Nome do Projeto
TREINAMENTO DE EQUIPES NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/12/2018 - 26/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Nos últimos anos, o crescente aumento da oferta de produtos alimentícios tem levado a um nível de exigência cada vez maior por parte dos consumidores, neste sentido a qualidade deixou de ser responsabilidade de um departamento específico. A busca por ela deve ser compromisso de todos dentro da indústria. Dentre os sistemas utilizados para implantação da qualidade, uma das ferramentas para se obter está na produção de alimentos é a adoção das Boas Práticas de Fabricação, que formam a base da gestão da segurança e qualidade de uma indústria. As BPF’s abrangem um conjunto de princípios e regras que devem ser adotadas pelas indústrias com o propósito de assegurar a qualidade higiênica sanitária e a conformidade dos gêneros alimentícios produzidos de acordo com a legislação vigente.

Objetivo Geral

Fazer o treinamento de equipes integrantes do controle de qualidade da indústria de alimentos e de equipes de serviços de alimentação. O treinamento será direcionado buscando esclarecer todos os aspectos em relação às Boas Práticas de Fabricação, e ajudar a manter ou buscar melhorias nos produtos e processos.

Justificativa

Os cuidados com a higiene e as Boas Práticas de Fabricação são o alicerce dos programas e pré-requisitos necessários para a obtenção de produtos com qualidade, descrevendo sua estrutura, procedimentos e organizações necessárias para garantir aspectos higiênico-sanitários na fabricação e manuseio de alimentos, tendo como principal objetivo garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor.

Metodologia

Inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre Boas Práticas de Fabricação para a confecção de uma apostila teórica abordando os conceitos mais importantes. A partir desta pesquisa, será elaborada uma apostila para o treinamento de manipuladores de alimentos a partir da qual se montará um curso e este será apresentado às indústrias interessadas. Em um primeiro momento apresentam-se a definição de Boas Práticas de Fabricação, seus objetivos e importância na indústria de alimentos. Serão abordados de modo detalhado os conceitos de higiene alimentar, pessoal, dos equipamentos e do ambiente, retratando de modo didático e entendível pelo leitor. Além disso, serão discutidos tópicos sobre microrganismos em geral, o controle integrado de pragas e os perigos químicos, físicos e biológicos.
Na parte prática do curso, será realizada a higienização correta das mãos, e será aplicado ao final de cada treinamento um questionário de avaliação.

Indicadores, Metas e Resultados

O curso pretende atingir vários funcionários de diferentes empresas com o intuito de melhorar a sua atuação, principalmente em processos de higiene e de Boas Práticas de Fabricação, visando a prevenção de doenças associadas ao consumo de alimentos.
O treinamento nas empresas pretende ir de encontro com Gomes & Rodrigues (2006), que descrevem as Boas Práticas como um dos sistemas mais reconhecidos e de boa resposta para obter um alimento seguro, mantém uma estreita relação com o consumidor, atua nos processos envolvidos, assegurando sua saúde, segurança e bem-estar e que confere educação e qualificação nos aspectos de higiene, desinfecção e disciplina operacional. Assim, a segurança de alimentos é garantida com esforços combinados de todos os envolvidos na sua cadeia produtiva.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MULLER DOSTATNI
FABÍOLA INSAURRIAGA AQUINO
JESSY DOS SANTOS CONCEIÇÃO
LUCAS SIEBRA DE CARVALHO
MAICON RIBEIRO RODRIGUES
MARCIA DE MELLO LUVIELMO
MARINA SEYFFERT XAVIER
MICHELI MACIEL JAKS
Nicoly Vasconcelos de Brito
PATRÍCIA RADATZ THIEL
PÂMELA MALAVOLTA DA FONTOURA PIGNATARI
TALIA BEHNEN MARTA
TATIANA VALESCA RODRIGUEZ ALICIEO5
VERIDIANA VASCONCELOS BALDASSARI

Página gerada em 28/03/2024 11:15:45 (consulta levou 0.146155s)