Nome do Projeto
Geotecnologias na educação básica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a formação do aluno deve principalmente ter em foco capacitar os estudantes na utilização de diferentes tecnologias e prepará-los para a área científica. Atualmente, os projetos envolvendo análise espacial e mapeamentos são ferramentas para subsidiar decisões, tanto no que se refere às áreas urbanas como rurais, além de contribuir com materiais didáticos para uso no ensino fundamental e médio, possibilitando novos recursos para o ensino da cartografia escolar. Diante do exposto, este projeto visa integrar a Universidade Federal de Pelotas com a comunidade escolar, fazendo-se cumprir um dos fundamentos da Universidade, que é a Extensão Universitária, através da inserção Geotecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem da educação básica.
Objetivo Geral
Desenvolver atividades didáticas a partir da utilização de Geotecnologias, para contribuir no processo de ensino e aprendizagem da educação básica.
Justificativa
Atualmente o uso de novas tecnologias no ensino constitui uma demanda relevante dos programas oficiais de educação, despertando no aluno o interesse pelos conteúdos ministrados. Nesta perspectiva, o projeto visa proporcionar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos com a finalidade de adquirir e construir conhecimentos teóricos e práticos, resultando em indivíduos com pensamento crítico/reflexivo acerca do espaço vivido e suas representações. Sendo assim, a abordagem de Geotecnologias na educação básica mostrará de maneira prática como os conteúdos, principalmente da Geografia e matemática, estão diretamente relacionados com o seu cotidiano, desde o estudo das imagens de satélite, localização e leitura da paisagem, como também cálculos de área, distâncias e transformações de unidades, todos estes trabalhados de maneira lúdica e com a manipulação de recursos tecnológicos, fazendo com que o aluno construa seu conhecimento com maior interatividade.
Metodologia
A metodologia baseia-se na difusão do conhecimento técnico e metodológico na área das Geotecnologias, por meio de aulas expositivas e práticas. Serão desenvolvidas atividades práticas com a comunidade escolar que proporcionem o contato com os equipamentos e documentos cartográficos, como GPS, nível laser, estereoscópio, teodolito, estação total, cartas topográficas e fotografias aéreas. Em seguida, serão realizados trabalhos de orientação e representação do espaço local, do seu cotidiano escolar, com o auxílio das Geotecnologias. Portanto, os escolares terão acesso aos equipamentos e softwares utilizados no processo de mapeamento, leitura e interpretação cartográfica, o que possibilita maior entendimento do espaço vivido e também a correlação com os conteúdos trabalhados pelo professor em sala de aula.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto, de caráter extensionista, promove a aproximação do acadêmico com a realidade e a transformação da teoria em prática pedagógica. Desta forma, anualmente busca contemplar escolas públicas do município de Pelotas tanto em nível fundamental, quanto médio, tendo como meta cerca de 200 alunos e 10 professores. Para a verificação dos indicadores de desenvolvimento do projeto serão realizados questionários com professores e alunos com o intuito de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e analisar sua eficiência juntos aos envolvidos. Durante o projeto, o acadêmico se responsabilizará em elaborar um material de caráter teórico/prático juntamente com os professores das escolas atendidas, para auxiliar nas ações pedagógicas e adequar aos conteúdos curriculares. Por conseguinte, haverá a execução das atividades de extensão junto aos alunos da educação básica e a avaliação referente às dinâmicas pedagógicas. Estas atividades serão realizadas de maneira que venham despertar no aluno o interesse e a motivação pelos conteúdos curriculares e que os mesmos consigam relacionar os conhecimentos adquiridos com suas práticas diárias e sua realidade vivida.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE FELIPE BRUCH | 4 | ||
AMANDA DE SALES MAROTTA DA SILVA | |||
ANDRÉ DA COSTA CALDERIPE | |||
ANGÉLICA CIROLINI | 5 | ||
ANTONIO CARLOS DA SILVA RAMOS | 2 | ||
DANIEL BAYER DA SILVA | 4 | ||
DOUGLAS VICENTE ALCHIERI | |||
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA | |||
FELIPE CUNHA DA ROCHA | |||
FERNANDA LUZ DE FREITAS | |||
GUILHERME SCHIEFFERDECKER ROCHA | |||
LETIANE BORGES PEREIRA | |||
MARCIANO CARNEIRO | |||
MARCIANO CARNEIRO | 6 | ||
RAONI BRAGA AZEREDO | |||
RICARDO GIUMELLI MARQUEZAN | 2 | ||
ROSANE VIEIRA DA SILVA | |||
STÉPHANIE LEITZKE PRIETSCH | |||
SUYANE GONÇALVES DE CAMPOS | |||
TACIANE VAZ DOS SANTOS | |||
Taiane Duarte Moraes |