Nome do Projeto
Arquivos e Acervos de Artes Visuais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
17/08/2021 - 28/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Projeto de Ensino "Arquivos e Acervos de Artes" propõe, junto com alunos/as, pesquisadores/as e professores/as colaboradores/as, dois caminhos para o ofício do historiador da arte e do profissional formado em Artes Visuais: primeiramente,
levantar um arsenal de debates críticos acerca da construção de acervos de artistas, ateliês e coleções da região sul do Brasil, com foco nos artistas residentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dando prioridade para estudos sobre um circuito que se encontra fora do eixo RJ-SP. Em segundo lugar, projetar e produzir acervos virtuais de artistas, catalogando obras e documentos, com o intuito de satisfazer uma defasagem que encontramos nos estudos de História da Arte do Brasil meridional.
Neste sentido, a pesquisa se faz tanto teórica quanto pratica, convidando os alunos a pensarem a importante da conservação e do registro de obras que se encontram fora de Museus e instituições, e também, de como funciona o processo de institucionalização do artista no sistema de arte.
Conjuntamente, serão convidados artistas, galeristas com acervos permanentes e familias de artistas que encontram dificuldade na manutenção e
conservação das obras a participar do projeto, construindo com os estudantes um acervo virtual de imagens e documentos para a história da arte brasileira.
O Projeto prevê encontros de estudos teóricos, entrevistas com artistas e coordenadores de espaços expositivos e acervos, e aulas de web design para a construção de arquivos virtuais e visitas a ateliês e galerias para levantamento de dados.
Considera-se que tais documentos artísticos são de grande importância para a continuidade dos estudos histórico-artísticos, e também, para a compreensão de um campo de diferentes ofícios como o do formado em Artes Visuais.
Trata-se, neste aspecto, de compreender o "arquivo" e o "acervo" como conceitos fundamentais para os atuais debates da História da Arte, considerando-os, não como uma estrutura material onde estão guardados todos os textos, enquanto testemunhos do passado e das instituições, mas como uma arquitetura imaterial única e intransferível, um sistema de enunciados composto de heranças e esquecimentos que permite atualizar diferenças. O arquivo é o índice de um pensamento em construção, sempre sujeito a armazenamentos e experimentações, inclui rascunhos, esboços, constelações, roteiros, mapas, maquetes, diários, coleções. Também inclui percepções e sensibilidades, lembranças e esquecimentos,
sejam individuais ou coletivas. Como método de pesquisa e ensino, pensar os Arquivos e Acervo pressupõe estudar as descontinuidades, cortes e rupturas discursivas da história da arte (corpos de imagens, de textos e falas) onde acontecem as des-continuidades, translações simbólicas, coexistências.
Neste sentido, trata-se de aprofundar o entendimento de arquivo enquanto arsenal ou dispositivo a partir do qual a produção artística, tanto é preservada pelas instituições, como é esquecida ou silenciada, a partir das questões que organizam o sistema de arte brasileiro.
Objetivo Geral
1. Revisão bibliográfica e grupo de estudo com os estudantes interessados em se aprofundar nos estudos histórico-artísticos sobre a questão do Arquivo como Dispositivo disparador de discursos, e também, das imagens como arsenal de saberes acerca da arte contemporânea.
2. Considerando os principais ACERVOS E ARQUIVOS DE ARTES VISUAIS, situados entre o último quartel do século XX e o século XXI no Sul do Brasil, é propósito desta pesquisa: identificar os locais onde a produção artística está abrigada; reconhecer os critérios pelos quais esta produção foi salvaguardada ou encontra-se em estado de desaparecimento; analisar como ocorre a preservação e disponibilização desta mesma produção, propondo projetos para os artistas e interessados no diálogo com a universidade e seus estudantes, propondo o ensino e a prática de trabalho em acervos de arte.
2. Considerando os principais ACERVOS E ARQUIVOS DE ARTES VISUAIS, situados entre o último quartel do século XX e o século XXI no Sul do Brasil, é propósito desta pesquisa: identificar os locais onde a produção artística está abrigada; reconhecer os critérios pelos quais esta produção foi salvaguardada ou encontra-se em estado de desaparecimento; analisar como ocorre a preservação e disponibilização desta mesma produção, propondo projetos para os artistas e interessados no diálogo com a universidade e seus estudantes, propondo o ensino e a prática de trabalho em acervos de arte.
Justificativa
São duas as questões que justificam este projeto: uma reconhece a importância de uma atualização nos dados disponíveis sobre o sistema de arte no sul do Brasil, e com isso aprofundar um entendimento de arquivo enquanto arsenal ou dispositivo a partir do qual a produção artística dispara discursos silenciados ou preservados pelas instituições, construindo informações acerca da presenças e ausências na história da arte frente às questões de gênero e etnia e mercado em geral. Com isso serão propostas publicações de artigos de pesquisa e catálogos que terão por intuito divulgar o arquivo de documentos levantado pelo Projeto. Neste sentido, a segunda questão que justifica esta pesquisa é a construção de arquivos/acervos virtuais que facilitem futuras pesquisas acerca dos artistas e dos acervos de arte fora do eixo RJ-SP.
Metodologia
Trata-se, primeiramente, de diálogos e estudos com os estudantes destinados à expansão do conhecimento e sua divulgação através de grupo de estudos, construção de site (arquivo virtual do material levantado), e apresentações em eventos científicos e publicações. A metodologia, portanto, envolve primeiramente uma pesquisa bibliográfica e levantamento documental, desenvolvendo-se através de consulta a catálogos, e fortuna crítica, entrevistas e visitas a sites e ateliês de artistas. Destaca-se a dimensão de mapeamento, seguida de análises reflexivas e críticas, o que implica num caráter descritivo (levantamento e identificação mais minuciosa dos acervos e arquivos artísticos), bem como um caráter exploratório e
explicativo, caracterizado por estudo de casos específicos e detalhamento a partir de um enfoque observacional das obras e proposições artísticas.
Neste sentido, quanto aos procedimentos específicos estão previstos: identificação dos principais acervos onde a produção artística está abrigada e dos arquivos que podem se desdobrar a partir deste universo; reconhecimento dos critérios pelos quais esta produção foi selecionada e das possibilidades de arquivo enquanto potencial imagético e de seu teor experimental; análise de como ocorre a preservação e disponibilização desta mesma produção, bem como dos repertórios, referências e interlocuções que compõem as principais produções; apresentação dos resultados em eventos da área e publicações especializadas; disponibilização dos estudos em site criado para o projeto; organização de publicação, onde estarão
contemplados os principais acervos e arquivos artísticos pesquisados.
explicativo, caracterizado por estudo de casos específicos e detalhamento a partir de um enfoque observacional das obras e proposições artísticas.
Neste sentido, quanto aos procedimentos específicos estão previstos: identificação dos principais acervos onde a produção artística está abrigada e dos arquivos que podem se desdobrar a partir deste universo; reconhecimento dos critérios pelos quais esta produção foi selecionada e das possibilidades de arquivo enquanto potencial imagético e de seu teor experimental; análise de como ocorre a preservação e disponibilização desta mesma produção, bem como dos repertórios, referências e interlocuções que compõem as principais produções; apresentação dos resultados em eventos da área e publicações especializadas; disponibilização dos estudos em site criado para o projeto; organização de publicação, onde estarão
contemplados os principais acervos e arquivos artísticos pesquisados.
Indicadores, Metas e Resultados
CRONOGRAMA DO PROJETO:
- Agosto:
Chamada para os estudantes e professores colaboradores;
Organização da documentação necessária para autorização de entrevistas, visitas a ateliês e acervos, autorização de uso de imagem, e
digitalização de documentos e obras.
- Setembro:
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Apresentação de projetos para os acervos entre RS, SC e PR.
- Outubro:
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Inicio dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para o site do
projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Novembro:
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Dezembro
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Janeiro
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos;
- Fevereiro
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Maio
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Produção de um Seminário Online com apresentação de trabalhos desenvolvidos no decorrer do projeto, para divulgação e produção cientifica.
- Junho:
Encontros semanais de debate teórico para finalização das pesquisas e publicação de artigos ou textos para o site.
Lançamento do site com o arquivo virtual levantado durante o projeto.
Entrega do relatório de pesquisa e possível renovação do projeto.
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Março
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores
- Agosto:
Chamada para os estudantes e professores colaboradores;
Organização da documentação necessária para autorização de entrevistas, visitas a ateliês e acervos, autorização de uso de imagem, e
digitalização de documentos e obras.
- Setembro:
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Apresentação de projetos para os acervos entre RS, SC e PR.
- Outubro:
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Inicio dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para o site do
projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Novembro:
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Dezembro
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Janeiro
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos;
- Fevereiro
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Maio
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Produção de um Seminário Online com apresentação de trabalhos desenvolvidos no decorrer do projeto, para divulgação e produção cientifica.
- Junho:
Encontros semanais de debate teórico para finalização das pesquisas e publicação de artigos ou textos para o site.
Lançamento do site com o arquivo virtual levantado durante o projeto.
Entrega do relatório de pesquisa e possível renovação do projeto.
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores.
- Março
Encontros semanais de debate teórico aberto ao público interessado, com a presença de artistas convidados;
Continuidade dos estudos monográficos acerca dos artistas escolhidos, organização de visitas para fotografias e digitalização de documentos para
o site do projeto;
Reunião quinzenal de orientação para os estudantes e colaboradores
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA JULIA DOS SANTOS VIANNA | |||
ANDRE DIAS RODRIGUES | |||
ARYANE BARBADO LIMA | |||
ARYANE BARBADO LIMA | |||
Amanda Medeiros Francisco | |||
Brenda Lima Marmentini | |||
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA | 4 | ||
Dyel Gedhay da Silva | |||
EDUARDO SOARES DEVENS | |||
EDUARDO TOLEDO SILVA | |||
Estela Camillo | |||
Gustavo Henrique Scheidt | |||
HELENA RODRIGUES SILVA | |||
JÉFERSON LUÍS DIAS DA SILVA | |||
KELLY WENDT | 4 | ||
LAURA BORSA CATTANI | 4 | ||
Laura Leite Ricardo | |||
Milena Corrêia Brasil | |||
RAFAEL BUZINARO STABILE | |||
THAYS TONIN | 17 | ||
Victoria Beatriz da Silva | |||
Victoria Beatriz da Silva |