Nome do Projeto
Dispositivos HumanizaSUS na gestão do trabalho em saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/03/2019 - 28/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Saúde
Linha de Extensão
Gestão do trabalho
Resumo
O projeto Dispositivos HumanizaSUS na gestão do trabalho em saúde propõe oferecer apoio aos profissionais do serviço de atenção domiciliar na gestão do trabalho em saúde, contando com a participação docente e discente. A Política Nacional de Humanização (PNH) da Atenção e Gestão em Saúde no SUS (HumanizaSUS) oportuniza dispositivos para a melhoria da gestão do cuidado ao propor inovações nas práticas gerenciais e de produção em saúde. Os dispositivos são Projeto Terapêutico Singular (PTS) elaborados pelas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar, acolhimento e vínculo com usuários, reuniões de discussão dos casos, atuação em equipe multiprofissional, elaborar de protocolos gerenciais e assistenciais, avaliação do serviço e definição de indicadores de monitoramento das ações, perspectiva da clínica ampliada no cuidado centrado no usuário e sua família, desenvolvimento de ferramentas para otimizar os registros do serviço pela equipe, entre outros.

Objetivo Geral

Oferecer apoio aos profissionais do serviço de atenção domiciliar na gestão do trabalho em saúde.

Justificativa

A Política Nacional de Humanização (PNH) da Atenção e Gestão em Saúde no SUS (HumanizaSUS) oportuniza dispositivos para a melhoria da gestão do cuidado ao propor inovações nas práticas gerenciais e de produção em saúde. Isso significa ir além de seus componentes técnicos, tecnológicos e organizacionais, envolvendo, essencialmente, as suas dimensões político-filosóficas, as quais lhe imprimem um sentido ético, solidário e humanizado. Os dispositivos são Projeto Terapêutico Singular elaborados pelas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar, acolhimento e vínculo com usuários, reuniões de discussão dos casos, atuação em equipe multiprofissional, elaborar de protocolos gerenciais e assistenciais, avaliação do serviço e definição de indicadores de monitoramento das ações, perspectiva da clínica ampliada no cuidado centrado no usuário e sua família, desenvolvimento de ferramentas para otimizar os registros do serviço pela equipe, entre outros.

Metodologia

Conduzir análises e intervenções com/nos espaços de trabalho, com vistas a traçar um caminho de inclusão dos diferentes agentes corresponsáveis pelos processos de trabalho-gestão. Entende-se por princípios metodológicos da PNH: a transversalidade, como aumento do grau de abertura comunicacional intra e intergrupos; a inseparabilidade entre atenção e gestão e o protagonismo dos coletivos. As atividades serão desenvolvidas com base nas demandas de gestão de trabalho do serviço, contando com a colaboração docente e discente, trabalhadores da saúde do serviço de atenção domiciliar e, quando necessário, dos usuários atendidos pelos serviço.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Número de ações desenvolvidas pela equipe do projeto por ano; Número de dispositivos HumanizaSUS apoiados pela equipe do projeto por ano.
Metas: Desenvolver 10 ações relacionadas a gestão do trabalho por ano; Apoiar cinco dispositivos HumanizaSUS pela equipe do projeto por ano.
Resultados esperados: apoiar o desenvolvimento de protocolos gerenciais e assistenciais, colaborar no desenvolvimento de PTS, colaborar com a compilação de informações para o monitoramento de demandas do serviço, promover ações que estimulem a revisitação aos fundamentos da PNH e seus dispositivos para os profissionais do serviço de atenção domiciliar, desenvolver instrumentos que otimizem os registros das informações do serviço pelas equipes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIZE RUTZ PORTO4
ALINE KÖHLER GEPPERT
BARBARA PEREIRA TERRES
CARLA MACIEL MARCHAND
CRYSHNA LETICIA KIRCHESCH
HELENA RIBEIRO HAMMES
LARISSA DA SILVA TAVARES
LEONARDO SIEFERT DA ROCHA
LUANI BURKERT LOPES
Mara Rejane Vahl
NEYLA CRISTINA CARVALLÓ VIANA
PEDRO MÁRLON MARTTER MOURA
PIERRE FERNANDO TIMM
RENATA VIEIRA AVILA
RENATO LINS RODRIGUES

Página gerada em 22/11/2019 15:50:16 (consulta levou 0.088843s)