Nome do Projeto
Arquivos Vivos / Archives Vivantes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/03/2022 - 24/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
Arquivos Vivos / Archives Vivantes é um simpósio internacional (França-Brasil) sobre os processos adequados à conservação museológica, ativação e difusão da memória das artes vivas (práticas performativas e efêmeras). PROGRAMAÇÃO: Dia 1 Mesa 1: RE-PERFORMANCE Com Dra. Daniela Labra e Dr. Lucio Agra Quais as questões que emergem da prática da re-performance na performance arte e nas demais artes performativas? Teria a re-performance um papel de preservação da performance arte? Dia 2 Mesa 2: DOCUMENTAÇÃO PERFORMATIVA Com Éric Mangion Entrevista com Éric Mangion abordando a análise da experiência de acessar um evento performativo por sua documentação. É possível preservar a vida de um evento performativo através de sua documentação? Dia 3 Mesa 3: ARTISTA E SUA OBRA Com Dra. Andressa Cantergiani e Revzan Kani Perspectiva do artista sobre a documentação e a preservação de seu trabalho em performance e nas artes vivas. Como artista do corpo, como se dá a documentação das obras e qual a importância dela para o seu trabalho?

Objetivo Geral

Discutir processos adequados de conservação museológica, ativação e difusão da memória das artes vivas no campo da arte contemporânea (tais como práticas performativas e efêmeras), tendo como cerne as formas de manutenção e potência de suas relações presenciais.

Justificativa

A presença de performances e demais obras efêmeras em acervos museológicos vem recebendo atenção crescente das mais importantes instituições da arte contemporânea mundial, com políticas de aquisições, comissionamentos e exposições voltadas a essas linguagens. A coleção, preservação e reflexão sobre tal gênero artístico é considerada estratégica por instituições internacionais, que contam com acervos em ampliação e pesquisadores específicos para a área, tais como Catherine Wood (Curadora Sênior de Arte da Performance na TATE Modern); Nat Trotman (Curador de Mídia e Performance no Guggenheim); Stuart Comer (Curador Chefe de Performance no MoMA). O simpósio internacional online Archives Vivantes reflete essa importante iniciativa, visando mapear e refletir sobre esses esforços de retenção e difusão da memória das artes vivas e performativas, propondo uma troca entre artistas, pesquisadores e demais trabalhadores no campo das artes performativas do Brasil e da França.

Metodologia

Simpósio dividido em 3 dias, cada dia com uma mesa composta por palestras, debates e entrevistas, com dois participantes e moderadora. As mesas serão realizadas de forma remota e transmitidas online. As comunicações contarão com legendas em português e as perguntas e respostas entre o público e debatedores terão tradução consecutiva.

Indicadores, Metas e Resultados

Divulgação através das redes sociais da Galeria A Sala, jornal da UFRGS e outros.
Realização das 3 mesas conforme previsto, com transmissão online.
Público de aproximadamente 120 pessoas (tanto na transmissão simultânea quanto acessos posteriores)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BARBARA CALIXTO DOS SANTOS
EDUARDO SOARES DEVENS
FERNANDA OBERG DE MIRANDA
GABRIELLI MOURIGE BARBOSA NAZARIO
JESIEL ROCHA LOFHAGEN
KATIANE LETICIA FERREIRA DA SILVA
LAURA BORSA CATTANI1
Munir Klamt Souza
Yuki Ynagaki Escate Zarate

Página gerada em 25/04/2024 16:35:14 (consulta levou 0.143500s)