Nome do Projeto
XI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais - SPMAV
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/09/2022 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O XI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (11º SPMAV), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI), do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na edição de 2022, propõe a reflexão e o debate acerca do contexto dos reencontros, territorialidades e utopias na pesquisa em arte. No contexto geopolítico – fronteira e território – em que nos encontramos (ao sul do hemisfério sul), emergem singularidades, sonhos, desejos e afetos que perfazem as dimensões do imaginário. Através de palestras, GTs, exposições e oficinas, o seminário busca ativar os reencontros com os espaços físicos na universidade, bem como fomentar trocas entre saberes de outros lugares. Aproximações e distanciamentos que situam nossos lugares de fala, de escuta, de sonho, de afeto e de afirmação do fazer/pensar a pesquisa em arte.
Objetivo Geral
O evento visa propiciar um ambiente para compartilhar resultados de pesquisa entre pesquisadores, com a comunidade acadêmica e com o público em geral e fomentar a participação de pesquisadores de Programas de Pós-Graduação e de estudantes graduação de diferentes instituições. Pretende-se, a partir deste evento, solidificar relações interinstitucionais, que contribuem para qualificar a pesquisa artística e reflexiva, com intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Realizar o evento em formato remoto e presencial, com intuito de fomentar o debate, a partilha das experiências e das práticas adotadas em torno da pesquisa em arte nos diferentes níveis de atuação, através de uma programação centrada nas demandas em âmbito nacional e internacional;
Ativar o intercâmbio entre as associações, instituições e grupos de arte-educadores e artistas nacionais e internacionais buscando a mobilização em torno de ações político-conceituais, envolvendo as Artes Visuais e outras áreas do conhecimento.
Realizar o evento em formato remoto e presencial, com intuito de fomentar o debate, a partilha das experiências e das práticas adotadas em torno da pesquisa em arte nos diferentes níveis de atuação, através de uma programação centrada nas demandas em âmbito nacional e internacional;
Ativar o intercâmbio entre as associações, instituições e grupos de arte-educadores e artistas nacionais e internacionais buscando a mobilização em torno de ações político-conceituais, envolvendo as Artes Visuais e outras áreas do conhecimento.
Justificativa
O XI SPMAV, Territórios do imaginário: dimensões e distensões utópicas é oriundo do processo de formação dos mestrandos que ingressam no PPG e que organizam o evento de pesquisa cientifica no campos das artes visuais e transversalidades a promover a partilha de processos de estudos no campo da arte e por meio da produção artística a partir do sul sul. A programação envolve palestras, comunicações de trabalhos, exposições, oficinas e publicação de anais. Pretende-se, a partir deste evento, solidificar relações interinstitucionais, que contribuem para qualificar a pesquisa artística e reflexiva, com intercâmbio de conhecimentos e experiências. A formação desta rede também deve potencializar o alcance dos resultados e a abrangência do evento e inclui a preocupação com a internacionalização, como forma de divulgação da pesquisa brasileira no exterior. A concentração de pesquisadores apresentando e discutindo suas pesquisas atuais nas áreas de poéticas, educação e teoria tem potencial de impacto pela criação de ambiente propício à atualização dos mesmos e das comunidades acadêmica e artística locais, além do adensamento das pesquisas que é proporcionado pelo debate com os pares e pesquisadores de áreas correlatas. A publicação de Anais amplia a abrangência para além da duração do evento em si, bem como as exposições e as atividades artísticas promovidas e registradas por meio das redes estendem seu impacto cultural. O seminário será dividido em três eixos temáticos: 1. Liminaridades: Os artistas como trabalhadores do dissenso e as possibilidades da trans/formação das políticas coletivas. 2. Afetos e presenças: a contemporaneidade como escolha imaginária. 3. Cosmopercepções: Pluralidades dos desejos. Eixo 1: Liminaridade como ocupar um entre/lugar, destituir-se de suas posições iniciais, não ser possível de se categorizar. Trabalhos que fujam de seus espaços originais que atravessam contamina, trocam com outros campos, existe num espaço entre o pensar e o dizer. O artista como trabalhador do dissenso, rompendo com a lógica colonial-capitalista e pensar tanto o artista nesse lugar de trabalhador, como o trabalho nesse outro lugar que não coopera com as lógicas de produção. As possibilidades de trans/formação, vivencias travestis, trans como atravessamento, como outro como o que foge da norma, e a formação como espaço de potência de educação de pedagogia e de enfrentamento, fissura da realidade instituída, e como possibilidades de transformar as políticas coletivas, coletividades e colaborações. Eixo 2: Afetos como configurações do sensível ou por metonímia, os próprios objetos de afeições e, não obstante, também aquilo que afeta; que causa tremores e abalos. Interessam escritos e pesquisas sobre experiências e percepções que (justapostos à dialética emergente que perpassa as maneiras de se fazer presente) contestam o estar no (e, dividir o) tempo presente – situadas no local entre o imaginário como possibilidade e o real como efetivamente visível. Eixo 3: Processos de (des)invisibilizações – reflexos do infra-ordinário que se manifestam em possíveis formas de se estar no mundo – que porventura alavancados pelas virtualidades, concedem aos corpos múltiplas hipóteses de presenças em um campo expandido. “Fazer-se sonho na ruína” – buscas por reconstruções do imaginário coletivo e do efetivamente visível – porquanto, tanto o educador quanto o artista, servem (amparam e afetam) ao seu próprio tempo; à sua própria contemporaneidade. Sonhos se afogam, desejos queimam: Às corporeidades em suas presenças e ancestralidades – decolonialidades e resistências. Interessam as concepções e desejos de variados grupos culturais – fora da lógica em que as estruturas sociais são representadas por uma visão ocidental e hegemônica. Direcionamentos do olhar antes às diferenças do que às similitudes – esquadrinhamentos da complexidade inerente aos procedimentos sociais e ao entendimento da cultura como organismo vivo e dinâmico – passível de abarcar os cosmogônicos saberes originários e interesses/desejos de culturas remanescentes em meio à globalização e estetização do mundo. Divagando por dentre os antropomorfismos estéticos que constituem uma ilusória noção de ordem no cotidiano – cabem aqui trabalhos e pesquisas que se configuram como elogios aos coeficientes apagados das arquiteturas do pensamento – censurados; desejos oprimidos por si ou pelo mundo à sua volta.
Metodologia
Organização do evento a partir do levantamento de temas da pesquisa em arte contemporânea. Convite a pesquisadores para integrarem o conjunto de atividades cientificas do Seminário. Sistematização de plataformas digitais de comunicação. A natureza aberta e híbrida permite operar com diferentes materiais e métodos para alcançar os objetivos propostos. Concorrem: identificação de demandas, discussão de propostas, redefinição de metas, pesquisa gráfica, divulgação, execução das ações e disseminação de resultados e produtos realizado.
Indicadores, Metas e Resultados
Formação continuada, formação global, intercâmbio de experiências para potencializar e compartilhar o conhecimento em torno do pensar, fazer,
ensinar arte, percebidos em suas dimensões pedagógicas, poéticas e processuais, relacionadas aos contextos culturais contemporâneos.
ensinar arte, percebidos em suas dimensões pedagógicas, poéticas e processuais, relacionadas aos contextos culturais contemporâneos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN CAETANO CÂNDIDO | |||
Ana Cristina Gouvêa Dumas | |||
Barbara Larruscahim da Costa | |||
Bruna Vieira Dorneles | |||
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | 144 | ||
Daniel Soares Marenco | |||
Danilson Oliveira de Vasconcelos | |||
EDIO RANIERE DA SILVA | 7 | ||
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES | 7 | ||
Edson Luiz André de Souza | |||
Eduardo Bruno Fernandes Freitas | |||
FABIO ORTIZ GOULART | |||
Felipe Dias Diaz Carvalho | |||
GABRIEL DA SILVA MUNARO | |||
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA | |||
Guilherme Mautone | |||
ISIS FÓFANO GAMA | |||
Isadora Ravena Teixeira da Silva | |||
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER | 20 | ||
LAURA BORSA CATTANI | 7 | ||
LETÍCIA BECK FONSECA | |||
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO | |||
Larissa Schip Ferreira de Deus | |||
Lívia Lempek Trindade Monteiro | |||
Mariana Coelho Penha Corrêa | |||
Mateus Brum de Armas | |||
Mauricio Bittencourt | |||
Munir Klamt Souza | |||
NADIA DA CRUZ SENNA | 7 | ||
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS | 7 | ||
RICARDO HENRIQUE AYRES ALVES | 34 | ||
RODRIGO MONTERO | |||
ROGGER DA SILVA BANDEIRA | |||
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS | |||
ROSANGELA FACHEL DE MEDEIROS | 20 | ||
Roseli Aparecida da Silva Nery | |||
STELA SOARES NOGUEIRA KUBIAKI | |||
Thiago de Godoy Nepomuceno |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
FAPERGS / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado Rio Grande do Sul | R$ 13.750,00 | Coordenador |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
339033 - Passagens de Despesas de Locomoção | R$ 6.150,00 |
339014 - Diária Pessoa Civil | R$ 1.600,00 |
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa Jurídica | R$ 6.000,00 |