Nome do Projeto
Desenho de Figura Humana: intervenções, mostras e ações
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 18/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O projeto atende a tríade ensino, pesquisa e extensão de forma indissociada propondo o desenvolvimento de intervenções artísticas, mostras didáticas e mediações junto ao Ateliê de Desenho de Figura Humana. As ações visam atualizar discursos, ampliar repertórios e promover o debate em torno de identidades, subjetividades, performances e representações da figura humana na arte e na cultura contemporânea. Mestiçagens, mitologias, imaginários, reinvenções e subversões são temas propostos para investigação poética e reflexiva envolvendo a comunidade acadêmica, egressos, profissionais e demais interessados. A efetivação compreende pesquisa coletiva e individual, investimento no processo criativo, montagem e mediação, alcança a comunidade em geral, através da exibição e compartilhamento de resultados, fruição, produção, reflexão e formação de público. A atividade é avaliada, sistematizada e divulgada, atingindo outras instâncias; ganha desdobramentos, que por sua vez demandam novos projetos, cumprindo um circuito ininterrupto

Objetivo Geral

Promover cursos e oficinas, mostras didáticas, intervenções artísticas e ações de mediação cujo enfoque se detém sobre o imaginário em torno da representação da figura humana, destacando representações/ apresentações, revisitando temas e modelos ao longo da história da arte e da cultura e os desdobramentos impostos pela contemporaneidade.

Justificativa

O projeto se justifica por propiciar a produção, fruição e reflexão em torno de um tema instigante para a arte e a cultura contemporânea, pela diversidade de questionamentos e atravessamentos que suscita: gênero, etnia, inclusão, materialidades, subjetividades, identidades, tradição e rupturas.Também se justifica por possibilitar a divulgação de nossa produção artística, o intercâmbio e o compartilhamento das pesquisas e por proporcionar vivências profissionais aos futuros professores, artistas, designers e animadores, efetivando a qualificação pretendida.

Metodologia

Para a efetivação do projeto concorrem uma série de atividades diferenciadas, que exigem metodologias específicas para sua execução.

Para as mostras didáticas: pesquisa iconográfica e bibliográfica, seleção e definição de imagens e personagens, caracterizações, sessões de fotografia, edição das imagens, produção de matriz para ampliação, definição de materiais de execução, produção dos painéis. Projeto de Montagem, produção de material de divulgação, preparo dos grupos de recepção e mediação das mostras e intervenções. Na etapa final: abertura da mostra, monitorias e mediação, manutenção, registro, avaliação e produção de relatório final.

Para as ações artísticas e intervenções concorrem etapas de planejamento, verificação de demandas, definição dos grupos de trabalho, pré-projeto, cronograma, definição de materiais e técnicas, execução e acompanhamento, registro, produção de material para publicação e relatório.

Os cursos e oficinas atendem as demandas específicas da comunidade que nos alcançam via Câmara de Extensão do CA. Exigem etapas de preparo (definição de equipe, cronograma, planejamento das aulas, definição de carga horária, divulgação e abertura de inscrições) etapa de desenvolvimento (definição de materiais e técnicas, execução, produção artística e reflexiva, registro e documentação) avaliação, elaboração de relatório, certificação.

Indicadores, Metas e Resultados

Formação global e profissional dos participantes;
Atuação em equipes de trabalho multidisciplinares;
Integração e troca de experiências;
Qualificação e formação de público;
Ampliação de repertórios, promoção da arte e da cultura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE LIMA CABRAL
ANDRE GUSTAVO DE CAMPOS
CAROLINA CORREA ROCHEFORT3
DHEIVISON ARAUJO DA SILVA
DIEGO SOARES DE SOUZA
FRANCISCO FRANCO BOMBAZAR
GABRIELA FARIAS MUNIZ KACELNIKAS
JOSE CARLOS BROD NOGUEIRA3
JOÃO PEDRO MARQUES DOS SANTOS
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA
KARINA DO NASCIMENTO SOUSA LIMA
LAURA BORSA CATTANI1
NADIA DA CRUZ SENNA4
PEDRO AUGUSTO DOS SANTOS NAVARRO
PEDRO DE OLIVEIRA FERRER
THIAGO RIBEIRO BRUM
Yuki Ynagaki Escate Zarate
ÍCARO DE OLIVEIRA CASTELLO

Página gerada em 25/04/2024 15:07:31 (consulta levou 0.182609s)