Nome do Projeto
Requalificação da Praça da Alfândega: Um novo espaço de vivência!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/12/2018 - 19/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
A praça da Alfândega é um espaço localizado em frente ao prédio do Centro de Engenharias, onde diariamente circula centenas de alunos e poderia ser melhor aproveitado como espaço de lazer, descanso e descontração para os alunos desta Unidade Acadêmica bem como a comunidade dos arredores. Neste contexto, a revitalização da praça servirá como um espaço de vivência para os alunos e a comunidade.

Objetivo Geral

O projeto tem por objetivo a requalificação da praça da Alfândega visando torná-la atrativa como espaço de convivência e para que a mesma seja usufruída pelos alunos e pela comunidade em geral.

Justificativa

O prédio onde funcionava a COTADA, empresa especializada na fabricação de massas e biscoitos, localizado na zona portuária de Pelotas entre as esquinas da Rua Benjamin Constant e Dona Mariana, fez parte dos prédios industriais do final da década de 50, justamente quando a atividade fabril dava seus primeiros sinais de enfraquecimento na metade sul do Estado. O prédio, datado de 1959 e construído pela firma Cisa SA, com o nome oficial de Atingo Produtos Alimentícios LTDA, declarou falência em 1990.
Com a expansão de cursos oferecidos pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2009, e consequentemente com o aumento do número de alunos, a Universidade adquiriu diversos prédios em Pelotas visando a construção de novas instalações para a lotação dos mesmos. Com este propósito, no ano de 2009, a UFPel comprou o prédio da COTADA com o propósito de sediar a sede do Centro de Engenharias (CEng). Assim, a partir de 2014, ano de sua inauguração após reforma, as instalações da antiga fábrica Cotada passaram a integrar as áreas acadêmicas da instituição, se tornando espaço para formação intelectual, humana e profissional de diversos estudantes dos Cursos de Engenharia Agrícola, Ambiental e Sanitária, Civil, Produção, Eletrônica, Controle e Automação. Mais tarde, os cursos de Engenharia do Petróleo, Engenharia Geológica e Geoprocessamento passam a fazer parte do Centro de Engenharias instalando-se no prédio da Antiga Alfândega localizado na Praça Domingos Rodrigues. Contudo, a Praça Domingos Rodrigues, localizada em frente ao prédio da Cotada e da Antiga Alfândega, está abandonada, sem uso adequado do espaço, podendo esta, após revitalização e preservação, se tornar um centro atrativo para comunidade local e acadêmica da região. A preservação da memória é fundamental à elaboração de estratégias no campo sócio-cultural. As praças, tradicionalmente definidas como o lugar do encontro, passagem e da sociabilidade, são repositórias de histórias protagonizadas pela comunidade ao seu redor, sendo que isto, não está acontecendo na Praça Domingos Rodrigues, devido a esta estar abandonada. Dentro deste contexto, a Praça da Alfandega é um lugar onde pessoas podem interagir e criar vínculos gerando maior qualidade de vida e também movimentação na praça, proporcionando maior segurança tanto para comunidade local como acadêmica da região. A revitalização da Praça Domingos Rodrigues é de suma importância para atividades histórico-econômico e social da comunidade ao entorno bem como toda comunidade Pelotense.

Metodologia

Levantamento topográfico do local
Estudo paisagístico
Levantamento das necessidades e adequações
Definição das alterações
Definição do cronograma
Execução

Indicadores, Metas e Resultados

Preservação da memória e patrimônio
Melhoria do espaço público, segurança
Disponibilizar à comunidade um espaço de lazer e convívio acadêmico

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA GONCALVES DA SILVA MANETTI2
ALENCAR IBEIRO DE OLIVEIRA2
AMANDA PERES LEITE
ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDO1
Bruno Alexander Machado de Freitas
CLAUDIA FERNANDA LEMONS E SILVA9
EDUARDA NEITZKE TEIXEIRA
FERNANDA TOMIELLO
GABRIELLY DE AVILA LEÃO
GEORGE COUTINHO LIMA
HEBERT LUIS ROSSETTO2
HELENA INSAURRIAGA PATZOLD DOS SANTOS
HELLEN BERGMANN BELLING
IASMIN FUAD KHATTAB HASSAN
ISABELA FERNANDES ANDRADE1
JOSEANE DA SILVA ALMEIDA
JOÃO PEDRO ALMEIDA LOPES
JULIE DUARTE VOLCAN
KARINE DE ALMEIDA
Lizandro Cardoso Lopes
MANOELA DUARTE LEMOS
MATEUS TREPTOW COSWIG
MAYARA MARTINS SPIELMANN DA SILVA
PAOLA VIEIRA MACHADO
RICARDO BROD MENDEZ
RITA DE CÁSSIA LOUZADA SOUZA
ROBERTA MACHADO KARSBURG
RUBIA FLORES ROMANI1
STIFANY KNOP
TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW1
VANESSA SACRAMENTO CERQUEIRA3
ÁLVARO LEAL MADRUGA

Página gerada em 25/04/2024 04:19:36 (consulta levou 0.224744s)