Nome do Projeto
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO GEOGRAFIA E AMBIENTAL LEGA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/01/2019 - 23/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto de extensão LEGA (Laboratório de Educação Geográfica Ambiental) viabiliza a integração entre universidade e escola através da formação de um laboratório que propicie aos alunos do curso de Licenciatura em Geografia um espaço de discussão e planejamento das atividades desenvolvidas em dois projetos do curso que visam o incentivo, a formação docente e a permanência no curso de Licenciatura, são eles o PIBIDGeo e o NESG.
O PIBIDGeo (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) consta atualmente com 28 bolsistas alunos do curso de Geografia Licenciatura e 6 professores de Geografia da 5 Coordenadoria de Educação de Pelotas e prevê ações de caráter disciplinar e interdisciplinar em 12 escolas públicas de Pelotas, além de oficinas itinerantes sobre temáticas atuais com os professores de Geografia e História do Município em destaque. O NESG (Núcleo de Estágio Supervisionado em Geografia) que viabiliza durante o estágio obrigatório o mapeamento de carências existentes na estrutura das escolas e também nos conteúdos e metodologias utilizados nas disciplinas de Geografia na educação básica, para que seja possível intervenções de caráter construtivo. Esse núcleo visa a articulação das disciplinas de estágio curricular (Pré-estágio, Estágio Supervisionado e Pós-estágio) a fim de oferecer uma formação significativa para os alunos do curso de Licenciatura em Geografia e viabilizar o trabalho em parceria entre universidade e escola, diminuindo a distância entre ambas além de possibilitar a troca de experiências entre professores da educação básica, alunos da licenciatura e professores do curso superior.
Nesse sentido, o LEGA constitui-se no Laboratório do curso de Geografia que articular teoria e prática no currículo da Licenciatura e viabiliza a discussão de questões pertinentes sobre o ensino de Geografia implementando práticas significativas no curso e nas escolas contribuindo para a formação inicial e continuado do professor de Geografia.
Objetivo Geral
Objetivo Geral do projeto é viabilizar a integração entre universidade e escola através da consolidação do Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental – LEGA que atende aos alunos do curso de Licenciatura em Geografia envolvidos com o ensino e a pesquisa referente a formação do professor, além de professores da educação básica parceiros do Laboratório. Visa-se criar um espaço de trabalho, pesquisa e discussão sobre o ensino de Geografia e a prática em sala de aula, além de possibilitar que os alunos do curso de licenciatura, desfrutem de um ambiente próprio para a elaboração de suas aulas, apoio dos professores responsáveis pela disciplina de Geografia na Educação básica e discussão das situações encontradas nas escolas. Assim, eles estarão aptos a desenvolverem trabalhos de qualidade nas escolas atendendo as especificidades das mesmas.
Justificativa
A ideia nasce da necessidade de articulação entre o ensino superior e a educação básica, uma vez que é na universidade, mas precisamente nos cursos de licenciatura que se inicia a construção da identidade docente, o que torna imprescindível a troca de experiência e a proximidade entre essas instâncias do saber. Acredita-se que é necessário valorizar o PIBID e o estágio supervisionado, uma vez que é nesse período que o aluno de licenciatura experimenta na prática os conhecimentos adquiridos durante sua formação. Sendo assim, tanto o PIBIDGeo como o NESG devem ser compreendidos não apenas como um cumprimento de horas exigidas, mas sim como um espaço de reflexão em que estão envolvidos todos os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, a fim de aprofundar conhecimentos e práticas em prol do coletivo.
Metodologia
Para alcançar os objetivos propostos no trabalho serão realizadas três frentes de ações:
- Primeira Ação: tanto os alunos do PIBID, quanto os alunos do NESG deverão realizar sondagens nas escolas - visitas levantando informações sobre as mesmas, como por exemplo: Como é a escola? Como eu a vejo? Como a escola se vê? Qual a maior necessidade da escola segundo os professores, para os pibidianos e para os estagiários? O que a escola espera da universidade?
Para que os professores da escola gostariam de retornar a universidade? Como a comunidade vê a escola e vice-versa? Essa observação tem como objetivo a análise e a compreensão das características do espaço escolar, na sua singularidade, para que os alunos possam informar-se sobre o seu funcionamento, suas deficiências e suas possibilidades e como a escola se organiza para resolver os conflitos, dificuldades e enfrentamentos.
- Segunda ação: posteriormente de posse desses dados será possível visualizar as carências das escolas parceiras do curso de Licenciatura e as necessidades apontadas pelos professores, que serão discutidas por grupos de trabalhos compostos por pibidianos, alunos em estágio e professores da educação básica no LEGA a fim de planejar estratégias de ação e reflexão propondo alternativas de intervenção (projetos, oferecimento de palestras, minicursos e, etc.).
E, por fim na terceira ação será realizado um seminário no LEGA com o intuito de avaliar a parceria entre a universidade e a escola e propor novas possibilidades de ações.
- Primeira Ação: tanto os alunos do PIBID, quanto os alunos do NESG deverão realizar sondagens nas escolas - visitas levantando informações sobre as mesmas, como por exemplo: Como é a escola? Como eu a vejo? Como a escola se vê? Qual a maior necessidade da escola segundo os professores, para os pibidianos e para os estagiários? O que a escola espera da universidade?
Para que os professores da escola gostariam de retornar a universidade? Como a comunidade vê a escola e vice-versa? Essa observação tem como objetivo a análise e a compreensão das características do espaço escolar, na sua singularidade, para que os alunos possam informar-se sobre o seu funcionamento, suas deficiências e suas possibilidades e como a escola se organiza para resolver os conflitos, dificuldades e enfrentamentos.
- Segunda ação: posteriormente de posse desses dados será possível visualizar as carências das escolas parceiras do curso de Licenciatura e as necessidades apontadas pelos professores, que serão discutidas por grupos de trabalhos compostos por pibidianos, alunos em estágio e professores da educação básica no LEGA a fim de planejar estratégias de ação e reflexão propondo alternativas de intervenção (projetos, oferecimento de palestras, minicursos e, etc.).
E, por fim na terceira ação será realizado um seminário no LEGA com o intuito de avaliar a parceria entre a universidade e a escola e propor novas possibilidades de ações.
Indicadores, Metas e Resultados
A ação proposta no projeto pretende sanar a necessidade mais constante no curso de formação de professores de momentos de articulação entre a teoria e a prática. Refletir sobre a formação do professor significa repensar a importância dessa articulação no currículo das licenciaturas que só virá a contribuir e incentivar a profissão docente. Espera-se que esse projeto desperte para a importância de práticas que visem o aprimoramento e o incentivo a formação do professor como as ações realizadas pelo PIBIDGeo nas escolas parceiras de Pelotas e as ações propostas pelo NESG no período de estágio Supervisionado como merecedor de destaque no currículo e a importância da articulação entre universidade e escola. As discussões orientadas e realizadas, nas reuniões com o grupo de pibidianos - alunos e supervisores das escolas, em sala de aula e no LEGA durante os encontros da disciplina de estágio contribuem para o repensar das práticas, da escola, da universidade e do papel social do futuro professor.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | |||
ANA ELISA MATTOSO FERREIRA | |||
ANDRÉ QUANDT KLUG | |||
ARIADNE LORRANA DE AVILA TEIXEIRA | |||
ATHOS GARCIA DUTRA | |||
Ana Paula Melo Da Silva | |||
BRUNA RIBEIRO VIEIRA | |||
CAROLINA BORBA DOS SANTOS | |||
FERNANDA DO AMARAL BURKERT | |||
Gabriel da Fonseca Gazal | |||
IRES DE OLIVEIRA FURTADO | |||
JEAN PIERRE MOREIRA DE MOURA | |||
JERUSA CASSAL DE ALMEIDA | |||
JULIANA COELHO RAMOS | |||
José Luiz Lourenço Ribeiro | |||
Juliana Schwingel Broilo | |||
KÉLVIN VASCONCELLOS DA VARA | |||
LETICIA FONSECA DA SILVA | |||
LIGIA CARDOSO CARLOS | 1 | ||
LIZ CRISTIANE DIAS | 4 | ||
LUCIANO MARTINS DA ROSA | |||
MATHEUS KLEINICKE ROSSALES | |||
Maiara Berdete Barbachan | |||
NELSON FONSECA PINTO | |||
ODLANER TERRA PEREIRA | |||
REBECA JERÔNIMO NUNES DA SILVA | |||
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 2 | ||
Rodrigo Torres Westendorff | 1 | ||
TIARAJU SALINI DUARTE | 1 | ||
VITÓRIA UNGARETTI LUCAS | |||
Vanessa Prestes Duarte | |||
maria elisabete lenz |