Resumo
Laura Borsa Cattani é artista, curadora, professora e pesquisadora. Membro do Grupo de Pesquisa Apagamentos da Memória na Arte (UFRGS/CNPq). Com Pós-Doutorado em Artes Visuais (PPGAV) pela Universidade de Brasília (UnB) (2021). Doutora e Mestre em Poéticas Visuais (PPGAV) pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contemplada com bolsa CAPES em sua formação de Mestrado e Doutorado e no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, realizado na Université de Picardie Jules Verne (França) (2017), indicada ao Prêmio CAPES de Tese 2018. Bacharel em Artes Cênicas pelo Departamento de Arte Dramática (DAD) da UFRGS (2003). Especialista em Gestão de Projetos pela ESPM (2007), com ênfase na área de Gestão Cultural. De 2020 a 2023 foi professora substituta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ministrando disciplinas como Introdução às Artes Visuais, Desenho da Figura Humana e Produção Cultural. Em 2012 e 2018 realizou Estágio Docência na UFRGS, ministrando as disciplinas de Ciências da Arte-Teoria e Prática e Seminário de Arte Contemporânea. Como artista plástica já realizou inúmeras exposições, mostras de vídeo e projetos multimídia, no Brasil e no exterior. Desde 2003 assina seus trabalhos como Ío, pseudônimo também usado em parceria com Munir Klamt. Sua produção artística abarca diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, web art, performance e fotografia. Em sua produção artística destacam-se a exposição Aporia (2015), do projeto RS Contemporâneo, curadoria de Julia Rebouças, vencedora do Prêmio Especial do Júri no IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; Do Lado de Fora de um Quarto Fechado (2012), premiada como Melhor Exposição no 2 Prêmio IEAVi; e Zede Etes (2008), vencedora do Prêmio Destaque em Mídias Tecnológicas do III Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Dentre as exposições coletivas destacam-se a RS XXI (2018), curadoria de Paulo Herkenhoff, no Santander Cultural (Porto Alegre); Apologue (2018), de sua curadoria, na Galeria Un-Spaced (Paris); Histartiencia (2018), no Espacio de Arte Contemporáneo (Montevidéu/Uruguai); Unânime Noite Volume 3, curadoria de Bernardo José de Souza, Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre); Humanas Interlocuções (2016), na Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão-RS); LINDE (2014), de sua curadoria, na CCMQ (Poa-RS) e Centro Conti (Buenos Aires); Mutatis Mutandis (2013), no Largo das Artes (Rio de Janeiro); e Arte Sul Contemporânea (2013) Centro de Exposiciones Subte (Montevidéu). O projeto Tempus Fugit galeria em Casa, concebido e realizado durante o isolamento social por conta da pandemia do Covid 19, em 2021, premiado com Destaque em Ações de Inovação e Difusão no XV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Destacam-se a Menção Honrosa nos 1 e 4 Prêmios IEAVI de Incentivo às Artes Visuais e diversas indicações ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, por exposições, publicações, projetos coletivos e por sua trajetória artística. Dentre outras, participou da residência artística Sala_Taller III (2013), do Espacio de Arte Contemporáneo (Montevidéu). Sua obra compõe coleções particulares e o acervo de instituições como MARGS, MACRS, FVCB, MAM/RJ, MAMAM e Coleção Casa Niemeyer/DF. É criadora do Instituto Cultural Torus, uma organização cultural independente de caráter investigativo, reflexivo e propositivo focada em projetos inovadores em arte contemporânea. Foi membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais da SEDAC/RS, em 2020 e 2021. Foi gestora das ações na Galeria A Sala no Centro de Artes da UFPel. Atuou como curadora adjunta da 13. Bienal do Mercosul, junto a Marcello Dantas. Enquanto agente cultural, promove a difusão e valorização da Arte Contemporânea como instrumento para reflexão, questionamento e transformação na sociedade. Como pesquisadora atua nas áreas de Arte Contemporânea, Teoria e História da Arte, Arte Multimídia, Artes Visuais, Gestão Cultural e Línguas estrangeiras modernas - Francês.
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018)
Mestrado em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012)
Especialização em Pós-Graduação em Gestão de Projetos (Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2007)
Graduação em Bacharelado Em Interpretação Teatral (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003)
Áreas de atuação
Artes - Arte Contemporânea
Artes - Teoria e História da Arte
Artes - Arte Multimídia
Artes - Artes Visuais
Artes - Gestão Cultural
Artes - Línguas estrangeiras modernas - Francês
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Ensino | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/02/2027 | 1 | |
Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês | 01/08/2022 | 01/08/2026 | 2 | |
Arquivos e Acervos de Artes Visuais | 17/08/2021 | 07/06/2022 | 2 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
XI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais - SPMAV | 19/09/2022 | 31/12/2022 | 7 | |
Desenho de Figura Humana: intervenções, mostras e ações | 11/03/2019 | 18/12/2022 | 1 | |
A SALA - Ações de produção e difusão cultural COORDENADOR DO PROJETO | 01/11/2021 | 16/12/2022 | 4 | |
Arquivos Vivos / Archives VivantesCOORDENADOR DO PROJETO | 28/03/2022 | 24/06/2022 | 1 |