Nome do Projeto
Vivências Teatrais em Escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/03/2019 - 22/10/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O Projeto de Extensão Vivências Teatrais em Escolas tem como foco principal a realização de oficinas de Teatro em escolas públicas, em contraturno, com o objetivo de desenvolver as potencialidades criativas e expressivas de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica. Destaca-se também a intenção de despertar o gosto pela artes em geral e, mais especificamente, apresentar a linguagem cênica como uma possibilidade de criação artística e fruição estética. E ainda, busca-se contribuir com a formação de indivíduos mais críticos, reflexivos, participativos e comprometidos com sua autoformação.

Objetivo Geral

Enriquecimento e ampliação do repertório cultural, além de contribuir com a difusão e o ensino das artes cênicas, formar público/espectadores e possibilitar o contato e gosto pelas artes em geral.

Justificativa

Defende-se que durante a Educação Básica, todos os alunos devem perpassar pelas quatro modalidades artísticas: Teatro, Dança, Artes Visuais e Música. Atualmente, o ensino curricular do Teatro em escolas públicas de Pelotas e região é bastante reduzido. Tem-se, em grande parte das escolas o ensino de Artes Visuais e Música. O projeto justifica-se entendendo que existe uma demanda de ensino de Teatro nas escolas, porém, poucos são os concursos públicos para professores específicos desta linguagem artística. Entende-se que o projeto não deve substituir a contratação de professores efetivos, mas por outro lado, através de projetos de extensão como este, em escolas, pode-se colaborar na divulgação
da área de Teatro, incentivando que este componente seja efetivado nos currículos escolares. Além deste fato, justifica-se o projeto pela demanda das escolas envolvidas que carecem deste tipo de atividade, em uma região com baixíssima atividade cultural para crianças, adolescentes e jovens.
O projeto poderá contribuir para a criação artística, apreciação estética e reflexão sobre temas da atualidade.

Metodologia

Oficinas semanais, nas escolas parceiras, com alunos da educação básica, para desenvolvimento de diferentes metodologias do ensino de teatro, tais como: jogos teatrais, jogos dramáticos, jogos de improvisação, leitura e escrita de textos dramáticos, exercícios de alongamento, aquecimento e relaxamento corporal, expressão corporal, criação de cenas a partir de diferentes estímulos e improvisações. Recepção teatral na escola e em outros espaços.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se com este projeto qualificar a formação de modo mais integral dos indivíduos envolvidos, em busca de uma formação mais sensível e crítica, além de desenvolver as potencialidades criativas e expressivas. Por possuir uma dimensão subjetiva, torna-se difícil elencar indicadores que mensure o quanto foi atingido destes objetivos. O envolvimento, o comprometimento e a participação dos sujeitos envolvidos são elementos importantes que poderão nos orientar neste sentido, possibilitando avaliar e replanejar, durante o processo das oficinas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRISA KEMEL ZANELLA4
CARLA SILVA ARAÚJO
CARLA SILVA ARAÚJO
CATARINA LEITE RASSIER
Gustavo Angelo Dias4
JORDAN BUCHOVITEZ DA SILVA
MARIA FERNANDA BOTELHO TAVARES
NAYLSON RODRIGUES COSTA
PATRICIA CASTRO CARDONA
RAPHAEL DE SOUZA ORTOLAN
TATIANA DUARTE CUBA
VANESSA CALDEIRA LEITE4

Página gerada em 29/03/2024 07:25:28 (consulta levou 0.147469s)