Nome do Projeto
Vivências Teatrais em Escolas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/03/2019 - 22/10/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O Projeto de Extensão Vivências Teatrais em Escolas tem como foco principal a realização de oficinas de Teatro em escolas públicas, em contraturno, com o objetivo de desenvolver as potencialidades criativas e expressivas de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica. Destaca-se também a intenção de despertar o gosto pela artes em geral e, mais especificamente, apresentar a linguagem cênica como uma possibilidade de criação artística e fruição estética. E ainda, busca-se contribuir com a formação de indivíduos mais críticos, reflexivos, participativos e comprometidos com sua autoformação.
Objetivo Geral
Enriquecimento e ampliação do repertório cultural, além de contribuir com a difusão e o ensino das artes cênicas, formar público/espectadores e possibilitar o contato e gosto pelas artes em geral.
Justificativa
Defende-se que durante a Educação Básica, todos os alunos devem perpassar pelas quatro modalidades artísticas: Teatro, Dança, Artes Visuais e Música. Atualmente, o ensino curricular do Teatro em escolas públicas de Pelotas e região é bastante reduzido. Tem-se, em grande parte das escolas o ensino de Artes Visuais e Música. O projeto justifica-se entendendo que existe uma demanda de ensino de Teatro nas escolas, porém, poucos são os concursos públicos para professores específicos desta linguagem artística. Entende-se que o projeto não deve substituir a contratação de professores efetivos, mas por outro lado, através de projetos de extensão como este, em escolas, pode-se colaborar na divulgação
da área de Teatro, incentivando que este componente seja efetivado nos currículos escolares. Além deste fato, justifica-se o projeto pela demanda das escolas envolvidas que carecem deste tipo de atividade, em uma região com baixíssima atividade cultural para crianças, adolescentes e jovens.
O projeto poderá contribuir para a criação artística, apreciação estética e reflexão sobre temas da atualidade.
da área de Teatro, incentivando que este componente seja efetivado nos currículos escolares. Além deste fato, justifica-se o projeto pela demanda das escolas envolvidas que carecem deste tipo de atividade, em uma região com baixíssima atividade cultural para crianças, adolescentes e jovens.
O projeto poderá contribuir para a criação artística, apreciação estética e reflexão sobre temas da atualidade.
Metodologia
Oficinas semanais, nas escolas parceiras, com alunos da educação básica, para desenvolvimento de diferentes metodologias do ensino de teatro, tais como: jogos teatrais, jogos dramáticos, jogos de improvisação, leitura e escrita de textos dramáticos, exercícios de alongamento, aquecimento e relaxamento corporal, expressão corporal, criação de cenas a partir de diferentes estímulos e improvisações. Recepção teatral na escola e em outros espaços.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se com este projeto qualificar a formação de modo mais integral dos indivíduos envolvidos, em busca de uma formação mais sensível e crítica, além de desenvolver as potencialidades criativas e expressivas. Por possuir uma dimensão subjetiva, torna-se difícil elencar indicadores que mensure o quanto foi atingido destes objetivos. O envolvimento, o comprometimento e a participação dos sujeitos envolvidos são elementos importantes que poderão nos orientar neste sentido, possibilitando avaliar e replanejar, durante o processo das oficinas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 4 | ||
ANNI ABRANTES LEMOS | |||
CARLA SILVA ARAÚJO | |||
CARLA SILVA ARAÚJO | |||
CATARINA LEITE RASSIER | |||
EDUARDO RIBEIRO MATIAS | |||
GUILHERME NUNES TEIXEIRA | |||
Gustavo Angelo Dias | 4 | ||
JORDAN BUCHOVITEZ DA SILVA | |||
MARIA FERNANDA BOTELHO TAVARES | |||
NAYLSON RODRIGUES COSTA | |||
PATRICIA CASTRO CARDONA | |||
RAPHAEL DE SOUZA ORTOLAN | |||
SHERON PEIXOTO DE FIGUEIREDO | |||
TATIANA DUARTE CUBA | |||
VANESSA CALDEIRA LEITE | 4 |