Nome do Projeto
Museu e sustentabilidade: experiências em educação ambiental
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2018 - 01/10/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Meio ambiente
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto de extensão se propõe a realizar ações práticas e teóricas envolvendo Museologia, Sustentabilidade e Educação Ambiental junto às Escolas de Ensino Fundamental das Redes Pública e Privada, na cidade de Pelotas, às quais fomentarão discussões acerca da importância dos museus, em especial do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (MCNRC/UFPel), abordando a relevância de suas ações educativas em diálogo com temas como sustentabilidade, memória e preservação.

Objetivo Geral

Objetiva-se, com o desenvolvimento deste projeto, promover a valorização do Museu Carlos Ritter, enquanto espaço de fruição educativa, enfatizando a necessidade de discutir acerca da importância de nosso patrimônio ambiental e contribuir para a formação de sujeitos mais conscientes, em especial, no que se refere ao trato com o meio ambiente, além de sensibilizá-los acerca da importância da sustentabilidade para a vida em sociedade.

Justificativa

Tem sido cada vez maior a necessidade de se discutir a respeito da importância dos museus e sua interface com a educação, haja vista a premência em construir uma sociedade mais consciente, preocupada com o meio ambiente e igualitária, com vistas ao desenvolvimento social. As escolas têm se mostrado sensíveis em despertar em seus alunos uma atenção maior em trabalhar associada aos museus, enfim, ao conjunto de bens patrimoniais, responsáveis por fortalecer a relação dialógica dos cidadãos com os testemunhos culturais e ambientais. O presente projeto propõe apresentar a importância destas instituições para a construção de uma relação entre homens e o sistema articulado de bens patrimoniais, sejam eles produzidos diretamente pelo homem ou mesmo pela natureza. Ademais, é fundamental apresentar aos estudantes, à comunidade escolar, o conjunto de ações desenvolvidas pelo Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, cujas contribuições à construção de uma sociedade mais consciente de sua riqueza natural e patrimonial vêm se mostrando significativas desde a sua inauguração, em 21 de maio de 1970.

Metodologia

O presente projeto desenvolver-se-á junto às Escolas de Ensino Fundamental da cidade de Pelotas. A cada mês teremos um encontro, seja nas Escolas ou mesmo no Museu, sempre respeitando o calendário escolar, com a abordagem de temas atinentes à instituição museu e, mais precisamente, procederemos à apresentação do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, seguida de atividades práticas que visem despertar o interesse e a sensibilidade dos estudantes. Desta forma, teremos um primeiro encontro na Escola e num segundo momento, teremos uma visita da Escola ao Museu.Tais atividades possibilitam o envolvimento dos alunos com a multidisciplinaridade característica dos processos de musealização, desconstruindo, desse modo, o recorrente estranhamento existente entre os museus e seu público. A proposta de trabalho fundamenta-se na construção do conhecimento. Os conteúdos serão abordados por meio de interpretações construídas de modo colaborativo e lúdico, por meio de debates, vivências e dinâmicas de grupo. Ao final, será desenvolvida uma avaliação da metodologia e resultados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Despertar nos estudantes e educadores um novo olhar acerca da importância dos museus, da riqueza patrimonial que preservam;
- Desenvolver o conceito de cidadania alicerçado no reconhecimento, apropriação, respeito e preservação do patrimônio ambiental;
- Fomentar o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio
ambiente e sustentabilidade;
- Estimular os estudantes a serem agentes multiplicadores dos conhecimentos acerca do meio ambiente e sustentabilidade em sua comunidade;
- Avaliar as atividades práticas e teóricas realizadas nas escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOÃO RICARDO VIEIRA IGANCI4
SARAH MAGGITTI SILVA10
THIAGO BÄRWALDT CARDOZO

Página gerada em 12/12/2019 04:28:11 (consulta levou 0.075375s)