Nome do Projeto
Geografias em movimento: café com debate!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/01/2019 - 24/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Projeto de Extensão denominado Geografias em movimento: café com debate! Tem como ideal a congregação de alunos, professores e comunidade geral através da construção de ciclos de debates com temas relacionados a ciência geográfica, como, por exemplo: a Geopolítica mundial, crise ambiental, planejamento urbano e rural no município de Pelotas, direito a Cidade, feminismo e geografia, entre outras tantas temáticas que poderão surgir. A busca pela integração entre universidade e comunidade se dará via palestras, construindo um espaço amplo de diálogos, trazendo as mais diversas matrizes do saber geográfico. Além disso, as mesmas serão abertas à comunidade (inclusive em espaços físicos não pertencentes a UFPel), visando a participação direta e indireta dos mais diversos atores sociais. Em termos de importância, o mesmo justifica-se tendo em vista a possibilidade de estender o debate científico a comunidade, tendo em vista que muitas vezes esse torna-se enclausurado nos muros da instituição.

Objetivo Geral

Construir debates/diálogos que extrapolem os muros da Universidade e construam pontes teóricas e práticas entre a comunidade pelotense e a UFPel, promovendo um processo de reflexão crítica sobre as mais diversas conjunturas sociais.

o projeto busca a congregação de alunos, professores e comunidade de maneira geral através da construção de ciclos de debates com temas relacionados a ciência geográfica.

Justificativa

Este Projeto justifica-se tendo em vista a busca por estimular o dialogo através da extensão universitária, almejando construir saberes em diversas escalas. Além disso, o projeto trabalhará a partir de uma via de mão dupla entre os saberes científicos e populares, demonstrando a necessidade de pensar que ambos se encontram na mesma esfera. Doravante, oriundo dos encontros com o grupo de planejamento participativo do projeto, buscaremos estabelecer temas de relevância social, tanto para a escala local como global.
a justificativa centra-se na possibilidade de estender o debate científico a comunidade geral, tendo em vista que muitas vezes esse encontra-se isolado da mesma.
Além disso, a construção de debates/diálogos q possibilitará a construção de pontes teóricas e práticas entre a comunidade pelotense e a UFPel

Metodologia

No primeiro momento serão realizadas reuniões abertas visando a construção de um cronograma de ações, temáticas abordadas, possíveis convidados, etc.
No segundo momento serão selecionados locais que ocorrerão os encontros, podendo ser praças, escolas, bares, auditórios da UFPel, outras instituições, etc. Uma das premissas básicas do projeto é que as palestras sejam itinerantes, podendo percorrer os mais diversos espaços do município de Pelotas.
No terceiro momento serão selecionados (a partir das temáticas previamente escolhidas) palestrantes regionais que possam contribuir com o debate.
Por fim, serão organizados os encontros; os mesmos serão publicados e divulgados antecipadamente por redes sociais e mídias diversas.
Após os debates, o grupo se reunirá visando estabelecer um processo de reflexão sobre o evento e a partir deste analisar os erros e acertos para a organização do próximo encontro.
O projeto ocorrerá uma vez por mês, na última sexta feira de cada mês, sendo o mesmo itinerante pelo município.

Indicadores, Metas e Resultados

Promover encontros entre diversos estudiosos e estabelecer o contato com a comunidade;
Propiciar o debate e a criticidade oriundo de diversos temas;
Estimular a participação de docentes e discentes de diversas áreas;
Construir possibilidades de integração entre universidade e comunidade;
Criar uma ponte entre os saberes populares e científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA AMARAL DOS SANTOS
DANIEL DIAS LOPES
DANILO OLIVEIRA DA CRUZ
EDUARDO SCHUMANN
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA
LEONARDO KEGLES
MARILDA SENNA ALVAREZ
RENIE SANTOS DE MATTOS
ROBINSON SANTOS PINHEIRO2
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO
TIARAJU SALINI DUARTE2
WILLIAM MARTINS LOURENÇO
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES

Página gerada em 20/04/2024 02:00:37 (consulta levou 0.664161s)