Nome do Projeto
Contribuições para formação do ecossistema colaborativo no Extremo Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 16/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Comunicação
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
A proposta para extensão está fundamentada na participação dos discentes UFPEL em palestras, workshops e eventos em organizações com e sem fins lucrativos, públicas ou privadas. A ideia é que os alunos possam levar os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de empreendedorismo e gerenciamento de projetos para a comunidade. Para isso, serão estabelecidas parcerias com instituições com e sem fins lucrativos para que os alunos tenham este espaço junto à comunidade.

Objetivo Geral

Estabelecer um vínculo entre os projetos desenvolvidos pelos discentes da UFPEL e associações que promovam o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento econômico e social das regiões, por meio da colaboração.

Justificativa

Nas disciplinas de gerenciamento de projetos e empreendedorismo e inovação os discentes desenvolvem projetos e estudos para novos negócios. Estes projetos, muitas das vezes, não são expostos à sociedade. Se pudessem ser apresentados ganhariam visibilidade, seriam melhorados e posteriormente poderiam tornar-se aplicáveis no mercado. Além disso, os alunos poderiam contribuir com seus conhecimentos, apoiando instituições que dependem de voluntariado para se manterem ativas e fomentar o desenvolvimento regional.

Metodologia

O projeto será executado na forma de reuniões, participação em palestras, workshops e eventos e realização de viagens onde os alunos terão a oportunidade de contribuir com seus conhecimentos e projetos para o desenvolvimento da região.
O desenvolvimento deste projeto se dará de acordo com as seguintes etapas:
1. Identificação de instituições parceiras;
2. Definição das necessidades da comunidade (problemas e oportunidades), por meio da interação com as instituições parceiras;
3. Desenvolvimento de projetos alinhados às necessidades da comunidade, vinculados às disciplinas de inovação, empreendedorismo, plano de negócios e gerenciamento de projetos;
4. Apresentação dos projetos desenvolvidos para as instituições parceiras, para obtenção de feedback e estabelecimento de futuras parcerias.
Estas etapas serão realizadas de forma iterativa e a expectativa é que a cada semestre, projetos aplicados possam ser apresentados à comunidade, trazendo agregação de valor aos envolvidos.

Indicadores, Metas e Resultados

Oportunizar um maior nível de engajamento entre os alunos, a universidade e a sociedade. Respectivamente, um maior alinhamento entre ensino, pesquisa e extensão. Desenvolver um indicador para medir o número de projetos que tiveram participação no projeto de extensão, em colaboração com os colegas de Dpto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALISSON EDUARDO MAEHLER0
AMANDA THÜRMER KUHN DOS ANJOS
ANDRESSA TESSMANN JANSEN
CARLOS VICTOR ALVES DOS SANTOS
CINARA NEUMANN ALVES0
EMERSON OLIVEIRA RODRIGUES
FELIPE DE SOUZA MARQUES0
GISELE NÖRNBERG
HÉLDER LUÍS LANGE OLIVEIRA
IGOR FERREIRA CARDOSO
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA0
JOELDER DA CONCEIÇÃO PEREIRA
JOSIBEL FERREIRA OLIVEIRA
KESSILEY BEATRIZ WEBER HARTWIG
LAURA RUDZEWICZ0
LOUHANA MACIEL DUTRA
MARIA JESSICA PINTO ARAUJO
PABLO RODRIGUES ANDERSSON
PRISCILA NESELLO2
TATIANE ALVES OSÓRIO
ÉRICA PEREIRA MARTINS PAGANI

Página gerada em 19/04/2024 18:40:53 (consulta levou 0.194461s)