Nome do Projeto
GAMA: Grupo de Apoio em Matemática
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 29/02/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Vários estudos vêm sendo desenvolvidos no sentido de compreender um fenômeno importante, não só em nível de ensino brasileiro, mas mundial: as dificuldades de aprendizagem em cálculo. Pesquisas apontam que, cada vez mais, alunos ingressam na universidade sem possuir conhecimentos básicos de matemática que são os pré-requisitos para as novas disciplinas, como Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica, entre outras. Constata-se, a partir deste cenário, a necessidade de criar alternativas que busquem propiciar melhores condições de aprendizado nas disciplinas iniciais de cálculo e, com isso, oferecer melhores perspectivas de avanço e permanência dos estudantes em seus respectivos cursos. O Projeto GAMA existe há 9 anos (de 2010 a 2014 o Projeto GAMA foi chamado de projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo). Desde a sua criação, o GAMA vem atuando junto aos alunos ingressantes que possuem matemática na grade curricular do seu curso. O projeto vem desenvolvendo diversas ações que visam potencializar a aprendizagem nas disciplinas iniciais de matemática no âmbito do Ensino Superior e, consequentemente, reduzir os índices de reprovação e evasão nas mesmas, especialmente nas disciplinas de Pré-cálculo, Cálculo 1, Cálculo 2, Cálculo 3, ALGA – Álgebra Linear e Geometria Analítica e disciplinas equivalentes a estas. Embora as atividades do GAMA sejam abertas a toda comunidade acadêmica da UFPel, o público mais assíduo é formado por acadêmicos de sete unidades da UFPel: Instituto de Física e Matemática (IFM), Centro de Engenharias (CENG), Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Faculdade de Agronomia (FAEM), Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Instituto de Biologia (IB) e Faculdade de Meteorologia (FMet). Desde a sua criação, o projeto tem atendido diretamente e presencialmente uma média de 500 acadêmicos por semestre. No intuito de qualificar as atividades do GAMA e propor novas modalidades de ação, os professores e bolsistas do GAMA desenvolvem pesquisas e levantamentos referentes à atuação do projeto, as quais são divulgadas, tanto internamente quanto externamente à UFPel. Na edição de 2019, o GAMA pretende disponibilizar parte das suas atividades também para estudantes secundaristas e professores da rede básica de ensino, visando oferecer a oportunidade de formação continuada para os professores e aproximação dos estudantes secundaristas com a academia, na qualidade de ações de extensão. No âmbito da pesquisa, pretende-se realizar estudos relacionados à dificuldade de aprendizagem em matemática, em nível de graduação, além de levantar dados relacionados à da permanência e a aprovação dos estudantes participantes do GAMA, e desenvolver, junto aos bolsistas do projeto, atividades de iniciação à pesquisa nas áreas de Matemática, Educação Matemática e/ou áreas afins.

Objetivo Geral

Oferecer diversas atividades relacionadas ao ensino e a aprendizagem de matemática, tais como cursos de curta e média duração, além de monitorias abordando conceitos matemáticos em nível fundamental, médio e superior, tanto para estudantes da UFPel quanto para estudantes e professores da rede básica de ensino, desenvolvendo paralelamente pesquisas neste contexto, integrando assim atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Como objetivos específicos, têm-se:
• contribuir na compreensão dos estudantes participantes em conteúdos de matemática em nível básico e superior;

• proporcionar ações contínuas e efetivas que colaborem no enfrentamento da reprovação, retenção e evasão dos estudantes participantes da UFPel, especialmente no contexto das disciplinas de início de curso que envolvem matemática;

• oportunizar a estudantes e professores da rede básica e ensino, especialmente de Pelotas e região, a oportunidade de aprender/reforçar conceitos de matemática em nível básico e superior;

• oferecer à estudantes secundaristas da rede básica de ensino a oportunidade de aproximação com a academia;

• oportunizar a professores da rede básica e ensino, especialmente de Pelotas e região, oportunidades de realizar atividades em caráter de formação continuada;

• realizar pesquisas e levantamentos referentes à atuação do GAMA enquanto ação efetiva no enfrentamento da retenção, reprovação e evasão e os impactos desta no âmbito do ensino de graduação da UFPel.

• proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como bolsistas do Projeto, a possibilidade de aperfeiçoamento, contato com a prática docente e o desenvolvimento de trabalhos em equipe.

Justificativa

O projeto GAMA foi criado em março de 2015 e é uma adaptação do Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica: Iniciação ao Cálculo (TME), que ocorreu de maio de 2010 a fevereiro de 2015, sendo proposto pela mesma equipe da última edição do projeto TME. As ações do GAMA serão baseadas nas experiências adquiridas nos últimos cinco anos com o Projeto TME e nos quatro primeiros anos do projeto GAMA.

Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os bolsistas do Projeto tem se mantido satisfatório desde a sua criação, especialmente quando se leva em consideração que os estudantes que procuram o apoio do Projeto geralmente estão enfrentando sérias dificuldades na aprendizagem em Matemática. Os dados mais recentes mostram que no semestre 2018/1, por exemplo, o Projeto GAMA atendeu 674 estudantes (sendo a grande maioria de ingressantes em 2018) de 33 (trinta e três) cursos de graduação da UFPel. O percentual geral de aprovação dos estudantes participantes foi de 50%. Os estudantes considerados frequentes no Curso Preparatório para o Cálculo (pelo menos 75% de frequência nas aulas), oferecido na última semana do recesso acadêmico (entre 2017/2 e 2018/1), mais de 48% foram aprovados na disciplina de matemática cursada em 2018/1. Nas Atividades de Reforço em Cálculo, módulo de derivadas, por exemplo, o percentual de aprovação dos estudantes frequentes (frequência maior ou igual a 75%) ficou acima de 63%. Já o percentual de aprovação dos estudantes que procuraram as monitorias do Projeto GAMA ao longo de 2018/1, por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do referido semestre (que representa uma procura a cada duas semanas, em média) ficou em 80% de aprovação e os que procuraram as monitorias do Projeto GAMA por pelo menos 16 (dezesseis) vezes ao longo do referido semestre (que representa uma procura a semana, em média) obtiveram 77% de aprovação na disciplina de matemática cursada. Outro dado que chama a atenção é o baixo percentual de infrequência dos participantes do Projeto nas respectivas disciplinas de matemática cursadas.

Metodologia

O Projeto desenvolverá as seguintes ações:

I. Os Cursos Preparatórios para o Cálculo
Cursos versando sobre conteúdos de Matemática Básica (conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações). Será destinado prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Para cada edição do Curso estão previstas duas turmas de 60 alunos cada, em dois turnos distintos, podendo haver aumento eu diminuição no número de turmas buscando melhor atender a demanda. Até 10 (dez) vagas poderão destinadas a professores e estudantes da rede básica de ensino, de acordo com a demanda apresentada em cada oferta do curso.

II. Atividades de Reforço em Cálculo
Oferecimento de aulas organizadas em módulos de revisão em cálculo. Buscam realizar o reforço e resolução de exercícios com assuntos predeterminados e com percentual de 50% das vagas destinadas para alunos vinculados a programas de permanência da PRAE. Até 10 (dez) vagas poderão destinadas a professores e estudantes da rede básica de ensino, de acordo com a demanda apresentada em cada oferta de módulo.

III. Encontros de Cálculo e ALGA
Oferecimento de aulas individuais de revisão, reforço e resolução de exercícios de Cálculo e ALGA. Os encontros serão ministrados pelos bolsistas do projeto sob orientação e acompanhamento presencial de professores colaboradores do GAMA. Preferencialmente, os encontros ocorrerão aos sábados (manhã ou tarde) para possibilitar que o maior número de estudantes possa participar. Até 10 (dez) vagas poderão destinadas a professores e estudantes da rede básica de ensino, de acordo com a demanda apresentada em cada oferta dos Encontros.

IV. Monitorias
Durante o ano letivo, os bolsistas do Projeto destinam parte de sua carga horária para atendimento extraclasse para turmas de Pré-Cálculo, Cálculo e ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica), visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma.

V. Elaboração de vídeo aulas
Elaboração e disponibilização de vídeo aulas versando sobre conceitos de matemática elementar e conteúdos iniciais de cálculo.

VI. Qualificação dos bolsistas
Dentre as ações de qualificação, pode-se destacar reuniões com os professores colaboradores e reuniões gerais para avaliação das atividades, estudos dirigidos, atividades formativas e desenvolver atividades de iniciação à pesquisa nas áreas de Matemática, Educação Matemática e/ou áreas afins.

VII. Qualificação do projeto
Atividades de levantamento e análise dos dados referentes à atuação do GAMA e estudos acerca de metodologias inovadoras para o ensino de matemática em nível superior.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final desta edição do projeto GAMA, pretende-se ter:

- Contribuído para que as principais dúvidas dos estudantes participantes do GAMA, relacionadas a conteúdos de matemática, sejam sanadas;

- Solidificado os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias e Cursos oferecidos pelo Projeto;

- Colaborado para a diminuição dos índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas de Matemática;

- Proporcionado melhores condições de permanência aos estudantes participantes, em especial aos que encontram-se em estado de vulnerabilidade socioeconômica;

- Qualificado a formação dos bolsistas do Projeto;

- Aproximado a comunidade da academia e divulgar os cursos da UFPel, mediante a participação da mesma nas atividades oferecidas pelo GAMA.

- Divulgado os resultados obtidos pela atuação do Projeto em eventos ou periódicos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO IRIBARREM MOTA
ALANA CRIZEL BRAUCH
ALESSANDRA OLIVEIRA BREHM
ALESSANDRA ROSA GALVÃO
ALEXANDER JOSE DE SENA
ALEXIA DA CUNHA BROSE
ALFREDO ACHTERBERG SANCHOTENE PACHECO
ALINE BARRETO NASCIMENTO
ALINE GOULART DA SILVEIRA
ALISSON TONIN
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE
AMANDA BRANDI TISSOT
AMANDA DE FREITAS CORREA
AMANDA FONSECA LEITZKE
AMANDA MENDONCA PEREIRA
AMAURI GONCALVES LEAL
ANA AMELIA TRAVERSI
ANA CAROLINA CUNHA RIBEIRO
ANDRE LEITE DA SILVA
ANDRE OLIVEIRA CERQUEIRA
ANDREA FRANCESCA DUARTE DA LUZ AMARO
ANDRESSA LIMA BRUM
ANDRESSA PAULA WRZESINSKI
ANDREZA ALEGRE BITTENCURT
ANDRÉ RICKES
ANGELA MARIA VICTORIA GIACUMMO ELVIRA
ANGELICA TAIS DEJUNG GUTKENECHT
ANNA LUIZA ARRUDA LANGLOIS SPALLONE
ANTONIO LUIZ VASCONCELLOS DIAS
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO
ARMANDO RODRIGUES CORREA TAVARES
ARTHUR GOULART BOEIRA
ARTHUR XIMENES SILVA
AXEL COUTINHO ROSA
Alessandra Horbach Barbosa
Ana Claudia Borges Oliveira
BARBARA CARDOSO HELWIG
BARBARA DE OLIVEIRA VOLOSKI
BARBARA RAFAELA DA ROSA
BEATRIZ DOMINGAS DA COROA
BERNARDO PINTO SILVEIRA
BERNARDO RIBEIRO BELING
BIANCA HERRMANN WASKOW
BIANCA REDIESS WILLE
BRUNA DORNELES DIAS
BRUNA MACHADO HENRIQUE
BRUNA RAFAELA PIZZI
BRUNA RAZEIRA WAHAST
BRUNA ROSSALES PERLEBERG
BRUNA SANTOS WACHHOLZ
BRUNA VIEIRA PEGORARO
BRUNNO CARDOSO DA SILVA
BRUNO DIAZ DE MACEDO
BRUNO HELENO BARCELLOS DE SOUZA
BRUNO LOPES NOGUEIRA
BRUNO LOUZADA NASCIMENTO
BRUNO RAMOS VAHL
BRUNO VIEIRA NASCIMENTO CERVEIRA
BRUNO WEIKAMP VICTORIA
Bruno Paulino da Silva
BÁRBARA ÍNGRID MUNIZ SILVA
CAMILA CAMARGO
CAMILA DA SILVA DE OLIVEIRA
CAMILA EHLERT LINDEMANN
CARINA MACHADO LIMA
CARLA GIOVANA GONCALVES MALGUEIRO
CARLLOS EDUARDO ALVES DA SILVA
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI4
CARLOS EDUARDO ALVES PEREIRA
CARLOS EDUARDO IRIART
CAROLINA DA CUNHA AIRES
CAROLINA HOCH VIEIRA FERNANDES
CAROLINA MEES BARBOSA
CAROLINA PAZ DA CRUZ
CAROLINE MARQUES JORGE
CAROLINE RIBEIRO PEREIRA
CAROLINE VIEIRA DE MELLO
CELSO MOACIR RIBEIRO
CHEIRLI DOS SANTOS MATOS OLIVEIRA
CHRISTIAN COSTA PEREIRA
CINTIA GONCALVES DA CUNHA
CINTYA RAYSSA DUTRA CARVALHO
CLEITON JESUS ANDRADE PEREIRA
CLOVIS EUGENIO DUARTE VIEIRA
CRISTIAN CARVALHO QUEVEDO
CRISTIAN TORRES AMARAL
CRISTIANE SOARES GETTENS
CRISTOPHER BARRAGANA DA FONSECA
Carlos Alberto Moraes Vetromille Junior
CÍCERO NACHTIGALL20
DANIEL ANDRÉ DE CARVALHO
DANIEL DA FONSECA KUNDE
DANIEL MELLO VIEIRA
DANIELA BARBOSA SOUSA
DANIELE SILVEIRA DA ROSA
DANTON DE SOUZA CAMACHO
DARLEI MATHEUS SCHMEGEL
DAUAN GHISLENI ZOLINGER
DAVID RUAN SILVA DA LUZ
DEBORA GONCALVES DE AVILA
DEBORA RIBEIRO GONCALVES
DIEGO LEMOS JESKE
DIEGO RODRIGUES SARAIVA
DIULIO PATRICK PEREIRA MACHADO
DOUGLAS FEIJO BORGES
DOUGLAS JANOVIK MALISZEWSKI
DOUGLAS SOUZA GOMES
DOUGLAS WENDLER DE ANDRADE
DÉBORA DA SILVA RODRIGUES
EDEMAR ARAUJO GOULART
EDINEIA ALVES GARCIA
EDMILSON DOS SANTOS PIRES
EDUARDA DA SILVA FERNANDES
EDUARDA EHLERT VASCONCELOS
EDUARDA IGLEZIAS DE LIMA MEDEIROS
EDUARDA LEAL PERES
EDUARDO GONCALVES RITA
EDUARDO GUTHEIL WAGNER
EDUARDO STÉFANO TOMASI
EDUARDO ZACA COSTA
ELIARA RODRIGUES DORNELES BRISOLARA
ELIENAY RIBEIRO DA SILVA
ELISANGELA SOUSA NASCIMENTO
ELIZIANE MOTA BERGMANN
EMANUELLE LANGE BILHAN
EMILY GONÇALVES JORGE
EMILY QUEVEDO DA SILVA
ERIC CARRARD FERREIRA
ERICA DA SILVA
ERILANDIA DE ANDRADE FERREIRA
EVANDRO MEDEIROS SOUZA
EVELIN VAHL VARGAS
FABIANA WULFF FETTER
FELIPE BUENO PINTO
FELIPE CARVALHO DA SILVA
FELIPE MACHADO D AVILA
FERNANDA DA SILVA PEREIRA
FERNANDO EMERCINI DE SOUZA GARCIA
FERNANDO LEMOS DA SILVA
FERNANDO NEUGEBAUER REHBEIN DA CUNHA PENEDO
FILIPE ALMEIDA PEDRA
FILIPE HENRIQUE RAMOS
FILIPE SILVA DOS SANTOS
FRANCIELE DA COSTA TRASSANTE
FRANCIELLI DA LUZ ANACLETO
FREDERICO DAL SOGLIO RECKZIEGEL
GABRIEL CHAGAS GONCALVES
GABRIEL DA SILVA SEGUNDO
GABRIEL DE QUADROS KRUGER
GABRIEL DORNELLES FERREIRA
GABRIEL GONCALVES PIZZINATO
GABRIEL HACKBARDT MORALES
GABRIEL NOLASCO DOS SANTOS
GABRIELA BORCHARTT DA SILVA
GABRIELA TRISCH DE QUADROS
GABRIELLA REZ DE OLIVEIRA
GEAN CARLOS BRANDAO
GEILSON DE ALMEIDA SOARES
GERSON SILVA DOS SANTOS
GERÔNIMO GALLARRETA ZUBIAURRE LEMOS
GIOVANI BRUNO EICHHOLZ DOMINGUES
GIOVANI DA SILVA VARGAS
GISELE NUNES DA SILVA
GLAUBER MARTINS NIEMEIER
GLEISSON COUTO DE OLIVEIRA
GUILHERME ANDRADE HARTWIG
GUILHERME LUBKE QUEVEDO
GUILHERME SANCHES AMARAL
GUILHERME SCAGLIONI DA FONSECA
GUILHERME SILVA SALGUEIRO
GUSTAVO BERNARDES GROSSMANN
GUSTAVO DE AZEVEDO LUDTKE
GUSTAVO DE SOUZA COSTA
GUSTAVO FELICIO MAGALHAES PINTO
GUSTAVO GARCIA
GUSTAVO MARTIM DA ROSA
GUSTAVO NUNES DE ALMEIDA
GUSTAVO TESSMER LOPER
Gabriela Hoffmeister
Guilherme Felipe Pires
HAYDAN MIRANDA DA CONCEICAO
HELENA PIEPER BEHLING
HELLEN RAFAELA SILVA
HENRIQUE AUDE VARGAS
HENRIQUE CALDEIRA MACHADO
HENRIQUE DAVID CAMPELO
HENRIQUE DE MATTOS GONCALVES
HENRIQUE MATHIAS REIS
HENRIQUE RADMANN SCAGLIONI
HENRIQUE TAVARES RUOSO
HERICA CORTINAZ MACHADO
HERON CESAR SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS
HILLARY MACHADO MALHEIRO DA ROSA
HUGO SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES
Hernesto Ramão Muñoz
IAGO MILBRATZ OLIVEIRA
IGOR BORGES SOARES
IGOR HENRIQUE DEON DA ROSA
IGOR YUJI ISHIHARA SAKUMA
INDIANARA GUILHERMINA KLUMB
IRIS BRANDAO MONBAQUE
ISAAC LUIZ ANGELO DE AZEVEDO
ISABELA GONCALVES NUNES
ISABELLA DE SOUZA RIBEIRO
ISABELLE CEZARIO SANTANA
ISLA SODRE MAIA
ITALO FONSECA SANDRINI
IVOMAR RODRIGUES DA SILVA
Isabel Gomes Vieira
JANICE NERY2
JAQUELINE GEHLING FISCHER
JEAN CARLOS DAPPER
JEAN FRANCHESCO GONCALVES LUNKES
JEFERSON DOMINGUES PRATES
JESSICA VIEGAS PEREIRA
JESUS FRANCISCO VIEIRA FERNANDES
JHULYANA CAMPOS CARDOSO
JOANA ETELVINA VARELLA PACHECO
JOAO ANTONIO NEVES SOARES
JOAO PEDRO DAMIN
JOAO VICTOR FERNANDES MARCOS
JOAO VITOR DIAS WASQUEVITE
JOHN BRENO SANTOS FREITAS
JONAS PENHA BERNY
JONATAN DOS SANTOS GUEDES
JORGE ALBERTO HEIMBERG JUNIOR
JORGE HENRIQUE JOHANN BRUM
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR
JOSE CARLOS MENDES GOMES
JOSEANE DA SILVA PORTO4
JOSIANE KONRADT
JOSÉ CLAUDIONILTON GOMES DA SILVA
JOÃO PEDRO LADEIRA REZENDE
JOÃO VITOR ALVES SOARES DE PAULO
JOÃO VITOR DIAS CAMPANI
JUAN LOPES BAARTZ
JUAN OLIVEIRA BRASIL
JULIA AMARAL GUIDO
JULIA PACHECO NUNEZ
JULIA PEREIRA KICKHOFEL
JULIA TAVARES DA SILVA
JULIANA SILVA LACAU
JULIANA TORRES SILVEIRA
JULIANE TAROUCO DE MEDEIROS
JULIANE TIETZ PETER
Jose Joaquim Leal de Moraes
João Vitor Carvalho Pereira
JÚLIO GABRIEL BERWANGER
KAMILLA DA SILVA MARTINS PITANA
KAROLAINE BEATRIZ RUSCH
KAROLINE OLIVEIRA DA SILVA
KAROLINE TEIXEIRA LOPES
KASSANDRA ARRUDA PIRES
KATHARINA DIAS ZANETTI
KATIELE MELO DA SILVA
KEIMILLY MAKIELLY DA SILVA ROSA
KELEN CRISTIANE MACHADO GOULARTE
KELIN TAIS ROMIG THIEL
KEMILLIN SANTOS BORGES
KESSLER LOPES DE SOUSA
KETLIN NOVACK KLUG
KEVIN SOUZA FLOR
KRISLEY MARQUES GONCALVES
LAERCIO DINIZ GUIMARAES MARQUES
LAINE BENGO SOARES ROSALES
LAIR ANTONIO CRIZEL DE SOUZA
LAIS CARDOSO VALADAO
LARA ALVES GULLO DO CARMO
LARA DILELIO ALVES
LARISSA BITENCOURTE CRUZ
LARISSA CARVALHO SCHMECHEL
LARISSA DE LIMA MATEUS
LARISSA VALENTE DA LUZ
LAURA DE AVILA JAIME
LAURA LUZ NUNES
LAURA MARTINS BUENO
LAURA QUEVEDO JURGINA
LAURA SILVA DIAS
LAVINIA CARVALHO DE OLIVEIRA
LAYLA DAMÉ MACEDO
LAZARO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA
LEONARDO GUILHERME DE LIMA
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ2
LETICIA LOPES SOARES
LETICIA SCHENATO ZATTERA
LETÍCIA LEAL MOREIRA
LIDIA MARTINELLI DE OLIVEIRA
LILIANE HACKBARTH KÜTTER
LIZANDRO DOS SANTOS LOPES
LOHANA MAIA SODRE
LOURENCO DA CRUZ MULLING
LUAN BILHARVA FERRAZ
LUANA DOS SANTOS CRUZ
LUANA RICARDO FARIAS
LUANA VIEIRA DA SILVA
LUCAS ALEXANDRE BOTELHO DA PORCIUNCULA
LUCAS BILHALVA MAIA
LUCAS COSTA TUERLINCKX
LUCAS DIAS DOS SANTOS
LUCAS EMILIANO JUNG LAZZARIN
LUCAS JOSE DO PRADO SOUZA
LUCAS MINGHINI GONÇALVES
LUCAS PORTO MARTINS
LUCAS SEIDY RIBEIRO DOS SANTOS IKENOUE
LUCAS ZUGE
LUCIANA CHIMENDES CABRERA4
LUCIANO LOPES KABKE
LUIS ARTUR MENDES GARCEZ
LUIS FELIPE BASSO
LUIS OTAVIO PERES JUNG
LÊDA MARIA DE ASSIS DA SILVA
MAIARA SILVEIRA CALDEIRA
MAIRA LOPES DA SILVA
MARCELO DE AVILA LEÃO
MARCOS FRARE
MARCOS KOMMLING CENTENO
MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA
MARIA ANTONIA FAGUNDES DE LEON
MARIA ANTONIA SILVEIRA COSTA
MARIA EDUARDA ALVES DA SILVA
MARIA EDUARDA FERNANDES DE AVILA
MARIANA FIGUEIRA MACHADO
MARIANA GONCALVES RODRIGUES
MARIANA MACHADO DE SOUZA DUTRA
MARIANA NEITZKE DA SILVA
MARIANE GUEDES PEREIRA
MARILZA SARAIVA BELCHIOR
MARINA DE MATTOS PETERSON
MARINA FIGUEIREDO GUALBERTO
MATEUS ALKIMIM ALVES
MATEUS AUGUSTO THEODORO RODRIGUES
MATEUS CORDOVA DA SILVA SANTOS
MATHAUS CORRÊA HUBER
MATHEUS ANDRE DE SOUZA BARBOZA
MATHEUS AUGUSTO CEZAR FUKUDA
MATHEUS CARVALHO DA SILVA
MATHEUS DA SILVA PROENÇA
MATHEUS OLIVEIRA DA ROSA
MATHEUS SILVA MENEZES
MAURICIO BARBOZA BORGES
MAURICIO CARVALHO MUCCI
MAURICIO ZAHN2
MIGUEL BECK BERNO
MIKAELE VALERIO TAVARES
MIRIAM CRUZ FERRAZ
MIRIAM CRUZ FERRAZ FILHA
MOARA DE CARDOZO DAQUINO
Miqueias Lauz Steinle
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO
NATANIELE ORTIZ DE AVILA
NATHALIA PASSOS MOURA
NATHALIE SCHAUN BARBOZA
NATÁLIA LEITE GOULART
NEIDE PIZZOLATO ANGELO4
NIKOLE NUNES LOPES
Natiele Brochado
OTAVIO LUIZ DIAS TAVARES
PABLO JUAN DA COSTA RAMIRES
PAMELA LIMA RAMOS
PAMELLA ANDERSSON BORGES VIEIRA
PAOLA JESSICA SANTOS DAS NEVES
PATRICIA LEMKE
PATRÍCIA ALMEIDA DA CUNHA
PATRÍCIA OLIVEIRA WERLE
PAULA LAYNI BARROS BARBOSA
PAULO HENRIQUE COSTA SOUZA
PAULO PEREIRA DA SILVA
PAULO ROBERTO NUNES DA ROSA
PEDRO AUGUSTO NUNES MARCHAND
PEDRO HENRIQUE ARRIADA BESKOW
PEDRO HENRIQUE DIEHL
PEDRO HENRIQUE SANGALETTI
PEDRO VICTOR MADEIRA RODRIGUES
PIERRE AMARAL PARODES
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA
PRISCILA PEDROTTI
PÂMELA SCHÖNHOFEN ACOSTA
RACQUEL KNUST DOMINGUES
RAFAEL SILVEIRA DA SILVA
RAFAELA FAO NUNES
RAFAELA NUNES DEVES
RAFAELA RUTZ NUNES
RAFAELLA ALVES SANTOS
RAI AREVALO ACOSTA
RAQUEL DE SOUZA ZIMMER
REJANE PERGHER12
RENATA KONRADT GÜTHS
RICHARD DE OLIVEIRA RODRIGUES
RODRIGO DA SILVA KONFLANZ
RODRIGO DOS SANTOS MARTINEZ
RODRIGO GONÇALVES OLIVEIRA
RODRIGO GUIMARAES MOTTA
RODRIGO MENDES LIMA
RONYSSA DOS SANTOS RIBEIRO
RONYTTA DOS SANTOS RIBEIRO
ROSANA HARTWIG SCHWANKE
RUAN DE FREITAS LIMA
RUBIELE CAPA VERDE TEIXEIRA
RUDIANE FACCO MICHELON
SABRINA RIBEIRO DA COSTA
SAMIR FERREIRA DE CASTRO JUNIOR
SAMUEL COSTA SCHÜLER
SAMUEL FRANCISCO SABINO BORGES
SAMUEL LETZOW SILVA BECKER
SANDER ANTONIO APARECIDO DOS SANTOS
SANDRA GOMES GUARINO
SANDRO ROGERIO REIS DE CARVALHO
SARA LUIZA PETRY
SCHEILA DIAS QUINTANA
SHAIANE DE FREITAS FERREIRA
SIDNEY FERREIRA FELIPE
STEFAN KICKHOFEL WEISSHAHN
STEPHANE DA CUNHA NUNES
SUEN ROSA PEDROSO LEITZKE
TAINA CRUGER GONCALVES
TAINA ROSA DA SILVA
TAIS REICHOW RADTKE
TAISHA CARVALHO ALVES
TALISSA DUARTE WAHAST
TALISSON COUTINHO DA ROSA
TAMIRES CAVALHEIRO HUCK
TAMIRES FONSECA DE ALMEIDA
TAMIRIS ARAÚJO DUARTE CASTRO
TASSIA REGINA DETTMANN
TATIELEN RIBEIRO SOARES
THABATA PAOLA IDIART BRUM
THALIA FABRES ZANETTI
THALIA GABRIELA TORBES DE OLIVEIRA
THALIA GABRIELA TORBES DE OLIVEIRA
THAYS AVILA ZIMERMANN
THIAGO IOOST CALDEIRA
THIAGO NUNES BATISTA
THOMAZ DOS SANTOS SANDIM
THOMAZIO GIACOBBE
VALBER DA SILVA BARROS
VALENTIM RUFINO DA COSTA
VALQUÍRIA MACHADO
VANESSA MACEDO ESTEVES DA ROCHA
VICTOR CRUZ CUERVO
VICTOR DA COSTA TEIXEIRA
VICTOR HUGO GUIMARAES SILVA
VICTORIA LEAL RAMOS
VINICIUS AVILA EICHENBERG
VITHORIO DA CONCEICAO DUTRA
VITOR DE MELO MANDOWSKI
VITOR MATEUS CONZATTI
VITORIA DIAS SANTANA
VITORIA LOPES ROCHA
VITORIA SOARES DE SOARES
Vanessa Prestes
Vanessa Prestes
VÍTOR EDUARDO SCHUH
WANDERSON FERNANDO ROSSALES DE VASCONCELOS
WELLINGTON GOMES MACHADO
WESLEY COSTA SILVEIRA
WILKER VIANA DOS SANTOS
WILLIAM GARCIA ANDRADE
WILLIAM JONE HENZEL VILLANOVA
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA
WILLIAN KRAUSS BERTISSOLO
WILLIAN PACHECO DE OLIVEIRA
WILLIANS GABRIEL DE LIMA SANTANA
YASMIM FERREIRA PIRES
YURI BORGES SENA
ÉRICA CAROLINI CARNIÉRE GUIMARÃES

Página gerada em 24/04/2024 21:25:55 (consulta levou 0.714617s)