
Resumo
Laura Cattani possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), e especialização em Gestão de Projetos pela ESPM (2007), com experiência na área de Gestão Cultural. Possui Mestrado e Doutorado em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, tendo sido contemplada com bolsa Capes em sua formação, bem como no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, realizado na França em 2017.Realizou em 2020 o pós-Doutorado no PPGAV da Universidade de Brasília (UnB - DF). Atua como professora substituta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desde 2003 assina seus trabalhos como Ío, um pseudônimo também usado em parceria com Munir Klamt. Sua produção plástica e visual abarca diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, web art, performance ou fotografia. Em sua produção, destacam-se a exposição Aporia (2015), do projeto RS Contemporâneo, com curadoria de Julia Rebouças, vencedora do Prêmio Especial do Júri no IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; Do Lado de Fora de um Quarto Fechado (2012), premiada como Melhor Exposição no 2º Prêmio IEAVi; Zede Etes (2008), vencedora do Prêmio Destaque em Mídias Tecnológicas do III Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Dentre as exposições coletivas: RS XXI (2018), com curadoria de Paulo Herkenhoff, no Santander Cultural, Porto Alegre (Brasil/RS); Apologue (2018), de sua curadoria, na Galeria Un-Spaced em Paris (França); Histartiencia (2018), no Espacio de Arte Contemporáneo (Montevidéu/ Uruguai); Unânime Noite ? Volume 3, com curadoria de Bernardo José de Souza, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS; Humanas Interlocuções (2016), na Fundação Vera Chaves Barcellos; LINDE (2014), de sua curadoria, na CCMQ (Poa/RS) e Centro Conti (Buenos Aires/Arg); Mutatis Mutandis (2013), no Largo das Artes (Rio de Janeiro/RJ); Artesul Contemporánea (2013) Centro de Exposiciones Subte (Montevidéu/ Uruguai). Recebeu Menção Honrosa nos 1º e 4º Prêmios IEAVI de Incentivo às Artes Visuais e oito indicações ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, por exposições, publicações e projetos coletivos, e indicação ao Prêmio do Júri por sua trajetória artística. Participou da residência artística Sala_Taller III (2013), do Espacio de Arte Contemporáneo em Montevidéu, e residência artística Kaá, do Instituto Yvy Maraey (Poa). Sua obra compõe coleções particulares e o acervo de instituições como MARGS, MACRS, FVCB, MAM/RJ, MAMAM e Coleção Casa Niemeyer/DF. É criadora do Instituto Cultural Torus, uma organização cultural independente de caráter investigativo, reflexivo e propositivo focada em projetos inovadores em arte contemporânea. Foi membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais da Secretaria da Cultura do Estado do RS. É gestora da Galeria A Sala no Centro de Artes da UFPel e curadora convidada da Galeria Maria Lucia Cattani, vinculada ao Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, focada na produção de mulheres artistas. Já realizou diversas exposições, mostras de vídeo e projetos multimídia, no Brasil e no exterior. Atualmente está curadora adjunta da 13ª. Bienal do Mercosul. Atua como agente cultural para promover a difusão e valorização da Arte Contemporânea como instrumento para reflexão, questionamento e transformação.
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018)
Mestrado em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012)
Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Projetos (Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2007)
Graduação em Bacharelado Em Interpretação Teatral (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003)
Áreas de atuação
Artes - Arte Contemporânea
Artes - Teoria e História da Arte
Artes - Arte Multimídia
Artes - Artes Visuais
Artes - Gestão Cultural
Artes - Línguas estrangeiras modernas - Francês
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Ensino | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/03/2023 | 1 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
A SALA - Ações de produção e difusão cultural COORDENADOR DO PROJETO | 01/11/2021 | 16/12/2022 | 4 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2021/2 | M1 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 18+54 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2021/2 | M2 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 15+30 | Design Gráfico (Bacharelado) Design Digital (Bacharelado) | ||||||
2021/2 | M6 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 18+54 | Cinema de Animação (Bacharelado) | ||||||
2021/2 | M1 | FUNDAMENTOS DO DESENHO II Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2021/1 | M1 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 18+54 | Design Gráfico (Bacharelado) Design Digital (Bacharelado) | ||||||
2021/1 | M1 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2021/1 | M2 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 0+0 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2021/1 | T1 | INTRODUÇÃO ÀS ARTES VISUAIS Horários
| 3+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2021/1 | M2 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 18+54 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2020/2 | M1 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 0+0 | Design Gráfico (Bacharelado) Design Digital (Bacharelado) | ||||||
2020/2 | M2 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 0+0 | Design Gráfico (Bacharelado) | ||||||
2020/2 | M3 | DESENHO DA FIGURA HUMANA Horários
| 0+0 | Design Gráfico (Bacharelado) | ||||||
2020/2 | M1 | PRODUÇÃO CULTURAL Horários
| 0+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2020/2 | M1 | ATELIÊ DE DESENHO I Horários
| 18+54 | Artes Visuais (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.