Nome do Projeto
A SALA - Ações de produção e difusão cultural
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2021 - 16/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
O projeto consiste na concepção e realização de atividades artísticas e de difusão cultural, tanto em caráter presencial quanto virtual, vinculadas à Galeria de arte A SALA do Centro de Artes da UFPel. Estas propostas visam integrar uma capacitação dos discentes na produção de exposições artísticas, desde sua elaboração até sua execução e difusão, com os desafios de produzir arte e conectar com a comunidade em situação de exceção como a que nos encontramos. Assim, será dada especial ênfase às atividades online, tais como exposições virtuais e ações em redes sociais, visando valorizar esta produção cultural e conectar com demais agentes do campo da arte tais como artistas, produtores, curadores, críticos, educadores, etc. e promover sua integração com a comunidade de forma ampliada. Assim que as condições sanitárias permitirem, serão realizadas propostas presenciais e híbridas, respeitando-se os protocolos de segurança. Estas atividades extensionistas estarão vinculadas a projetos de ensino e pesquisa, promovendo debates, workshops, produção crítica e ações de integração, sempre partindo das exposições e proposições artísticas em torno da Galeria A SALA.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
A Galeria de Arte A SALA tem o papel, como órgão institucional, de promover a exposição da produção artística contemporânea no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, contribuindo para a formação de artistas contemporâneos e a formação dos acadêmicos junto aos campos de atuação profissional em espaços expositivos, bem como na promoção da produção artística junto à comunidade, aproximando o público em geral do campo das artes visuais.
Objetivos Específicos:
Proporcionar o pleno andamento das atividades da galeria, enfatizando estratégias que visem a aproximação do público em geral com o campo das artes visuais, notadamente no contexto da situação pandêmica atual.
Promover exposições e proposições artísticas que permitam investigar o papel do espaço expositivo de arte, seja ele físico ou virtual, na formação de artistas contemporâneos.
Capacitar a formação dos acadêmicos junto aos campos de atuação profissional em espaços expositivos, como concepção expográfica, organização, produção e montagem, bem como sua eventual adaptação aos meios virtuais.
Capacitar o grupo para realização de difusão cultural, envolvendo a produção gráfica de layouts, textos para divulgação, assessoria de imprensa e gerenciamento de redes sociais.
Estabelecer o contato dos acadêmicos com artistas e curadores, ampliando seus repertórios e suas redes de trabalho.
Investigar os usos da linguagem audiovisual tanto no campo do registro de uma exposição quanto o seu potencial poético de proporcionar uma imersão imagética e propositiva de uma exposição.
Propor produções audiovisuais a partir de exposições montadas no espaço da galeria e exposições online, por sites, redes sociais (notadamente Instagram) e canais de vídeo.
Estabelecer parcerias institucionais que possam contribuir para a realização de projetos, difusão da arte e produção de conhecimento.
Capacitar com o projeto uma interação com o público, abordagens sócio educativas, como mediações, seminários e conversas com artistas.
A Galeria de Arte A SALA tem o papel, como órgão institucional, de promover a exposição da produção artística contemporânea no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, contribuindo para a formação de artistas contemporâneos e a formação dos acadêmicos junto aos campos de atuação profissional em espaços expositivos, bem como na promoção da produção artística junto à comunidade, aproximando o público em geral do campo das artes visuais.
Objetivos Específicos:
Proporcionar o pleno andamento das atividades da galeria, enfatizando estratégias que visem a aproximação do público em geral com o campo das artes visuais, notadamente no contexto da situação pandêmica atual.
Promover exposições e proposições artísticas que permitam investigar o papel do espaço expositivo de arte, seja ele físico ou virtual, na formação de artistas contemporâneos.
Capacitar a formação dos acadêmicos junto aos campos de atuação profissional em espaços expositivos, como concepção expográfica, organização, produção e montagem, bem como sua eventual adaptação aos meios virtuais.
Capacitar o grupo para realização de difusão cultural, envolvendo a produção gráfica de layouts, textos para divulgação, assessoria de imprensa e gerenciamento de redes sociais.
Estabelecer o contato dos acadêmicos com artistas e curadores, ampliando seus repertórios e suas redes de trabalho.
Investigar os usos da linguagem audiovisual tanto no campo do registro de uma exposição quanto o seu potencial poético de proporcionar uma imersão imagética e propositiva de uma exposição.
Propor produções audiovisuais a partir de exposições montadas no espaço da galeria e exposições online, por sites, redes sociais (notadamente Instagram) e canais de vídeo.
Estabelecer parcerias institucionais que possam contribuir para a realização de projetos, difusão da arte e produção de conhecimento.
Capacitar com o projeto uma interação com o público, abordagens sócio educativas, como mediações, seminários e conversas com artistas.
Justificativa
Este projeto visa potencializar a vocação extensionista deste importante espaço expositivo na cidade de Pelotas. Ao propor atividades e estratégias que levem a produção artística contemporânea ao grande público, por meio de exposições de arte e ações educativas, busca-se proporcionar um repertório qualificado e ampliado de exposições com diferentes abordagens conceituais e linguagens da arte contemporânea.
O projeto, agora atualizado em contexto pandêmico, também busca investigar os outros meios de dar a ver a experiência com a obra de arte contemporânea, quais dispositivos digitais e estratégias visuais podem ser utilizadas no intuito de transpor a presença do espectador nas exposições. É fundamental a reflexão sobre os meios pelos quais a arte pode ser produzida, difundida e usufruída dentro do contexto atual de restrições sanitárias. Assim, as atividades propostas junto à galeria cumprirão esse papel indispensável, envolvendo discentes, artistas, agentes do campo da arte e comunidade acadêmica em um saudável debate sobre os caminhos possíveis, e a função da arte neste contexto.
Os acadêmicos participantes contribuem desde o planejamento à execução de eventos que a galeria organiza, em grande maioria exposições de arte, presenciais ou virtuais, assim desde o contato com os artistas e curadores fazendo o processo de montagem, planejamento expográfico até sua divulgação, contribuindo assim para sua qualificação profissinal e aprimoramento teórico-prático no campo da arte.
O projeto, agora atualizado em contexto pandêmico, também busca investigar os outros meios de dar a ver a experiência com a obra de arte contemporânea, quais dispositivos digitais e estratégias visuais podem ser utilizadas no intuito de transpor a presença do espectador nas exposições. É fundamental a reflexão sobre os meios pelos quais a arte pode ser produzida, difundida e usufruída dentro do contexto atual de restrições sanitárias. Assim, as atividades propostas junto à galeria cumprirão esse papel indispensável, envolvendo discentes, artistas, agentes do campo da arte e comunidade acadêmica em um saudável debate sobre os caminhos possíveis, e a função da arte neste contexto.
Os acadêmicos participantes contribuem desde o planejamento à execução de eventos que a galeria organiza, em grande maioria exposições de arte, presenciais ou virtuais, assim desde o contato com os artistas e curadores fazendo o processo de montagem, planejamento expográfico até sua divulgação, contribuindo assim para sua qualificação profissinal e aprimoramento teórico-prático no campo da arte.
Metodologia
O presente projeto objetiva ser desenvolvido com ações e investigações teórico-práticas ao longo de dois semestres, podendo ser estendido, se for pertinente. A metodologia a ser aplicada nesta pesquisa abarca três eixos, que são entendidos como integrados e/ou conexos para atingir seus objetivos:
Exposições, mostras e ações online
Exposições, mostras e ações presenciais e híbridas
Atividades de extensão vinculadas à galeria - tais como conversas com artistas, oficinas, visitas guiadas, mediações, debates.
O projeto está ancorado em uma articulação teórico-prática que permitirá trazer ricas experiências culturais para a comunidade, além de proporcionar aos discentes uma experiência concreta de realização de um projeto cultural em artes visuais, de modo participativo e cooperativo, sempre associando a teoria e a ação. Para tanto, este projeto de extensão trabalha com alguns objetivos quantificáveis, mensuráveis e determinados (detalhados a seguir), assim como elementos qualitativos (que atuam mais no âmbito das subjetividades).
Será feita a constituição e organização de equipes, com enfoque nas ações previstas: o projeto conta com bolsistas voluntários que, conjuntamente com a coordenadora, trabalharão para a organização e realização dos eventos previstos. Haverá uma etapa de orientação e acompanhamento dos discentes participantes, seguida de planejamento das ações virtuais e presenciais.
Partindo de uma proposta curatorial e/ou proposição artística, o projeto será gerenciado e realizado pelos discentes com o acompanhamento, em todas as etapas, da coordenadora do projeto e dos coordenadores adjuntos, bem como dos curadores e/ou artistas proponentes.
Toda a fase inicial é direcionada à estruturação (construção das equipes e determinação das funções), e organização do projeto (execução das obras, exposições, demais ações de extensão, catálogos, etc.), das redes de comunicação, do sistema de arquivamento dos dados, etc. O gerenciamento e a auto-organização será parte fundamental da pedagogia deste projeto. Os alunos receberão uma introdução ao uso de ferramentas ágeis de gerenciamento de projetos (scrum, trello, etc.). Cada discente terá diversas funções dentro da estrutura do projeto e terá contato com todos os ofícios que este contém. A coordenadora, além de fornecer a reflexão teórica necessária, irá acompanhar, coordenar e supervisionar as atividades, mas sempre estimulando a autonomia e os processos de auto-organização das equipes.
Abaixo, segue detalhamento das etapas ressaltando que, em todas elas, haverá uma parte expositiva teórica, apresentadas pelo proponente do projeto, que permitirá embasar as atividades dos alunos, bem como oferecer o feedback e suporte necessário às questões que forem surgindo no desenrolar das atividades:
1) Confirmação dos projetos propostos e conversa com curadores e/ou artistas proponentes, para definir detalhadamente o projeto artístico/ação de extensão;
2) Reuniões de pré-produção pedagógicas nas quais a coordenadora analisa, junto com os discentes, o projeto selecionado e criam os cronogramas de atividades;
3) Formação e qualificação das equipes de trabalho: grupos focados em produção, logística, montagem, design, etc. serão constituídos e capacitados. Os discentes poderão fazer parte de mais de um grupo, em diferentes etapas do projeto. As equipes terão acompanhamento constante da coordenação e contarão com o apoio, quando necessário de instituições culturais parceiras (universidades, secretarias de cultura, institutos culturais, etc. – a definir).
4) Realização e divulgação das mostras/ações, sejam elas presenciais, online ou híbridas;
5) Registro fotográfico e crítico das ações;
6) Relatórios: discentes deverão produzir relatórios de campo (diário de bordo) e um relatório final de suas atividades e aprendizados, que deverá ser compartilhado com o grupo.
7) Seminário para debater os acontecimentos e conhecimentos adquiridos. Apresentação dos relatórios e avaliação, com sugestões de melhorias para uma próxima edição.
Todas as atividades serão conexas ao projeto de pesquisa “A SALA: veículo de circulação e irradiação das artes visuais”, visando a análise e enriquecimento de suas ações e seu arcabouço teórico.
O material educativo referente às ações será desenvolvido em parceria com o projeto de ensino " Arquivos e Acervos de Artes Visuais".
Exposições, mostras e ações online
Exposições, mostras e ações presenciais e híbridas
Atividades de extensão vinculadas à galeria - tais como conversas com artistas, oficinas, visitas guiadas, mediações, debates.
O projeto está ancorado em uma articulação teórico-prática que permitirá trazer ricas experiências culturais para a comunidade, além de proporcionar aos discentes uma experiência concreta de realização de um projeto cultural em artes visuais, de modo participativo e cooperativo, sempre associando a teoria e a ação. Para tanto, este projeto de extensão trabalha com alguns objetivos quantificáveis, mensuráveis e determinados (detalhados a seguir), assim como elementos qualitativos (que atuam mais no âmbito das subjetividades).
Será feita a constituição e organização de equipes, com enfoque nas ações previstas: o projeto conta com bolsistas voluntários que, conjuntamente com a coordenadora, trabalharão para a organização e realização dos eventos previstos. Haverá uma etapa de orientação e acompanhamento dos discentes participantes, seguida de planejamento das ações virtuais e presenciais.
Partindo de uma proposta curatorial e/ou proposição artística, o projeto será gerenciado e realizado pelos discentes com o acompanhamento, em todas as etapas, da coordenadora do projeto e dos coordenadores adjuntos, bem como dos curadores e/ou artistas proponentes.
Toda a fase inicial é direcionada à estruturação (construção das equipes e determinação das funções), e organização do projeto (execução das obras, exposições, demais ações de extensão, catálogos, etc.), das redes de comunicação, do sistema de arquivamento dos dados, etc. O gerenciamento e a auto-organização será parte fundamental da pedagogia deste projeto. Os alunos receberão uma introdução ao uso de ferramentas ágeis de gerenciamento de projetos (scrum, trello, etc.). Cada discente terá diversas funções dentro da estrutura do projeto e terá contato com todos os ofícios que este contém. A coordenadora, além de fornecer a reflexão teórica necessária, irá acompanhar, coordenar e supervisionar as atividades, mas sempre estimulando a autonomia e os processos de auto-organização das equipes.
Abaixo, segue detalhamento das etapas ressaltando que, em todas elas, haverá uma parte expositiva teórica, apresentadas pelo proponente do projeto, que permitirá embasar as atividades dos alunos, bem como oferecer o feedback e suporte necessário às questões que forem surgindo no desenrolar das atividades:
1) Confirmação dos projetos propostos e conversa com curadores e/ou artistas proponentes, para definir detalhadamente o projeto artístico/ação de extensão;
2) Reuniões de pré-produção pedagógicas nas quais a coordenadora analisa, junto com os discentes, o projeto selecionado e criam os cronogramas de atividades;
3) Formação e qualificação das equipes de trabalho: grupos focados em produção, logística, montagem, design, etc. serão constituídos e capacitados. Os discentes poderão fazer parte de mais de um grupo, em diferentes etapas do projeto. As equipes terão acompanhamento constante da coordenação e contarão com o apoio, quando necessário de instituições culturais parceiras (universidades, secretarias de cultura, institutos culturais, etc. – a definir).
4) Realização e divulgação das mostras/ações, sejam elas presenciais, online ou híbridas;
5) Registro fotográfico e crítico das ações;
6) Relatórios: discentes deverão produzir relatórios de campo (diário de bordo) e um relatório final de suas atividades e aprendizados, que deverá ser compartilhado com o grupo.
7) Seminário para debater os acontecimentos e conhecimentos adquiridos. Apresentação dos relatórios e avaliação, com sugestões de melhorias para uma próxima edição.
Todas as atividades serão conexas ao projeto de pesquisa “A SALA: veículo de circulação e irradiação das artes visuais”, visando a análise e enriquecimento de suas ações e seu arcabouço teórico.
O material educativo referente às ações será desenvolvido em parceria com o projeto de ensino " Arquivos e Acervos de Artes Visuais".
Indicadores, Metas e Resultados
- Realização das ações previstas (mostras online, presenciais e híbridas, demais atividades conexas)
- Participação discente, com qualificação na execução de diferentes papéis do sistema das artes;
- Criação e manutenção de espaço expositivo virtual;
- Manutenção e visitação no espaço físico da Galeria A Sala;
- Participação da comunidade, por meio de visitas virtuais e presenciais, participação nas ações previstas;
- Alcance da divulgação das ações de extensão e difusão da produção artística contemporânea.
- Participação discente, com qualificação na execução de diferentes papéis do sistema das artes;
- Criação e manutenção de espaço expositivo virtual;
- Manutenção e visitação no espaço físico da Galeria A Sala;
- Participação da comunidade, por meio de visitas virtuais e presenciais, participação nas ações previstas;
- Alcance da divulgação das ações de extensão e difusão da produção artística contemporânea.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALLENDE DE CASTRO PERINI | |||
ANA MARIA FUENTES PEREIRA | |||
ANDRE GUSTAVO DE CAMPOS | |||
ARYANE BARBADO LIMA | |||
BARBARA CALIXTO DOS SANTOS | |||
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | 5 | ||
DARA DE MORAES BLOIS | |||
EDUARDO SOARES DEVENS | |||
FERNANDA OBERG DE MIRANDA | |||
GABRIELA DA COSTA GOMES | |||
GABRIELLI MOURIGE BARBOSA NAZARIO | |||
GABRIELLI MOURIGE BARBOSA NAZARIO | |||
GYANN FREITAS DOS SANTOS | |||
ISABELLA ROSINHA ISLABAO | |||
JESIEL ROCHA LOFHAGEN | |||
KARINE CAVALHEIRO DE LIMA | |||
KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA | |||
KELLY WENDT | 5 | ||
LAURA BORSA CATTANI | 4 | ||
LOUISE RITTA SOARES LINDEMANN | |||
MARTHA GOMES DE FREITAS | 2 | ||
Munir Klamt Souza | |||
NATHALIE DE JESUS CARVALHO | |||
NATHANA DA COSTA FREITAS | |||
PAOLA WICKBOLDT FREDES | |||
PEDRO AUGUSTO DOS SANTOS NAVARRO | |||
RAFAEL CASTRO ESTEVE GARCIA | |||
THAYS TONIN | 3 | ||
Yuki Ynagaki Escate Zárate |