESTELA MACEDO COSTA | |||
FRANCIELE BECKER CAMES | |||
FRANCINE BILHALVA CUNHA | |||
GABRIELE IGANSI DOS SANTOS | |||
GIULIANE NASCENTE FARIA | |||
GRAZIELE CAMARGO SANSÃO DULTRA | |||
Helen Rodrigues Lacerda | |||
IGOR DANIEL MARTINS PEREIRA | |||
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA | |||
JENNIFER ANICETO JARDIM | |||
JESSICA DOS SANTOS FROIS | |||
JULIA BARRETO DE ALMEIDA | |||
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves | |||
KAUANE GARCIA VALIM | |||
KIMBERLY RODRIGUES BALSE | |||
KÊNIA DE FREITAS FERREIRA | |||
LARISSA SOARES PRIEBE | |||
LETÍCIA PEREIRA DIAS | |||
LETÍCIA SELL STORCH VENZKE | |||
LIZANDRA OLIVEIRA DUARTE | |||
LIÉSIA BUBOLZ RUTZ | |||
LORRAINE DUSTENHAFET | |||
LUIZE DUARTE MOTTA MADEIRA | |||
LUZIA HELENA BRANDT MARTINS | |||
MANOELLA BOETEGE MARTINS | |||
MARIA EDUARDA MARQUES VALADAO | |||
MILENA VENZKE KAADT | |||
MIRIAN DOS SANTOS CARVALHO | |||
Maribél Goulart Xavier | |||
NATASKA PETER PEGORARO PINHEIRO | |||
Natalie Rickes Venzke | |||
PALOMA EVELISE WIEGAND | |||
PAMELA BEATRIZ DIAS CAMPOS | |||
PAOLA CASSURIAGA SANDIM | |||
PAOLA OLIVEIRA BRUNO | |||
PATRÍCIA KLIM SOARES | |||
PAULO SÉRGIO DOS REIS CORRÊA | |||
PRISCILA CENTENO DA ROSA CUNHA | |||
RAFAEL MENDES | |||
RAFAELA FISS VANIEL | |||
RAISSA SOUZA SANTIAGO | |||
RITA DE CÁSSIA ROCHA DOS SANTOS | |||
RODRIGO CARDOZO BARCELOS | |||
SUÉLEN STARKE | |||
TANISE DA MOTA FERREIRA | |||
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA | |||
TAUANA OLEQUES CHIABOTTO | |||
TAÍS BORGES DE SOUZA | |||
THALIA COSTA DUARTE | |||
THAUANE VIGORITTO DIAS | |||
THAYS VERLI DEVANTIER | |||
VANESSA ALBUQUERQUE ARAÚJO | |||
VANUSA ANDARA BISPO DOS SANTOS | |||
VITORIA HAMMES MUNSBERG | |||
VITORIA NUNES DOS SANTOS SILVA | |||
VITÓRIA MAILAN ALDRIGHI | |||
ÁDRIA FERREIRA TEIXEIRA |