Nome do Projeto
Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 01/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês é uma ação da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) que visa promover o desenvolvimento de habilidades e competências em inglês voltadas a apresentações orais acadêmicas em língua inglesa que atendam às necessidades específicas de cada participante.
Objetivo Geral
Proporcionar a experiência da internacionalização em casa para a comunidade da UFPel (docentes, discentes e técnicos administrativos interessados) por meio da construção e da prática de apresentações acadêmicas orais em língua inglesa.
Justificativa
O projeto justifica-se em razão da Política Linguística da UFPel por contemplar, especialmente, o princípio II do Art. 1o ("aprimoramento das práticas de letramentos acadêmicos da comunidade"); o objetivo VI do Art. 2o ("propor e promover projetos direcionados aos letramentos acadêmicos e a educação linguística aos membros da comunidade universitária); e o objetivo XIV do Art. 3o ("valorização da educação linguística de servidores e discentes da UFPel"). Com relação ao Planejamento estratégico de Internacionalização da UFPel, atende o objetivo 1.1 ("difundir a cultura de internacionalização como meio de qualificar as ações acadêmicas na UFPel"); da estratégia 3 ("organizar debates, fóruns, seminários e palestras focadas na internacionalização da Universidade direcionado à comunidade acadêmica"); do objetivo 2.2 ("expandir e promover o estudo e uso das línguas estrangeiras na UFPel") e, por fim, da estratégia 2 (" Estratégia 2: Organizar atividades de fluxo contínuo para o treinamento de apresentações acadêmicas em idiomas estrangeiros na UFPel").
Metodologia
A Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês é um curso desenvolvido para apresentar a teoria e a prática de apresentações acadêmicas em língua inglesa por meio de metodologias ativas. Este curso ajudará os participantes (docentes, discentes e técnicos administrativos) a revisar apresentações orais de sua autoria ou a criar novas em língua inglesa a partir dos seus contextos de atuação. Os materiais incluem vídeos, leituras práticas e oportunidades de colaboração dentro do curso.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, por meio do projeto:
- Difundir a cultura de internacionalização em casa como meio de qualificar as ações acadêmicas na UFPel;
- Valorizar e aprimorar a educação linguística e as práticas de letramento acadêmicos da comunidade da UFPel;
- Melhorar a proficiência linguística em idioma estrangeiro dos participantes;
- Integrar a CRInter às diversas unidades acadêmicas e aos órgãos administrativos da UFPel;
- O programa será avaliado por meio de questionário a ser respondido pelos participantes, que refletirão sobre sua experiência e apresentarão sugestões para melhoria da oferta seguinte.
- Difundir a cultura de internacionalização em casa como meio de qualificar as ações acadêmicas na UFPel;
- Valorizar e aprimorar a educação linguística e as práticas de letramento acadêmicos da comunidade da UFPel;
- Melhorar a proficiência linguística em idioma estrangeiro dos participantes;
- Integrar a CRInter às diversas unidades acadêmicas e aos órgãos administrativos da UFPel;
- O programa será avaliado por meio de questionário a ser respondido pelos participantes, que refletirão sobre sua experiência e apresentarão sugestões para melhoria da oferta seguinte.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA SOSA PACHECO | |||
ANA BEATRIZ LIMA DE QUEIROZ | |||
DARLENE VILANOVA SABANY | |||
GABRIELA TRISCH DE QUADROS | |||
GIANCARLO CRISTIANO DE GOUVEIA | |||
HELENA VITALINA SELBACH | 6 | ||
JOÃO PEDRO ALMEIDA LOPES | |||
JULLYANA LIMA RIBEIRO | |||
LAURA BORSA CATTANI | 2 | ||
MARCIA MORALES KLEE | 6 | ||
RAMON PELLE | |||
Rodrigo Rohenkohl Silva |